Protótipo Habitacional / Collective Studio

Protótipo Habitacional / Collective Studio - Imagem 2 de 22Protótipo Habitacional / Collective Studio - Imagem 3 de 22Protótipo Habitacional / Collective Studio - Imagem 4 de 22Protótipo Habitacional / Collective Studio - Imagem 5 de 22Protótipo Habitacional / Collective Studio - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: Collective Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  40
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Arquitetos Responsáveis: Eva Lloyd + Giacomo Butte
  • Construção: Local skilled workers + house owners + international HFH volunteers
  • Cliente E órgão De Financiamento: Habitat for Humanity Cambodia
  • Engenharia: Habitat for Humanity Cambodia
  • Desenvolvimento Do Projeto: January – October 2011
  • Orçamento: Por casa $2500US (incluindo mão de obra)
  • País: Cambodja
Mais informaçõesMenos informações
Protótipo Habitacional / Collective Studio - Imagem 19 de 22
Diagrama, 'casa com grande telhado'

Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório responsável foi designado pelo Habitat for Humanity Cambodia (HFHC) para conceber seis alternativas para seu modelo de habitação de interesse social. HFHC proporciona habitações acessíveis para famílias vulneráveis a longo prazo, com pouco interesse em empréstimos. Atualmente, empregam dois modelos principais, uma casa de alvenaria e outra de madeira de reflorestamento. O objetivo principal deste projeto é a melhoria desses modelos e gerar uma gama de opções, destinados à diferentes necessidades, que podem ser apresentadas aos futuros moradores.

Protótipo Habitacional / Collective Studio - Imagem 3 de 22
Loft, morador se instala

Todas as casas tentam resolver questões básicas de eficiência de custos, a sensibilidade climática, e adequação cultural. Devem ser adequados para uma variedade de locais semi-urbanas de genéricos em todo o Camboja.

Protótipo Habitacional / Collective Studio - Imagem 8 de 22
Loft com telhado ventilado, utilizando zinco e palha

O escritório responsável tentou desenvolver modelos que abordaram as necessidades de usuários variados e ofereceu diferentes soluções volumétricas e materiais. Três casas foram construídas atualmente e mais três serão concluídas até agosto de 2013. Modelos internos desenvolvidos foram:

Protótipo Habitacional / Collective Studio - Imagem 2 de 22
Aberturas do Loft para os fundos

  1. A casa modificada, fazendo modificações básicas ao modelo padrão de alvenaria para melhorar as respostas climáticas.
  2. A casa com grande telhado, minimizando espaços internos e maximizando áreas cobertas externas para espaços de uso múltiplo que sejam frescos e protegido das interpéries.
  3. A casa jardim, maximizando luz e ventilação natural se distanciando dos limites.
  4. A casa pátio, separando amenidades das principais áreas de estar e criando um pátio interno seguro e privado.
  5. A casa enchente, totalmente elevada para áreas propensas à inundações.
  6. A casa elevada, referenciando a um estilo de casa mais vernacular, com palafitas. Possui uma área protegida em baixo das áreas de estar elevadas.

Protótipo Habitacional / Collective Studio - Imagem 7 de 22
Aberturas do Loft

Após uma série de entrevista com os proprietários das casas e visitas ao local, maquetes na escala 1:20 foram apresentados aos proprietários para comentários. Construção então iniciou-se com o envolvimento de trabalhadores locais, os proprietários das casas e os voluntários do Habitat for Humanity. Revisões pós ocupação estão atualmente sendo realizadas, e um "livro de opções" para projetos de casas será desenvolvido e utilizado como ferramenta de apresentação para as famílias. HFHC continua a explorar novos modelos de habitação, recentemente apoiando um concurso de habitações de baixo custo administrado pelo Building Trust International. Os projetos vencedores serão construídos ainda este ano.

Protótipo Habitacional / Collective Studio - Imagem 4 de 22
Sala principal olhando para entrada

Agora vamos nos concentrar no modelo mais popular, casa com grande telhado . Este esquema foi uma resposta ao uso predominante de espaços ao ar livre sombreados em oposição a áreas internas fechadas. O objetivo era maximizar o espaço externo coberto para oferecer a bastante necessária proteção contra o sol e a chuva e permitir atividades variadas: a venda de bens, cozinhar, lavar, socializar, dormir.

Protótipo Habitacional / Collective Studio - Imagem 20 de 22
Planta Baixa, 'casa com grande telhado'

Uma área menor e fechada foi fornecida para realização de atividades privadas e segurança. Para alcançar isso, os investimentos foram concentrados no telhado, criando o máximo de área e de proteção contra o calor, utilizando palha trançada para isolamento. Um núcleo menor, leve e com uma estrutura de madeira, fibra de cimento e laje de concreto permitiu economias nas paredes e fundações. Disposições básicas de ventilação cruzada, isolamento e avanços no beiral foram utilizados para lidar com o clima tropical. Try Chan e suas três filhas se mudaram para a casa em dezembro de 2011

Protótipo Habitacional / Collective Studio - Imagem 21 de 22
Corte, 'casa com grande telhado'

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Phnom Penh, Camboja

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Protótipo Habitacional / Collective Studio" [Prototype Housing I / Collective Studio] 20 Jun 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-121811/prototipo-para-habitacoes-i-slash-collective-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.