O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Auditório
  4. Espanha
  5. Rafael Moneo
  6. 1999
  7. Clássicos da Arquitetura: L'Auditori / Rafael Moneo

Clássicos da Arquitetura: L'Auditori / Rafael Moneo

Clássicos da Arquitetura: L'Auditori / Rafael Moneo
Clássicos da Arquitetura: L'Auditori / Rafael Moneo

Clássicos da Arquitetura: L'Auditori / Rafael Moneo Clássicos da Arquitetura: L'Auditori / Rafael Moneo © Flickr User: Francesc_2000 Clássicos da Arquitetura: L'Auditori / Rafael Moneo + 11

O concreto aparente marca a estrutura e enquadra os painéis de aço cortén. Com uma dimensão horizontal maior, os painéis levam a uma leitura horizontal do edifício, mesmo com a marcação vertical dos pilares.

Clássicos da Arquitetura: L'Auditori / Rafael Moneo

Moduladas entre os pilares, as aberturas surgem na parte superior do bloco, próximas da cobertura, em concreto aparente. Os módulos, ora seguem a largura dos painéis, ora comprimento, ora preenchem todo o espaço entre pilares, ora se somam aos painéis, mas em nenhum momento quebram a malha vertical criado pela estrutura. 

© Flickr User: Francesc_2000
© Flickr User: Francesc_2000

Na entrada, a fachada é quebrada por uma abertura de pé-direito duplo que recebe uma marquise de concreto. Pilotis também de concreto armado aparente sustentam essa cobertura. Os mesmos pilotis estão presentes também no interior do edifício, juntos à escada.

Configurado como uma abertura nesse volume fechado, o átrio torna-se o espaço central do edifício separando os dois auditórios menores do auditório principal. Um vazio que ao fornecer luz natural para o nível de entrada, funciona como um respiro e espaço de articulação com os espaços de apresentações.

Além de quebrar a geometria rígida do edifício, o átrio traz uma nova materialidade. Painéis translúcidos que parecem seguir a mesma modulação dos painéis de cortén, mas que são justapostos por linhas que compõem um grafismo assimétrico.

No interior, o concreto aparente combina-se com um revestimento em madeira clara. O piso acompanha a materialidade do revestimento lateral, enquanto o teto recebe uma pintura branca. Nos auditórios, a madeira é a materialidade escolhida, estando presente no piso, paredes e forros.

.

.

.

.

.

.

.

  • Arquitetos

  • Localização

    Barcelona, Catalunha, Espanha
  • Referências

    archinform
  • Ano do projeto

    1999

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Rafael Moneo
Escritório
Cita: Fracalossi, Igor. "Clássicos da Arquitetura: L'Auditori / Rafael Moneo" [AD Classics: L'Auditori amb els Grans D'Europa / Rafael Moneo] 05 Jun 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/119099/classicos-da-arquitetura-lauditori-slash-rafael-moneo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.