Residência em Monasterios / Ramon Esteve

Residência em Monasterios / Ramon Esteve

© Mayte Piera© Mayte Piera© Mayte Piera© Mayte Piera+ 19

Jaén, Espanha
  • Arquitetos: Ramon Esteve
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2008
  • Fotógrafo Fotógrafo:  Mayte Piera
  • Arquitetos Colaboradores:María Daroz, Olga Badía, Daniella Adame, Catherine Genet
  • Colaboradores:Silvia M. Martínez, Juan A. Ferrero.
  • Arquiteto Técnico:Emilio Pérez
  • Construtora:DOC Diseño y Objetivos para la Construcción
  • Mestre De Obras:Javier Segrera
  • Cidade:Jaén
  • País:Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Mayte Piera
© Mayte Piera

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência localiza-se em uma área residencial elevada, a partir da qual domina-se a encosta que desce até o mar. Esta vista marca a direção que seguirão os muros que, de maneira abstrata, definem o projeto. A casa estrutura-se como uma compactação de volumes de diferentes alturas, com formas estabelecidas por estas paredes principais.

© Mayte Piera
© Mayte Piera

O espaço articulador desta sucessão de volumes obtém-se através de uma abertura, mediante pátios, no espaço central da habitação. Sucedem-se uma série de pátios abertos, cobertos em seu perímetro como átrios, pelos quais se avança para o acesso ao interior e onde são obtidas diversas percepções da casa.

© Mayte Piera
© Mayte Piera

As vistas desde qualquer ponto interseccionam-se e nunca são interrompidos ao longo da sequência permeável, onde ao final, limitado entre as membranas de vidro, encontra-se o vestíbulo. Assim, produz-se um caminho de abordagem que expõe o lado mais íntimo da casa para, uma vez em seu interior, seja possível descobrir-se as longas vistas sobre a encosta para o mar.

© Mayte Piera
© Mayte Piera

Entre as grandes paredes que delimitam o espaço, fecham-se amplos panos de vidro protegidos com persianas, graduando o nível de fechamento de cada peça.

© Mayte Piera
© Mayte Piera

O programa da casa orienta-se muito claramente segundo a direção marcada pelas paredes, e os volumes dependem da hierarquia espacial dos espaços. Dois volumes emergentes de madeira, materializadas pelas chaminés, marcam o contraponto à horizontalidade que define toda o projeto.

Implantação
Implantação

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência em Monasterios / Ramon Esteve" [Vivienda en Monasterios / Ramon Esteve] 03 Jun 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-117604/residencia-em-monasterios-slash-ramon-esteve> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.