O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Estruturas E Instalações
  4. Noruega
  5. AWP / Atelier Oslo
  6. 2010
  7. Pavilhão Laterna / AWP/ Atelier Oslo

Pavilhão Laterna / AWP/ Atelier Oslo

Pavilhão Laterna / AWP/ Atelier Oslo
Pavilhão Laterna / AWP/ Atelier Oslo, © Jonas Adolfsen
© Jonas Adolfsen

© Jonas Adolfsen © Jonas Adolfsen © Jonas Adolfsen © Jonas Adolfsen + 22

  • Arquitetos

    AWP/ Atelier Oslo
  • Localização

    Langgata 22, 4306 Sandnes, Norway
  • Área

    140.0 m2
  • Ano do projeto

    2010
  • Fotografias

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando Sandnes e Stavanger foram escolhidas as Capitais Culturais da Europa de 2008, o Concurso Norwegian Wood foi lançado para promover arquitetura inovadora em madeira contribuindo para fazer a região uma vitrine internacional para isso. Sandnes pediu um projeto de uma nova praça e um objeto escultural em madeira no distrito de Langgata, destinada a revitalizar a área e criar um lugar onde muitas atividades culturais pudessem acontecer: um local de encontro, mercados, concertos informais de música e outros acontecimentos.

© Jonas Adolfsen
© Jonas Adolfsen

Um local destinado a abrigar, convidar e encorajar mais eventos sociais e dar suporte às novas práticas. Como o local é visto de longe, e a partir da linha de trem que separa essas duas diferentes áreas da cidade, foi essencial criar um objeto que pudesse ser experimentado à distância e que revelasse a praça. De âmbito local, mas olhando para o futuro, a ambição dos projetistas era criar um manifesto para a concepção do espaço público: não só a decoração, mas uma estratégia urbana;

A proposta se valeu da forma iconográfica de uma antiga casa de madeira, mas aqui, suspensa. Através da redefinição de suas construções tradicionais e fazendo com que brilhasse no escuro, um novo ponto de referência para a cidade foi criado, um símbolo da cidade antiga adaptado a escala das dimensões da nova cidade, se valendo de motivos da antiga arquitetura em madeira da Noruega para projetar um objeto contemporâneo.

© Jonas Adolfsen
© Jonas Adolfsen

Essa Lanterna pública tinha o objetivo de conferir um espaço onde pudessem ser aproveitadas as mudanças de luz e de tempo, se e quando nada mais estivesse acontecendo. E se tem sempre algo acontecendo, graças à Lanterna, mais vai acontecer: criatividade chama mais criatividade.

Fachada 02
Fachada 02

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Pavilhão Laterna / AWP/ Atelier Oslo" [Lantern Pavilion / AWP / Atelier Oslo] 04 Jul 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/125142/pavilhao-laterna-slash-awp-slash-atelier-oslo> ISSN 0719-8906