Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Templo
  4. Gabão
  5. FATmaison
  6. 2013
  7. Capela Revival Sunset / FATmaison

Capela Revival Sunset / FATmaison

Capela Revival Sunset / FATmaison
Cortesia de FATmaison
Cortesia de FATmaison
  • Arquitetos

  • Localização

    Libreville, Gabão
  • Arquiteto Responsável

    FATmaison
  • Realização

    SEA MONTAGGI
  • Área

    156.0 m²
  • Ano do projeto

    2013

Cortesia de FATmaison Cortesia de FATmaison Cortesia de FATmaison Cortesia de FATmaison + 31

Cortesia de FATmaison
Cortesia de FATmaison

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto trata-se de uma igreja localizada em uma floresta no centro da capital do Gabão, Libreville. Em um local extremamente controverso na África central, a principal necessidade é encontrar um símbolo de referência que unifique as áreas moral e civil. A capela é um local de encontro para os ricos e pobres, onde é possível sentir-se em uma comunidade. O edifício é uma mistura de tradição local e design contemporâneo e os materiais utilizados são a chave para compreender a complexidade da mensagem. Aço corten, vidro, mármore de Carrara, mármore preto, aço inoxidável, alumínio, madeira de pinho, todos desempenhando seus papéis. O edifício é pensado para o bem-estar humano, onde a mistura certa entre isolamento térmico e a ventilação estudada permitem uma construção confortável e sem resíduos, tudo evidenciado pela iluminação de LEDs. A Capela excede o limite da religiosidade para tornar-se um lugar para todos.

Capela Revival Sunset / FATmaison, Cortesia de FATmaison
Cortesia de FATmaison

DO PROJETO À CONSTRUÇÃO

O processo de projeto começou quando o ex-ministro do Gabão contratou o escritório Fatmaison para realizar o projeto de uma capela para receber os restos mortais de sua esposa. A capela deveria ser construída com materiais e mão de obra italiana. Uma vez que o projeto foi definido, decidiu-se montá-lo (ele é inteiramente construído em sistema seco) primeiramente na Itália, no armazém do fabricante. A capela, então, foi desmontada e enviada através de navios até o local, sendo lá reconstruída.

Cortesia de FATmaison
Cortesia de FATmaison

LUGAR

A capela situa-se no centro de Libreville, sendo a terra de propriedade do ex-ministro do Gabão, perto de sua residência. O local é caracterizada por uma floresta densa que cobre a construção em três lados, criando uma interessante moldura.

Cortesia de FATmaison
Cortesia de FATmaison

ARQUITETURA EM LIBREVILLE

O contexto cultural e territorial de Libreville é altamente controversa. Na cidade, juntamente com as extensivas florestas e aglomerações de edifícios precários, é possível encontrar edifícios de alto valor arquitetônico. Estes são, majoritariamente, instalações de hotéis, edifícios institucionais e religiosos ou grandes comércios. A capela, desta forma, torna-se parte de um cenário arquitetônico rico e variado.

Cortesia de FATmaison
Cortesia de FATmaison

CLIENTE

É um costume africano não desenterrar os mortos ou mover suas sepulturas. A tumba original foi localizada não muito longe da casa do ministro, por trás da floresta. A capela foi então construída em torno da mesma, para atender à solicitação do cliente.

Uma vez concluída a construção, o túmulo foi coberto de mármore preto, assim como o piso.

Cortesia de FATmaison
Cortesia de FATmaison

CONCEPÇÃO

"Como se trata de uma capela privada, durante o tempo de projeto tentamos expressar a relação direta que liga a morte, e depois a sepultura, a Deus no altar, através da arquitetura . Esta escolha é evidente na utilização de materiais e no estudo do espaço, proporções e visuais. O edifício é de fato lotado de soluções de valor simbólico, destinadas a enfatizar esses conceitos."

Cortesia de FATmaison
Cortesia de FATmaison

CONCEITO

A capela é uma metáfora da vida após a morte. As superfícies do túmulo e altar em mármore preto e branco de Carrara, a forma do altar, o aço corten usado tanto para o mausoléu como para a cabeceira, a cruz da qual a luz entra ao pôr do sol, a água que é descarregada próximo ao túmulo, quando chove, a entrada estreita, a relação visual, são todos elementos com forte valor simbólico e que referem-se aos temas cristãos da vida após a morte.

Cortesia de FATmaison
Cortesia de FATmaison

CONSTRUÇÃO NA ITÁLIA

A necessidade de enviar todo o material necessário para a construção da capela, sem cometer erros, para que não houvesse problemas mais tarde, levou à decisão de construir a capela primeiramente na Itália. Desta forma, foi possível resolver os problemas relacionados com a construção e o projeto diretamente.

Cortesia de FATmaison
Cortesia de FATmaison

TRANSPORTE

O navio de contêiners levou 40 dias para chegar ao destino. A capela desmontada atravessou o Oceano Atlântico para chegar ao terreno, onde, após todo o trabalho, foi remontado em menos de um mês.

TERRENO EM LIBREVILLE: CONSTRUÇÃO EM 26 DIAS

Foi necessário menos de um mês para construir a capela. Isto devido à pré-construção na Itália, o planejamento do lote, a colaboração com os trabalhadores locais (que prepararam o terreno e construíram a laje de fundação), além da montagem completamente seca.

Cortesia de FATmaison
Cortesia de FATmaison

INAUGURAÇÃO

Na inauguração da capela foi organizada uma missa e uma festa com buffet. Foram convidados todas as principais autoridades de Libreville e Gabão e montadas tendas para 700 pessoas, sendo que a festa durou um dia inteiro.

Planta Baixa
Planta Baixa

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
FATmaison
Escritório
Cita: "Capela Revival Sunset / FATmaison" [Revival Sunset Chapel / FATmaison] 13 Jun 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/119872/capela-revival-sunset-slash-fatmaison> ISSN 0719-8906