O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. Ekain Jiménez Valencia
  6. 2010
  7. Câmara Municipal de Valle de Allín / Ekain Jiménez Valencia + Patxi Lapetra Iriarte

Câmara Municipal de Valle de Allín / Ekain Jiménez Valencia + Patxi Lapetra Iriarte

Câmara Municipal de Valle de Allín / Ekain Jiménez Valencia + Patxi Lapetra Iriarte
© Berta Buzunariz
© Berta Buzunariz

© Berta Buzunariz © Berta Buzunariz © Berta Buzunariz © Berta Buzunariz + 23

  • Construtor

    Fco. Javier Vivar Tomé
  • Cliente

    Ayuntamiento del Valle de Allín
  • Empreiteira

    Excavaciones Fermín Osés, SL
  • Orçamento

    282.119€
© Berta Buzunariz
© Berta Buzunariz

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se origina de um volume compacto e definido que reúne todo o programa em dois níveis de 150 metros quadrados cada. O objetivo principal é o de organizar o programa otimizando sua funcionalidade, sem concessões de design que dificultam a clareza de usos. O piso térreo abrange os usos mais comuns do programa (administração e área de serviço público, escritórios, sala de multiuso e banheiros). No primeiro andar está o plenário e arquivo, bem como os banheiros.

Câmara Municipal de Valle de Allín / Ekain Jiménez Valencia + Patxi Lapetra Iriarte, © Berta Buzunariz
© Berta Buzunariz

Os elementos que definem o espaço interior estão exclusivamente limitados a atender os requisitos de funcionalidade e conforto, evitando quaisquer ações idiossincráticas infelizes, com base na "lei do menor esforço".

Da mesma forma, o exterior se destina a ser um reflexo do fato de, colocar o valor da representatividade do edifício, evitando atividades para além do estritamente necessário: o recipiente é pensado como uma pequena caixa de concreto, cuja textura estriada dá ao edifício certo caráter doméstico. O número de aberturas foi reduzido a um mínimo, o que conduz a oposição de parede / de abertura em cada uma das fachadas.

© Berta Buzunariz
© Berta Buzunariz

Assim, o que é um volume simples e abstrato à primeira vista, torna-se um objeto habitado por meio da combinação de aberturas e o tratamento estriado.

Na fachada principal, esta condição de "abertura representativa" adquire certa entidade: o acesso público é combinado com a varanda que representa o poder local em uma única abertura, concentrando-se assim, a ideia de "poder público" deste tipo de edifício. Além disso, a simetria aparente da varanda e o acesso são sutilmente deslocados, evitando uma centralidade que levaria a leituras excessivamente redundantes.

© Berta Buzunariz
© Berta Buzunariz

É, portanto, uma câmara municipal que surge a partir de um volume forte e definido, mas cuja composição reduz gradualmente a rigidez sem chegar a uma domesticidade excessiva, cujo tamanho pequeno ajuda a sua leitura, e onde o deslocamento de simetria dá ao edifício certa ambiguidade que nos retira da ideia de poder único.

© Berta Buzunariz
© Berta Buzunariz

A presença do centro de saúde também afeta o desenho da proposta, em termos de sua localização no terreno. A orientação do centro de saúde é respeitada acima de tudo, para que a câmara municipal passe a fazer parte do todo. O acesso à Câmara Municipal é marcado pelos alinhamentos do centro de saúde, para que haja uma abordagem frontal ao edifício do lado de fora. Ambas as construções formam um novo local com características claramente civis, independentemente do tamanho do projeto. E esse novo lugar, este terreno, não serve apenas como base para estes edifícios, mas também como uma nova pequena área pública para os cidadãos.

Planta
Planta

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Câmara Municipal de Valle de Allín / Ekain Jiménez Valencia + Patxi Lapetra Iriarte" [Casa Consistorial del Valle de Allín / Ekain Jiménez Valencia + Patxi Lapetra Iriarte] 11 Jun 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Márquez, Leonardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/119569/camara-municipal-de-valle-de-allin-slash-ekain-jimenez-valencia-plus-patxi-lapetra-iriarte> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.