O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Chile
  5. Arias Arquitectos
  6. 2010
  7. Casa Munita Gonzalez / Arias Arquitectos + Surtierra Arquitectura

Casa Munita Gonzalez / Arias Arquitectos + Surtierra Arquitectura

  • 17:00 - 27 Junho, 2013
  • Traduzido por Isabela Costa
Casa Munita Gonzalez / Arias Arquitectos + Surtierra Arquitectura
Casa Munita Gonzalez / Arias Arquitectos + Surtierra Arquitectura, © Luis García
© Luis García

© Luis García © Luis García © Luis García © Luis García + 37

© Luis García
© Luis García

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa Munita Gonzalez localiza-se em uma área de expansão urbana a 20 minutos do centro de Santiago, em Batuco, Lampa. O projeto é de uma habitação unifamiliar de cerca de 275 m² situada em um terreno plano de 5000 m².

© Luis García
© Luis García

A família é composta por 6 pessoas, para as quais foi desenvolvido um programa a partir dos espaços comuns, onde a cozinha-sala de jantar é o espaço principal, juntamente com o estar no pavimento térreo e com o estar para crianças no primeiro pavimento com pé-direito duplo. Além disso, inclui um quarto principal com banheiro privado no primeiro andar, e ainda 3 dormitórios simples com banheiro compartilhado no primeiro pavimento e um quarto de serviço.

© Pablo Alvear
© Pablo Alvear

Um dos elementos centrais da casa é o tapial confeccionado com argilas de diferentes cores que divide a cozinha da sala de estar, onde é inserido o fogareiro de combustão lenta que funciona como principal fonte de calor durante o inverno. Todas as porta e janelas são de madeira de carvalho reciclado com vidros tipo termo-painel, e os pisos são igualmente confeccionados com madeiras recicladas. Tanto para o sistema construtivo quando para os acabamentos são utilizados materiais recicláveis.

© Luis García
© Luis García

O projeto visa impactar minimamente o meio ambiente e o usar ao máximo a energia passiva. Por isso é construído através de um sistema construtivo baseado no Terra-painel para garantir a eficiência térmica da casa, este sistema é constituído por painéis de malha de aço soldadas pregadas e então aterradas sobre uma estrutura principal composta por vigas e pilares de aço. Para o sistema de esgoto é utilizado o Sistema Tohá ou Lombrifiltro em que a água é reutilizada para irrigação.

Corte
Corte

O projeto arquitetônico da casa é determinado em termos de privacidade, conforto térmico, e proteção necessária para o revestimento da terra crua diante da ação do clima. Então, como a erosão pelo vento e pela água pluvial são as principais ameaças para a terra crua, são projetados beirais nas coberturas das fachadas norte e é feito um corte inclinado no volume na fachada leste. Fechando-se ao sul, onde se localiza o acesso a casa e abrem-se mais vistas em direção ao quintal de orientação norte. A cobertura é interrompida para iluminar os corredores alcançando uma habitabilidade com abundante luz natural no interior.

© Luis García
© Luis García

Esta propriedade apresenta-se bastante contemporanea em design e espacialidade, sendo um exemplo concreto da viabilidade da terra como material de construção contemporaneo.

© Luis García
© Luis García

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Arias Arquitectos
Escritório
Surtierra Arquitectura
Escritório
Cita: "Casa Munita Gonzalez / Arias Arquitectos + Surtierra Arquitectura" [Casa Munita Gonzalez / Arias Arquitectos + Surtierra Arquitectura] 27 Jun 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Costa, Isabela) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/123149/casa-munita-gonzalez-slash-arias-arquitectos-plus-surtierra-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.