Residência Chinese Coin / Juan Carlos Menacho

Residência Chinese Coin / Juan Carlos Menacho

© Enrique Menacho© Enrique Menacho© Enrique Menacho© Enrique Menacho+ 15

Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, Estado Plurinacional da

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa inspira segurança e equilíbrio através de sua forma quadrangular. Imersa em uma base circular, inspira criatividade e a harmonia do céu. Estas duas formas – céu e terra – estão presentes na moeda chinesa.

© Enrique Menacho
© Enrique Menacho

A principal forma da casa Chinese Coin se relaciona com a ideia de prosperidade. De ambos os lados a Via Láctea foi expressa, utilizando o conceito do qual irradia prosperidade. 

© Enrique Menacho
© Enrique Menacho

Todas as medidas da casa são baseadas no Número Áureo (ou Proporção Áurea): número Phi (Fi) Phi: 1,618. Este número é encontrado na distribuição geométrica de padrões como das sementes do girassol, na forma da abelha, e até no corpo humano. Os antigos egípcios usaram esse conceito para construir as pirâmides. Gregos antigos usaram para construir o Partenon. Leonardo da Vinci aplicou-o em sua obra-prima: a Mona Lisa. A Torre Eiffel também foi construída sob o mesmo princípio.

Cortes
Cortes

Muitas das culturas antigas, com seu profundo conhecimento acumulado referente ao funcionamento da natureza, deram uma importância transcendental à localização e ao modo como as casas eram construídas. Ao longo dos séculos, a observação da interação entre a habitação e o homem levou à sábia conclusão de que nossa coesão interna, saúde física e mental, e nossa plenitude e felicidade dependem da maneira como nossas casas são construídas. Há diversas escolas de pensamento que recuperaram e reestruturaram essa concepção.

© Enrique Menacho
© Enrique Menacho

Hoje, ao se construir uma casa, não é mais possível ignorar esses fatores. Alguns exemplos são: determinar uma localização de acordo com as linhas eletromagnéticas da Terra que irradiam raios gama de baixa intensidade; distribuir espaços internos em uma casa considerando a localização dos quatro pontos cardeais; ou usar a proporção ou número áureo phi para estabelecer as proporções de longitude, profundidade e volume (esta medida é necessária para recriar espaços, dando aos habitantes estabilidade e harmonia). A casa Chinese Coin foi concebida considerando todos esses princípios, proporcionando características de valor imensurável ao bem estar da família e garantindo que a casa seja constituída como uma verdadeira bateria energética. Alguns deles são:

© Enrique Menacho
© Enrique Menacho

-A localização da casa estabelece a orientação dos ambientes a uma área aberta, livre de qualquer efeito negativo que possa ser criado pelo cruzamento de linhas eletromagnéticas, intensificado quando correntes de água subterrânea se encontram.

- Os traços harmônicos do design seguem as formas e proporções da geometria sacra, mimetizando a perfeição do universo.

- A definição e localização da porta principal da casa garante que o chi, a energia vital, seja atraída para o interior de forma clara e abundante.

- A distribuição dos espaços internos da casa segue uma ordem decrescente de tamanho, estabelecendo os dormitórios, estar, cozinha e banheiros de acordo com os quatro pontos cardeias.

Planta
Planta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Chinese Coin / Juan Carlos Menacho" [Chinese Coin House / Juan Carlos Menacho] 25 Mai 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-116184/residencia-chinese-coin-slash-juan-carlos-menacho> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.