O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Brasil
  5. Macedo, Gomes & Sobreira
  6. 2013
  7. Casa da Copaíba / Macedo, Gomes & Sobreira

Casa da Copaíba / Macedo, Gomes & Sobreira

Casa da Copaíba / Macedo, Gomes & Sobreira
© Joana França
© Joana França

© Joana França © Joana França © Joana França © Joana França + 28

© Joana França
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. A principai referência para o projeto desta casa, construída em Brasília, é a paisagem: no terreno, uma frondosa Copaíba e uma pequena área de cerrado (vegetação nativa do centro-oeste do Brasil) e a leste a vista da serra.

© Joana França
© Joana França

O acesso principal da casa e sua implantação no lote são definidos pelo pátio criado em torno da Copaíba. No pavimento térreo a casa é definida por um bloco em “L”, no qual a cozinha, a sala e os quartos se conectam com o cerrado através de uma varanda que se estende ao longo de todos os espaços, criando uma transição entre o espaço interno e o externo e ao mesmo tempo protegendo os espaços do sol e da chuva. O clima de Brasília permite (e demanda) que os espaços sejam abertos e que sejam adotadas soluções passivas, dispensando a necessidade de ar-condicionado. Os banheiros estão situados na porção oeste do bloco térreo, protegendo os quartos da insolação do poente. A área de serviço, o quarto de hóspedes e a garagem e espaço multiuso estão localizados na porção norte do bloco em forma de “L”, definindo o pátio.

© Joana França
© Joana França

O bloco prismático no pavimento superior, quando sobreposto ao bloco em “L, define no térreo um deck, como extensão da varanda, e permite o pé-direito duplo da sala de estar. O guarda-corpo foi concebido também como uma estante para a biblioteca, de forma que os livros ficam visualmente presentes no cotidiano da família.

© Joana França
© Joana França

Os espaços internos têm como acabamento predominante a madeira: piso, forro e esquadrias são feitos de madeira nativa (ipê, cumaru, cedrinho e jequitibá), criando uma ambiência aconchegante e integrada à natureza circundante. O mosaico de azulejos da garagem e espaço multiuso foi concebido com a participação das crianças da família, em homenagem a Athos Bulcão e à cultura popular pernambucana.

Planta Térreo
Planta Térreo

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Macedo, Gomes & Sobreira
Escritório
Cita: "Casa da Copaíba / Macedo, Gomes & Sobreira" [Copaiba Residence / Macedo, Gomes & Sobreira] 03 Jul 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/124661/casa-da-copaiba-slash-macedo-gomes-and-sobreira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.