Domo de gelo Bolshoy / SIC Mostovik

Domo de gelo Bolshoy / SIC Mostovik

© Nikita TsymbalCortesia de SIC MostovikCortesia de SIC Mostovik© Nikita Tsymbal+ 31

  • Engenharia:Andrey Ustinov, Andrey Veter
  • Engenharia Estrutural:Inforce project
  • Contratante:SIC Mostovik
  • Cliente:SC Olymptroy
  • Cidade:Sochi
  • País:Rússia
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de SIC Mostovik
Cortesia de SIC Mostovik

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Arena de Gelo Bolshoy para as Olimpíadas de inverno em Sochi, Rússia, lembra, à primeira vista, um ovo Fabergé. Nos croquis do início do projeto, sua forma e mesmo os padrões de seu exterior lembravam os preciosos presentes de Páscoa da família imperial russa. Aprovados pelo comitê Olímpico, estes desenhos se tornaram o ponto de partida do projeto. A temática foi reinterpretada através de uma geometria elipsoide clara e de um sistema de iluminação externa com LEDs que podem colorir o edifício com os padrões de um ovo Fabergé, ou qualquer outro padrão, ou simplesmente deixá-lo branco.

© Nikita Tsymbal
© Nikita Tsymbal

O projeto de sua fachada foi bastante influenciado pela localização do edifício, a apenas 300 metros da costa do Mar Negro, na várzea Imeretinskaya. A curva envidraçada em forma de onda possui dois extremos que se voltam para o parque Olímpico e as montanhas do Cáucaso de um lado, e para o Mar Negro do outro lado. Esta fachada permite que os visitantes desfrutem das belíssimas vistas e torna visível o interior do edifício a partir do lado de fora, convidando as pessoas a entrar. Painéis de alumínio perolado revestem a superfície do edifício, refletindo o entorno e as mudanças da luz do dia. A área total da superfície deste enorme domo é 31.745 m², com um vão máximo de 193 m e mínimo de 142 m e 40 metros de altura. 

Cortesia de SIC Mostovik
Cortesia de SIC Mostovik
Cortesia de SIC Mostovik
Cortesia de SIC Mostovik

Como qualquer arena, a Arena de Gelo Bolshoy centraliza seu espetáculo. O projeto interno segue o movimento centrípeto do exterior; quanto mais próximo do "palco" de apresentações, mais denso, texturizado e colorido o domo se torna. O hall arejado é naturalmente decorado pelas sombras e marcações em seu piso brilhante e divisórias de vidro de suas galerias; seu desenho incorpora transparências e reflexos, tons de branco e superfícies curvas. No auditório principal, os 12 mil assentos são coloridos com tons de vermelho escuro e cinza claro.

Corte
Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Sochi, Rússia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Domo de gelo Bolshoy / SIC Mostovik" [Ice Dome Bolshoy / SIC Mostovik] 04 Mai 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-111904/domo-de-gelo-bolshoy-slash-sic-mostovik> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.