O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. James & Mau
  6. 2013
  7. Casa Tarifa / James & Mau

Casa Tarifa / James & Mau

Casa Tarifa / James & Mau
Casa Tarifa / James & Mau, © Erika Mayer
© Erika Mayer

© Erika Mayer © Erika Mayer © Erika Mayer © Erika Mayer + 28

  • Arquitetos

  • Localização

    Tarifa, Espanha
  • Construtora e Coordenação

    Infiniski
  • Área

    300.0 m²
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

© Erika Mayer
© Erika Mayer

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado em uma encosta com vista para o vale que domina o Estreito de Gibraltar. O clima é mediterrânico, com verões quentes e invernos suaves, ambos úmidos, e muito influenciado pelos fortes ventos de Tarifa. A arquitetura vernacular andaluz dos "pueblos blancos" com seus pátios e ruas estreitas reflete como o estilo de construção local se adapta ao clima. Finalmente, o cliente não espera apenas por uma proposta de uma mera casa residencial, mas uma área complexa que permitiria o desenvolvimento de diversas atividades interiores e exteriores.

© Erika Mayer
© Erika Mayer

Como resultado, nos propusemos a condensação de um "pueblo" em 300 m² e transformá-lo em um contemporâneo "cortijo". As regras que determinam o projeto são as mesmas que aqueles por trás de seus protótipos inspiradores. O primeiro elemento característico de "cortijo" ou "pueblo" seria a parede que o delimita. Nesta casa, propusemos um gabinete aberto e contemplativo, criado por um enorme plano horizontal composto por malha de aço expandida que conforma uma pérgola permeável. Que permite o controle da radiação solar no verão e no inverno e a criação de um microclima no recinto. O próximo passo é explodir o programa do plano, resultando em uma série de volumes, assim como os edifícios ou pavilhões com funções diferentes, que formam um "pueblo" ou "cortijo".

© Erika Mayer
© Erika Mayer

A pérgola é perfurada com tantos furos como o volume, a fim de inserir estes neles. A ocupação dos pátios não é total, deixando a possibilidade de uma futura colonização, afinal, um pueblo não é inteiramente construído em apenas um dia. A mesma malha usada para a pérgola reveste os volumes, criando uma continuidade entre o compartimento falso e estes volumes. Além disso, criamos uma variedade de espaços construídos com o vazio específico, interior e exterior, o que permite um andar na casa através da infinidade de caminhos, assim como em um pueblo. Esses espaços entre os volumes permitem a ventilação cruzada causando o fluxo de ar em toda a casa, a fim de combater o calor do verão e umidade durante todo o ano.

Planta
Planta

Finalmente, a construção confiada a Infiniski, é baseada na construção pré-fabricada modular, materiais sustentáveis ​​e energias renováveis, como bio-massa e painéis solares térmicos para aquecimento e água quente.

© Erika Mayer
© Erika Mayer

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
James & Mau
Escritório
Cita: "Casa Tarifa / James & Mau" [Tarifa House / James & Mau] 18 Mai 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/114285/casa-tarifa-slash-james-and-mau> ISSN 0719-8906