O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. Toni Gironès
  6. 2012
  7. Casa de Praia em Ses Oliveres / Toni Girones

Casa de Praia em Ses Oliveres / Toni Girones

Casa de Praia em Ses Oliveres / Toni Girones
© Aitor Estévez
© Aitor Estévez

© Aitor Estévez © Aitor Estévez © Aitor Estévez © Aitor Estévez + 28

  • Colaboradora

    Maria Canel
  • Arquiteto Técnico

    Carles Quirch
  • Engenharia Estrutural

    Estudi Xv S.C.P
  • Serviços

    Oriol Vidal Ingenieria S.L.P
  • Promotor

    Gómez Rahola Carlos, Segura López Gemma
  • Engenheiro Civil

    Serinyana Gispert Valentin
  • Custo

    424.753,00 euros
© Aitor Estévez
© Aitor Estévez

Descrição enviada pela equipe de projeto. A ação secular da população de Cadaqués de interpretar o espaço natural e de organizar os terraços de pedra em um processo seco para o plantio de oliveiras e uvas é uma característica morfológica de "Cap de Creus". Com o passar do tempo e os meios escassos, eles pensaram em uma técnica e traçaram regras básicas do sistema para otimizar os recursos naturais.

© Aitor Estévez
© Aitor Estévez

Em um olival localizado no limite da praia "Ses Oliveres" e a uma certa distância da parte antiga da vila, é onde a residência foi projetada. Os terraços de pedra são paralelos a um antigo riacho que canaliza o vento seco "tramontana" e sua inclinação se vira para o oeste para receber o frescor do "garbí". Os muros têm entre 40 e 70 centímetros de altura que, com separações entre 4 e 5 metros, para ajudar a ultrapassar a queda inicial da topografia, mantêm a linha de inclinação mínima. Cerca de quinze oliveiras, dez pinheiros, cinco ciprestes e duas mimosas formam a massa vegetal que atravessa a trama do lado leste para o oeste e logo se pode ver o mar.

© Aitor Estévez
© Aitor Estévez

A casa não usa toda a altura, pois busca o horizonte entre o chão e as folhas de oliveira. Novos planos horizontais do fluxo de velho córrego passam pelo piso térreo, que, dentro da rocha escavada e entre as azeitonas pré-existentes, cria uma boa inércia térmica e ventilação cruzada de acordo com os ventos dominantes. A estrutura da parede do rolamento tangencia a estrutura original da construção agrícola. Os terraços removidos para construir a nova topografia foram adaptados à outras necessidades, tendo raízes do ato de viver novamente no lugar.

Planta
Planta

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa de Praia em Ses Oliveres / Toni Girones" [Beach House in Ses Oliveres / Toni Girones] 30 Mai 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/117070/casa-de-praia-em-ses-oliveres-slash-toni-girones> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.