Biblioteca U. Talca / Valle Cornejo Arquitectos

Biblioteca U. Talca / Valle Cornejo Arquitectos

© Andrés Valle Florsheim© Andrés Valle Florsheim© Pablo Riquelme Adams© Pablo Riquelme Adams+ 38

  • Projeto Sustentável:Maria Luisa del Campo
  • Engenheiro:NUDO Ingenieros (Carlos Burgos)
  • Arquitetos Responsáveis:Marcelo Cornejo Gómez, Andrés Valle Florsheim + José Luis Gajardo Arquitecto
  • Equipe De Projeto:Catalina Donzé, Oscar Contreras
  • Cidade:Talca
  • País:Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Pablo Riquelme Adams
© Pablo Riquelme Adams

Descrição enviada pela equipe de projeto. Devido ao terremoro chileno em maio de 2010, muitos edifícios acadêmicos e de apoio do campus principal da Universidade de Talca sofreram danos consideráveis. Muitos deles precisavam de restauração completa, muito reconstrução total. Essa situação rapidamente tornou-se uma oportunidade não apenas de reconstruir mas também de erguer uma nova Biblioteca Central para a Universidade. A nova Biblioteca se tornaria um edifício contemporâneo, uma manifestação do comprometimento da Universidade para eficiência energética e também um símbolo fundamental da vocação da Universidade de educar seus estudantes.

© Pablo Riquelme Adams
© Pablo Riquelme Adams

Essa nova estrutura serve muitas das funções no coração do campus. A Biblioteca Central competa o sistema de circuitos de pedestres no campus e funde com ambas as fachadas, interna e externa, dos edifícios da Universidade, assim como os espaços internos da prédio da Biblioteca em si. A arquitetura do edifício evoca solenidade de seu propósito na educação e o papel de uma biblioteca como local de encontro - já que uma bilbioteca é um lugar onde ambas ideias e pessoas podem interagir. Para alcançar isso, o projeto dá destaque ao grande hall, um refúgio onde as diferentes áreas da biblioteca se reúnem. Por último, este grande hall também funciona passivamente regulando energia através da temperatura e o fluxo de ar no edifício inteiro; pode-se dizer que funciona como o pulmão da biblioteca.

© Andrés Valle Florsheim
© Andrés Valle Florsheim

O projeto da fachada é uma série de pilares que se abrem ao exterior na orientação norte do edifício. A fachada regula a insolação direta no edifício e serve como imagem reconhecível, uma face do campus e da biblioteca. O ponto de acesso é um amplo espaço aberto, um alongamento do salão principal que fica paralelo aos espaços mais aconchegantes olhando para o oeste. No interior, os diferentes pavimentos estão empilhados uns sobre os outros, num dinamismo que acena para a modernidade com o seu privilégio de ângulos e formas geométricas.

Section
Section

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Talca, VII Região, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca U. Talca / Valle Cornejo Arquitectos" [U. Talca Library / Valle Cornejo Arquitectos] 28 Mai 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-116635/biblioteca-u-talca-slash-valle-cornejo-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.