O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios Institucionais
  4. Alemanha
  5. Eike Becker Architekten
  6. 2007
  7. wYe / Eike Becker Architekten

wYe / Eike Becker Architekten

wYe / Eike Becker Architekten
wYe / Eike Becker Architekten, Cortesia de Eike Becker Architekten
Cortesia de Eike Becker Architekten

Cortesia de Eike Becker Architekten Cortesia de Eike Becker Architekten Cortesia de Eike Becker Architekten Cortesia de Eike Becker Architekten + 21

  • Especialista de Planejamento

    Arup GmbH (estrutural), HHP Hosser, Hass + Partner Ingenieurgesellschaft für Bauwesen und Brandschutz GmbH (proteção de incêndio), Intecplan Integrierte technische Planung GmbH (serviços de construção), Schlotfeldt Licht GmbH (iluminação), Transsolar Energietechnik GmbH (energia)
  • Cliente

    Stadtwerke Neuss GmbH
  • Orçamento

    5.000 €
  • Mais informações Menos informações
Cortesia de Eike Becker Architekten
Cortesia de Eike Becker Architekten

Descrição enviada pela equipe de projeto. Dado esta propriedade plana, onde falta o que é normalmente chamado de "contexto histórico", existe apenas uma opção arquitetônica genuína. Essa é implantar um edifício altamente ambicioso no local, uma arquitetura que seja funcional e também estéticamente agradável. Essa era a abordagem concebida para o edifício administrativo construído para Stadtwerke Neuss, a empresa municipal de utilidades. O edifício está localizado numa área comercial densamente construída - quase congestionada - que ocupa ambos os lados do Anel Konrad-Adenauer, ao sul do centro de Neuss. Possui uma orientação noroeste - sudoeste e está inserida entre outros edifícios que mais parecem caixas retangulares, estruturas sem forma.

Cortesia de Eike Becker Architekten
Cortesia de Eike Becker Architekten

A forma incomum do edifício faz com que se destaque entre esses outros edifícios: um grande Y, não simétrico e que em grande parte renuncia linhas retas. Os lados côncavos do edifício - com duas curvas suaves e uma outra fachada com uma curva em uma ponta mais acentuada - formam um contraste vivo com as três pontas, que possuem paredes que parecem ser  divididas e deslocadas, e até paredes inclinadas pra cima. Revestida nas laterais com painéis de alumínio, o edifício de quatro pavimentos é acessado no lado sudeste por uma grande área de entrada com um cobertura projetado da fachada. Um café e um bistrô estão atrás do foyer. O mais impressionante, no entanto, são as duas escadarias que levam do térreo ao segundo andar, e deste para o terceiro.

Cortesia de Eike Becker Architekten
Cortesia de Eike Becker Architekten

O que faz desta disposição algo especial não é tanto o formato em "V" e sim, a maneira que o contraste formal atua entre o preto e branco de um lado, e o positivo e negativo do outro. Enquanto opta por um layout simples, na qual a sequência de escritórios formam um corredor nos lados direito e esquerdo, o edifício edministrativo representa uma sofisticada adaptação à essa convenção. O sistema de corredor que se ramifica tal qual uma árvore, possui a aparência de ruas que se encontram de três direções diferentes numa praça. Nos sagãos centrais existem pequenas "kitchenettes" abertas e mesas de bar.

Cortesia de Eike Becker Architekten
Cortesia de Eike Becker Architekten

Existem escritórios simples, duplos e até triplos, todos baseados no grid de 1,35 metros. As salas possuem paredes com vidro do piso ao teto. Ar fresco é fornecido através de aberturas de alumínio revestido com um pó de cor antracite.

Planta Baixa
Planta Baixa

Após um exame mais detalhado, o edifício revela-se uma continuação das idéias e conceitos desenvolvidos cinco anos antes para a sede da Rheinkalk GmbH em Wülfrath.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "wYe / Eike Becker Architekten" [wYe / Eike Becker Architekten] 19 Jun 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/121035/wye-slash-eike-becker-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.