O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. Arnau Tiñena Architecture
  6. 2013
  7. Casa para Pau & Rocio / Arnau Tiñena Architecture

Casa para Pau & Rocio / Arnau Tiñena Architecture

Casa para Pau & Rocio / Arnau Tiñena Architecture
Casa para Pau & Rocio / Arnau Tiñena Architecture, Courtesy of Arnau Tiñena
Courtesy of Arnau Tiñena

Courtesy of Arnau Tiñena Courtesy of Arnau Tiñena Courtesy of Arnau Tiñena Courtesy of Arnau Tiñena + 18

  • Arquitetos

  • Localização

    Botarell, Espanha
  • Arquiteto Responsável

    Arnau Tiñena
  • Arquiteto Técnico

    Josep Anguera
  • Construção

    Construcciones Manuel Velarde MVC
  • Área

    148 m²
  • Ano do projeto

    2013

Descrição enviada pela equipe de projeto. A estrutura social das famílias espanholas mudou em poucos anos. Pau e Rocío são um jovem casal que acabam de fazer 30 e decidiram construir sua própria casa.

Detalhe
Detalhe

Pode parecer surpreendente dado a situação econômica delicada que a Espanha está, mas esse novo perfil de empreendedores é bastante diferente do modelo baseado nas hipotecas que estouraram o mercado imobiliário.

Courtesy of Arnau Tiñena
Courtesy of Arnau Tiñena

Esta é uma pequena casa projetada especificadamente para eles, cuidadosamente dimensionada e contida, sem excessos. O permanente aspecto de incompleto do trabalho é devido à falta de recursos, o edifício será completado ao longo do tempo. A indeterminação econômica e social requer um projeto aberto, receptivo às mudanças. Os arquitetos proporam aqui uma estrutura crescente organizada por faixas programáticas utilizando o mínimo de recursos econômicos e energéticos.

Seu trabalho nos campos explica sua forte ligação com a terra e a paisagem agrícola da região de Baix Camp, e por essa razão eles querem viver especificamente neste território. Desde o início, o casal tomou parte ativa no processo.

Courtesy of Arnau Tiñena
Courtesy of Arnau Tiñena

É uma casa enraizada no território, mas ao mesmo tempo flexível e transformável, pronta para crescer e absorver as mudanças familiares ao longo dos anos.

A cidade de Botarell tem uma relação bem próxima da natureza. Localizada aos pés das montanhas dos Prades a morfologia urbana do vilarejo apresenta limites difusos com as áreas rurais, tradicionalmente dedicada ao cultivo de uvas, amêndoas, nozes e azeitonas. Uma paisagem seca e quente, com uma luz intensa, que cria uma atmosfera similar às pinturas letárgicas do artista De Chirico.

Courtesy of Arnau Tiñena
Courtesy of Arnau Tiñena

A casa é construída num terreno com vizinhos nos dois lados. Situada nos limites entre uma extensão moderna do vilarejo e as áreas agrícolas, é visualmente vista como a continuidade da paisagem agrícola do entorno. A estratégia de organização provém da reativação da estrutura geométrica latente da lavoura, concebida como sistemas eficientes de bandas paralelas. O projeto é um dispositivo nascido de uma antiga ordem da paisagem, que tradicionalmente organizou o território.

A paisagem como ferramenta de projeto.

A disposição do programa em bandas funcionais transformáveis busca a solução mais econômica, lógica e eficiente. A casa é organizada em camadas de privacidade, introvertida em ambos os lados e na fachada voltada para a rua, e aberta completamente ao sul para garantir qualidade de luz natural, estabelecer uma relação íntima do interior-exterior, minimizar as reduções de temperatura e proteger dos fortes ventos do norte.

Courtesy of Arnau Tiñena
Courtesy of Arnau Tiñena

A utilização de materiais locais, como o concreto, tijolos cerâmicos e madeira, e técnicas locais de construção estão entre os fatores que buscam minimizar os custos de transporte.

O uso das energias naturais pretende minimizar o consumo de recursos naturais do edifício. Soluções de baixa tecnologia tais como boa orientação, a utilização de água da chuva para regar o jardim ou os fluxos de ventilação são prioridades no processo de projeto.

Courtesy of Arnau Tiñena
Courtesy of Arnau Tiñena

Esta casa é projetada para esta paisagem específica, assim como para cultura e pessoas específicas.. Possui uma forte relação com a terra e a paisagem, mas ao mesmo tempo, busca se tornar um sistema aberto e elástico, uma estrutura simples, flexível, escalável e reprogramável que deve crescer junto com as necessidades de seus habitantes, a fim de lidar com as turbulências econômicas e sociais nos próximos anos.

Corte
Corte

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Arnau Tiñena Architecture
Escritório
Cita: "Casa para Pau & Rocio / Arnau Tiñena Architecture" [House for Pau & Rocio / Arnau Tiñena Architecture] 22 Jun 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/121437/casa-para-pau-and-rocio-slash-arnau-tinena-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.