O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Museu
  4. Espanha
  5. Fuster Arquitectos
  6. 2010
  7. Arquivo Histórico Municipal de Elche / Julio Sagasta + Fuster Arquitectos

Arquivo Histórico Municipal de Elche / Julio Sagasta + Fuster Arquitectos

Arquivo Histórico Municipal de Elche / Julio Sagasta + Fuster Arquitectos
© Diego Opazo
© Diego Opazo
  • Arquitetos

  • Localização

    CV-8615, 03206 Elche, Alicante, Espanha
  • Diretores de Equipe

    Julio Sagasta Sansano + Francisco Fuster Selva
  • Clientes

    Ajuntament d’Elx + Conselleria de Cultura Generalitat Valenciana
  • Área

    2377 m²
  • Ano Projeto

    2010
  • Fotografias

© Diego Opazo © Diego Opazo © Diego Opazo © Diego Opazo + 46

Arquivo Histórico Municipal de Elche / Julio Sagasta + Fuster Arquitectos, © Diego Opazo
© Diego Opazo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício se encontra dentro dum complexo de edifícios, composto pelo Arquivo Histórico Municipal de la Cidade de Elche por uma parte, e o também pelo Centro Social e Cultural de Carrús. Na parte do Arquivo estaria concentrada a primeira fase do complexo.

Projetado em conjunto com o arquiteto local Julio Sagasta Sansano, o novo Arquivo Histórico Municipal de la Cidade foi uma aventura em que o escritório responsável repetiu colaboração com o arquiteto e o entendimento foi total.

© Diego Opazo
© Diego Opazo

O conjunto tem uma implantação bastante correta dentro da cidade. Se ergue no limite do a borda do Rio Vinalopó, junto à Ponte Bimil.lenari. Situado numa zona elevada, com vistas ao sul e à leste, a implantação permite um diálogo visual com o skyline da cidade e o Paleiral de Elche, reconhecido patrimônio da humanidade pela Unesco.

O projeto está desenhado sobre um terreno de forma triangular, com declive em direção ao sudeste devido a topografia natural do terreno.

© Diego Opazo
© Diego Opazo

O resultado final forma três volumes principais, elevados sobre uma base que resollve o desnível pela topografia do terreno, de uma extremidade à outra da mesma; gerando diferentes níveis de acesso e entre os fundos e a parte frontal.

Esta base cria uma praça que relaciona os volumes originando um diálogo arquitetônico interessante com o espaço urbano e o Palmeiral de Elche. Isso faz com que se gerem visuais que destacam monumentos da cidade, como a Basílica de Santa María, com sua cúpula e campanário, o Molino Real e o Palácio de Altamira.

© Diego Opazo
© Diego Opazo

O arquivo é composto um volume prismático simples, colocado num extremo da parcela, o qual se destacam as janelas rasgadas da fachada lateral, colocadas por necessidades funcionais, de uso e iluminação.

Ao destacar a fachada da extremidade da ponta, é gerada uma certa tensão de volumes arquitetônicos.

Seus materiais apostam na qualidade e na simplicidade, utilizando o concreto aparente, alvenaria rebocada, aço e vidro.

Planta e Fachada
Planta e Fachada

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Arquivo Histórico Municipal de Elche / Julio Sagasta + Fuster Arquitectos" [ Arxiu Històric Municipal D’Elx / Julio Sagasta + Fuster Arquitectos] 30 Jun 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/123917/arquivo-historico-municipal-de-elche-slash-julio-sagasta-plus-fuster-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.