O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Jardim De Infância
  4. França
  5. Y. Architectes
  6. 2009
  7. Un Zeste de Citron / Y. Architectes

Un Zeste de Citron / Y. Architectes

Un Zeste de Citron / Y. Architectes
© Brice Robert
© Brice Robert
  • Arquitetos

    Yann Fontaine, Yann Drossart, Corinne Drossart
  • Localização

    Saint Priest, Rhône, França
  • Área

    238.0 sqm
  • Ano do projeto

    2009
  • Fotografias

© Brice Robert © Brice Robert © Brice Robert © Brice Robert + 10

© Brice Robert
© Brice Robert

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na idade de 28 a 29 anos, os dois parceiros ganharam seu primeiro concurso público para a expansão do jardim de infância Marie Curie em Oullins (Rhône, França). Entregue em setembro de 2009, esta operação envolve a reforma de uma parte existente e a demolição de uma estrutura pré-fabricada, sendo substituída por uma extensão de 238 metros quadrados de área. Para lidar com a estreiteza da terra, colocada entre o edifício anterior e um canto de rua, a equipe aproveitou o volume ao máximo para o desenho global com base nas linhas de composição que o cerca: inclinação do telhado, o alinhamento da rua e a fachada fechada no lado sul. O volume resultante é uma forma simples, escondido sob um único envelope com a diversidade programática: armazéns e banheiros no lado do prédio antigo, salas de aula e um dormitório de trinta camas no lado da rua. A proximidade do espaço público induz à relação significativa com o exterior que é resolvida com painéis de aço perfuradas que são utilizadas como filtro. Cada "evento" na fachada e janelas, é processado por um calpinage negativo e destacado pela cor amarela. A abordagem funcionalista, onde a estética é dedicada à função, foi premiada com uma nomeação na categoria de "primeiras obras" emitida pela Moniteur Magazine (revista francesa de arquitetura).

Corte
Corte

"Para lidar com o orçamento apertado (€ 330.000), o conceito era simples: desenvolver a compacidade do prédio pela escultura, como descascar uma maçã. O conceito principal era criar uma identidade forte sem usar um processo caro".

Un Zeste de Citron / Y. Architectes, © Brice Robert
© Brice Robert

Para não extrapolar o orçamento, um revestimento de zinco foi substituido pelo concreto para obter uma textura homogênea, suave e quase brilhante. A solidez do concreto é tratada pela introdução de transparência com painéis de aço perfuradas, que permitem ver sem ser visto, enquanto reinterpreta a imagem tradicional da janela.

© Brice Robert
© Brice Robert

No canteiro de obras, os dois arquitetos retornaram aos seus sprays de grafite abandonados no final de seus estudos. Na superfície do concreto, pulverizaram uma tinta especial projetada por um químico. Aplicada em agosto, tornou-se ligeiramente seca antes de atingir a parede, formando pequenas gotículas que gerou um efeito de brilho, inesperado, mas bem-vindo. Cria-se um forte contraste entre as áreas cinzentas e as tiras de cor amarela.

Planta
Planta
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Un Zeste de Citron / Y. Architectes" [Un Zeste de Citron / Y. Architectes] 12 Mai 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/113329/un-zeste-de-citron-slash-y-architectes> ISSN 0719-8906