O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Posto De Saúde
  4. Espanha
  5. Josep Camps & Olga Felip
  6. 2013
  7. Centro de atenção primária / Josep Camps & Olga Felip

Centro de atenção primária / Josep Camps & Olga Felip

Centro de atenção primária / Josep Camps & Olga Felip
Centro de atenção primária / Josep Camps & Olga Felip, © Pedro Pegenaute
© Pedro Pegenaute

© Pedro Pegenaute © Pedro Pegenaute © Pedro Pegenaute © Pedro Pegenaute + 7

© Pedro Pegenaute
© Pedro Pegenaute

A Avenida Catalunya é o ponto de união e crescimento do município de l'Aldea. Paralela a ela, estão a Rua del Ayuntamiento, a estação e distintos espaços públicos como a via verde, gerando um segundo cordão umbilical da localidade. A partir deste eixo cruzam vários caminhos que conduzem ao delta do Rio Ebro, como é o caso da rua Ligallo Carballo. Os caminhos, ou "ligallos", são eixos de circulação e conformação das áreas agrícolas do delta do Ebro. O terreno se situa na união de um caminho-ligallo e uma rua mais recente, fruto da ordenação urbana atual. Neste ponto se sobrepõe duas tramas, a tradicional dos campos de arroz e a abstração urbana.

© Pedro Pegenaute
© Pedro Pegenaute

O acesso ao novo Centro de Atenção Primária se dá no espaço intersticial entre estas duas ordens. De um lado, uma parte do edifício de dois pavimentos configura uma empena similar às das torres de vigilância presentes à margem do Rio Ebro. Nela se situam todas as dependências internas e de serviços, de distintos tamanhos e graus de privacidade segundo o nível em que se situam. Estes dois níveis configuram o acesso e a fachada do edifício para quem chega do núcleo urbano. Sua proporção vertical, na área de acesso, determina a escala do edifício, apesar da distância que há entre os demais equipamentos situados neste limite urbano de edificações dispersas. 

© Pedro Pegenaute
© Pedro Pegenaute

A restante do edifício é térreo. Consiste uma trama regular, um bloco onde estão as salas de consulta, todas elas regulares em tamanho e estrutura. Dentro da trama, os pátio configuram ambientes íntimos e privados, separados da circulação intersticial que define as áreas. Esta parte mais baixa e de proporções horizontais segue o traçado da rua Ligallo, direcionado aos campos de cultivo de arroz. Todo o revestimento da fachada é homogêneo, tratado como a própria textura do solo cultivado, e de um mesmo material, o alumínio, que reflete e filtra a luz no interior.

Planta
Planta

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: Gaete, Javier. "Centro de atenção primária / Josep Camps & Olga Felip" [Centro de atención primaria / Josep Camps & Olga Felip] 26 Mai 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Arruda, Murilo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/115865/centro-de-atencao-primaria-slash-josep-camps-and-olga-felip> ISSN 0719-8906