O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Comunitário
  4. Espanha
  5. Fuster Arquitectos
  6. 2011
  7. Centro Sócio-Cultural em Carrús / Julio Sagasta + Fuster Arquitectos

Centro Sócio-Cultural em Carrús / Julio Sagasta + Fuster Arquitectos

  • 15:00 - 29 Junho, 2013
  • Traduzido por Isabela Costa
Centro Sócio-Cultural em Carrús / Julio Sagasta + Fuster Arquitectos
© Bruno Almela
© Bruno Almela
  • Arquitetos

  • Localização

    03206 Carrus, Alicante, Espanha
  • Arquitetos Responsáveis

    Julio Sagasta Sansano + Francisco Fuster Selva
  • Cliente

    Ajuntament d’Elx + Conselleria de Cultura Generalitat Valenciana
  • Área

    1801.0 m²
  • Ano do projeto

    2011
  • Fotografias

© Bruno Almela © Bruno Almela © Bruno Almela © Bruno Almela + 26

© Bruno Almela
© Bruno Almela

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Cultural Carrús está localizado dentro de um agrupamento de prédios. Este grupo consiste em dois edifícios: o Centro Sócio-Cultural e o Arquivo Municipal de Elche. O Centro Cultural Carrús é a segunda fase do complexo pela ordem construtiva. O conjunto tem implementação privilegiada dentro da cidade de Elche. O edifício fica na margem do rio Vinalopo, próximo a ponte Bimil.lenari.

© Bruno Almela
© Bruno Almela

Situado em uma encosta voltada a sul e leste, o edifício dialoga com o skyline da cidade e com Elche's Palm Grove,  Patrimônio Histórico Mundial segundo a UNESCO. O projeto está em um terreno triangular, com inclinação a sudeste, devido a topografia natural. O conjunto é composto por três corpos principais colocados em um mesmo patamar, amenizando a inclinação do terreno. O plinto gera diferentes níveis e diferencia os diferentes acessos entre parte interior e anterior do edifício.

© Bruno Almela
© Bruno Almela

O plinto cria uma praça que intersecciona os volumes. Neste ambiente é iniciado um interessante diálogo entre os espaços urbanos e a paisagem da Palm. Por isso estabelece vários pontos visuais que fazem notar os marcos na paisagem da cidade tais como a Basílica de Santa Maria (com seu domo e sua torre do sino), El Molino Real, e o Palácio de Altamira.

© Bruno Almela
© Bruno Almela

Materiais de construção como o concreto, argamassa, aço e vidro são utilizados com compromisso qualitativo e de simplicidade. O objetivo do projeto é a conexão entre o espaço urbano e o conjunto de volumes. Tal conjunto é ligado pela rampa até a praça elevada (ponto de vista para a cidade) e o complexo de edifícios. O projeto tem todos os detalhes desenvolvidos para criar um espaço público através do diálogo entre os volumes e o mobiliário do local.

© Bruno Almela
© Bruno Almela

A imagem significativa do edifício é o volume do auditório. O volume é caracterizado pelas linhas retas no pavimento térreo e pelo teto curvo que se funde com o céu. O auditório é acessível a partir da praça pública (ponto de vista em direção a cidade), que está localizada na parte superior, além de ter uma saída em seu limite inferior, no nível da rua. O projeto da arquibancada resolve o conjunto de níveis.

Centro Sócio-Cultural em Carrús / Julio Sagasta + Fuster Arquitectos, © Bruno Almela
© Bruno Almela

A imagem do auditório pela manhã é apresentada como uma forma branca, camuflada a paisagem urbana do entorno. A imagem do auditório durante a noite mostra-se completamente diferente devido a iluminação do vidro translúcido. O auditório se torna o farol do conjunto.

Morning auditorium image is displayed as a white shape, camouflaged with the surrounding urban landscape.Evening auditorium image shows completely different because of theilluminated translucent glass. The auditorium becomes the set’s lighthouse.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Fuster Arquitectos
Escritório
Julio Sagasta
Escritório
Cita: "Centro Sócio-Cultural em Carrús / Julio Sagasta + Fuster Arquitectos" [Cultural and Social Center in Carrús / Julio Sagasta + Fuster Arquitectos] 29 Jun 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Costa, Isabela) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/121457/centro-socio-cultural-em-carrus-slash-julio-sagasta-plus-fuster-arquitectos> ISSN 0719-8906