O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Igreja
  4. Brasil
  5. HS Arquitetos
  6. 2006
  7. Santuário de Santa Paulina / HS Arquitetos

Santuário de Santa Paulina / HS Arquitetos

Santuário de Santa Paulina / HS Arquitetos
Santuário de Santa Paulina / HS Arquitetos, Cortesia de HS Arquitetos
Cortesia de HS Arquitetos

Cortesia de HS Arquitetos Cortesia de HS Arquitetos Cortesia de HS Arquitetos Cortesia de HS Arquitetos + 48

  • Arquitetos

  • Localização

    Nova Trento, SC, Brasil
  • Parceiros

    Chirochi Shimizu, Chirochi Shimizu Júnior, Rolf Augusto Herwig, Paulo Henrique Herwig
  • Cliente

    Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição
  • Área

    9616.0 sqm
  • Ano do projeto

    2006
Cortesia de HS Arquitetos
Cortesia de HS Arquitetos

Ícone da edificação religiosa, a cobertura de linhas ascendentes estimula a meditação e a busca da espiritualidade, como se fosse um manto que, singelamente lançado sobre a construção, abriga a nave principal, capelas e área de apoio, além de definir os acessos ao santuário.

Cortesia de HS Arquitetos
Cortesia de HS Arquitetos

Região que acolheu Amabile Visintainer quando ela imigrou com sua família, de Trento, na Itália, para o Brasil, no século 19, o bairro de Vígolo, em Nova Trento, SC, presta uma homenagem à madre que se tornou a primeira santa brasileira. Inaugurado 15 anos depois de concluído o processo de beatificação (etapa anterior à canonização, que ocorreu em 2002, ambas sob o pontificado de João Paulo II), o Santuário de Santa Paulina expressa o trabalho concebido pelo escritório HS Arquitetos, que, por meio da releitura da arquitetura sacra tradicional, procurou representar, em composições geométricas e volumétricas, a simplicidade que permeou a vida da religiosa.

Cortesia de HS Arquitetos
Cortesia de HS Arquitetos

O programa desenvolve-se integralmente sob uma cobertura modulada a cada 7,5 metros, de caimento em duas águas, com desenho que remete visualmente às tradicionais vestimentas de algumas ordens religiosas. São três setores distintos - nave principal, capelas e área de apoio -, além de circulações e acessos. Estes são marcados pelo movimento da cobertura, nas laterais da nave principal, onde se localizam as capelas, e pela torre central, representando a Santíssima Trindade, na entrada. A nave possui planta de formato cônico, permitindo a visualização do altar por todos os fiéis. A sacristia, localizada em ponto estratégico, tem fácil ligação com altares, capelas e confessionários.

Cortesia de HS Arquitetos
Cortesia de HS Arquitetos

A forma ascendente da cobertura tem como propósito a busca da espiritualidade e a meditação, realçadas pela entrada de luz filtrada na parte mais alta. A iluminação e a ventilação naturais, através de faixa contínua no eixo central da cobertura, buscam a criação de um espaço repleto de luz vinda das alturas, como forma de inspiração à meditação e às preces”, afirmam os arquitetos. O ar entra por janelas laterais, circula pelo interior do templo e sai pelo lanternim central.

Cortesia de HS Arquitetos
Cortesia de HS Arquitetos

A solução construtiva atendeu às necessidades de amplitude dos espaços, com o objetivo de manter a nave e as capelas totalmente isentas de interferências visuais. Para isso foram eliminados pilares internos e suavizada a forma das vigas metálicas aparentes. A estrutura principal é composta de pilares de concreto moldado in loco, duas vigas de concreto protendido e estrutura metálica para apoio da cobertura.

Cortesia de HS Arquitetos
Cortesia de HS Arquitetos

Instaladas a 28 metros do piso, as vigas paralelas de concreto protendido apóiam-se em dois grandes pilares, a leste e a oeste da edificação. Elas vencem vão livre de 56 metros, equivalente a toda a profundidade da nave principal e capelas, e servem, também, para sustentar o lanternim. Apoiadas nos pilares das extremidades e nas vigas protendidas, as vigas metálicas aparentes, do tipo caixão, de apoio da cobertura, vencem vãos de 35 metros.

Cortesia de HS Arquitetos
Cortesia de HS Arquitetos

Para evitar variações bruscas de temperatura e minimizar o ruído externo, principalmente na ocorrência de chuvas, a cobertura termo-isolante foi construída com sistema de telha zipada, que oferece duplo isolamento termoacústico com lã mineral. Na parte inferior da cobertura, chapas de alumínio perfuradas funcionam como forro e também colaboram com a acústica do ambiente. A escolha dos materiais construtivos recaiu sobre elementos puros, que atendem às exigências de fácil manutenção e vida útil prolongada. Estas foram condicionantes do projeto, uma vez que o santuário foi projetado para receber cerca de 3 mil pessoas na nave principal, 150 na capela de Santa Paulina e mais cem na capela do Santíssimo. Para integrar o ambiente de orações à natureza do entorno, proporcionando amplitude visual da mata atlântica, no vale do rio Tijucas, os arquitetos optaram pelo envidraçamento das fachadas.

Cortesia de HS Arquitetos
Cortesia de HS Arquitetos

A face principal recebeu vidros laminados do piso ao teto. “Por se tratar de um santuário, o desejo inicial dos autores era utilizar um vidro azul de baixa reflexão, para permitir a integração interior/exterior”, explica a arquiteta Cláudia Mitne, gerente de marketing da Glassec. Mas os produtos disponíveis no mercado tinham reflexão interna muito elevada. “Com as luzes acesas, principalmente à noite, o reflexo traria desconforto”, afirma a arquiteta.

Planta
Planta

A solução veio com a utilização do vidro Azul Energy Special, que, mesmo não sendo refletivo, atendeu à cor especificada pelo projeto e às solicitações de conforto térmico. A fachada structural glazing é composta por 680 metros quadrados daquele produto, laminado de oito milímetros, e 570 metros quadrados no padrão opaco. Na face leste, foram aplicados 24 metros quadrados de vitrais.

Corte
Corte

Tinha-se como premissa de projeto a leveza e a segurança da construção, tornando o ambiente integrado à paisagem e, ao mesmo tempo, protegido. Como quesito para a especificação, foram definidos vidros laminados, partindo-se, então, para composições distintas em cada fachada, em função da incidência solar.

Corte
Corte

O acesso ao santuário ocorre por escadaria ou rampa, ficando a aproximação de veículos restrita a ocasiões especiais e a pessoas portadoras de deficiência física. A rampa começa na praça central, onde está localizada a igreja original de Santa Paulina. O percurso de veículos também tem origem na praça, passa por vários monumentos comemorativos e circunda o templo, possibilitando o embarque e o desembarque na área.

Texto resumido a partir da reportagem de Cida Paiva. Publicada originalmente em FINESTRA. Edição 45, Abril de 2006.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
HS Arquitetos
Escritório
Cita: "Santuário de Santa Paulina / HS Arquitetos" [The Santuary of Santa Paulina / HS Arquitetos] 03 Mai 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/111795/santuario-de-santa-paulina-slash-hs-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.