O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios Institucionais
  4. Espanha
  5. Andrés López
  6. 2010
  7. Instituto de Medicina Legal de Granada / Andrés López , Jesús Bozzo y Rosa Palacios

Instituto de Medicina Legal de Granada / Andrés López , Jesús Bozzo y Rosa Palacios

Instituto de Medicina Legal de Granada / Andrés López , Jesús Bozzo y Rosa Palacios
© Jesús Granada
© Jesús Granada

© Jesús Granada © Jesús Granada © Jesús Granada © Jesús Granada + 22

  • Colaboradores

    Marcos Plazuelo López
  • Cliente

    Junta de Andalucía, Consejería de Justicia y Administración Pública
  • Estrutura

    Francisco Duarte Jiménez
  • Instalações

    Tomás Ruiz de Terry. Insur JG S.L.
  • Gerentes de Projeto

    Andrés López Fernández, Jesús Bozzo Fernández de Tirso, Rosa Palacios Garrido
  • Diretor de Projeto

    Rufino Manuel Quesada Molina
  • Empresa Construtora

    Constructora Hispánica S.A.
  • Custos

    2.488.176 Euros
© Jesús Granada
© Jesús Granada

Descrição enviada pela equipe de projeto. A relação entre a medicina legal e arquitetura nunca foi, em geral, muito natural, como conseqüência da cultura ocidental que evita assuntos que envolvam morte ou sofrimento. Arquitetura, infelizmente, não tem fórmulas mágicas para evitar isso, e nosso desafio é o de contribuir, pelo menos, para aliviá-lo. Brilhante e delicada, a arquitetura mais próxima dos cidadãos ajuda os funcionários no desempenho de seu trabalho essencial, e ao mesmo tempo, dá aos usuários o apoio técnico de que necessitam para que a sua estadia neste tipo de centros sejam mais suportáveis.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

Antes de começarmos este projeto, em nossas mentes, tínhamos imagens de florestas nórdicas, associadas a projetos de Aalto, Lewerentz e Asplund. Locais para deixar a vista voar, em reflexão e esperança. Os primeiros esboços do projeto tentaram encontrar um pouco disso, buscando o afastamento do Alhambra e o pôr do sol brilhante sobre a Sierra Nevada. Ao se deparar com uma trama de dimensões reduzidas em que precisávamos acomodar um amplo programa, optamos por um edifício compacto, leve e transparente. Através de uma rede de concreto, parte da atmosfera lendária de Granada irá adentrar o prédio e seu brilho interior vai resgatar a imagem enigmática associada ao caráter desses programas.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

O novo Instituto de Medicina Legal está situado em uma área em processo de transformação, visível a partir do desvio e conexões para o litoral.

A ausência de referências urbanas e destino do edifício, de programa complexo e introvertido, justificam a proposta de um bloco claro, aparentemente opaco para o exterior, com a fachada aberta apenas através de uma grande varanda que concentra todas as entradas do edifício.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

O edifício é definido como um grande arco protegido para o exterior por meio de nervuras verticais de concreto que dá ao edifício o seu aspecto cego e hermético, a partir do exterior, ao mesmo tempo, brilhante e transparente, a partir do interior.

O caráter fechado e maciço do edifício durante o dia, vai oferecer aos usuários um ambiente aberto e iluminado durante a noite.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

O edifício localiza-se a 1,30m sobre o talude exterior, para permitir que as dependências do porão tenham luz natural e ventilação.

A iluminacao  natural interior é ainda maior no coração do edifício, graças ao vazio que se abre para o céu através de uma cobertura transparente.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

Filtros de luz na estrutura de sobrecarga reconstroem uma cidade fictícia, um centro perfeito, com níveis de ruído recomendados pelo Instituto SETI, cuja missão evoca a origem, natureza e existência de vida no universo.

Corte Transversal
Corte Transversal

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Instituto de Medicina Legal de Granada / Andrés López , Jesús Bozzo y Rosa Palacios" [Instituto de Medicina Legal de Granada / Andrés López + Jesús Bozzo + Rosa Palacios] 15 Jun 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/120249/instituto-de-medicina-legal-de-granada-slash-andres-lopez-jesus-bozzo-y-rosa-palacios> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.