O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Restaurante
  4. Espanha
  5. Marga Rotger
  6. 2011
  7. Restaurante Joan Marc / Marga Rotger

Restaurante Joan Marc / Marga Rotger

Restaurante Joan Marc / Marga Rotger
Restaurante Joan Marc / Marga Rotger, Cortesia de Marga Rotger
Cortesia de Marga Rotger

Cortesia de Marga Rotger Cortesia de Marga Rotger Cortesia de Marga Rotger Cortesia de Marga Rotger + 24

  • Projeto de Interiores

  • Localização

    Maiorca, Espanha
  • Área

    245,3 m²
  • Ano do Projeto

    2011
Cortesia de Marga Rotger
Cortesia de Marga Rotger

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto deste restaurante de Joan Marc surge a partir da fusão entre gastronomia e o entorno. Situado no coração da ilha de Mallorca, na localidade de Inca, em frente a uma praça pouco frequentada, porém muito charmosa devido à abundância de vegetação, encontramos este pequeno local onde se pode desfrutar de pratos de qualidade elaborados com produtos locais da estação em uma atmosfera única.

O objetivo do projeto sempre foi tentar introduzir a vegetação no interior do edifício, almejando um ambiente natural, sereno e agradável, ou seja, muito atraente.

Cortesia de Marga Rotger
Cortesia de Marga Rotger

A partir do interior e através das pequenas, porém abundantes, janelas criadas sobre a fachada original, pode-se apreciar a simbiose entre o exterior e o interior a ponto de nos confundirmos em relação ao limite entre estes.

O desenho do espaço e sua ambientação são conseqüência da escolha de materiais nobres, como madeira e ferro. A entrada principal já revela isso através da madeira de freixo que a reveste.

Cortesia de Marga Rotger
Cortesia de Marga Rotger

Uma vez no interior, percebe-se a fusão com o entorno; grandes trocos invadem o restaurante e apoiam pequenas gaiolas de madeira que contém, cada uma em seu interior, lâmpadas de LED que iluminam jóias exclusivas. Além disso, os galhos destes trocos, que na realidade não existem, se projetam no forro criando vazios onde está instalada a iluminação geral do espaço.

A distribuição do restaurante se dá em três áreas: uma área com sofás (feitos sob medida) iluminada pontualmente com lâmpadas compradas em lojas de antiguidades; uma área central com mesas e cadeiras de jantar modelo Papiro da casa Kartell na cor verde oliva; e uma última área com uma bancada de ferro forjado atravessada por alguns troncos. Todo o perímetro é delimitado com uma borda de cascas de árvores no nível do chão. As mesas foram desenhadas especialmente para este projeto, assim como o móvel que separa a cozinha da área de refeições.

Planta nível  2
Planta nível 2

A cozinha semiaberta proporciona ao cliente visualizar a preparação de seu prato, de modo que a distância entre chef e cliente se torna muito menor, garantindo que a experiência seja muito mais agradável e propícia a ser repetida. Esta pequena separação é feita com uma parede de madeira de freixo com prateleiras e gavetas. Um vidro fixo à meia altura entre as prateleiras permite ver o interior da cozinha e os cozinheiros trabalhando. Todo o mobiliário, com exceção das cadeiras, são projeto da designer de interiores, que detalhou à exaustão todos os espaços de armazenamento e superfícies de trabalho.

Os materiais utilizados foram, sobretudo, madeira de carvalho e ferro desenhado sob medida para todo o mobiliário (mesas, bancos, gaiolas de exposição das jóias...)

Cortesia de Marga Rotger
Cortesia de Marga Rotger

Os revestimentos foram cuidadosamente detalhados de modo a garantir o isolamento acústico em todo o restaurante, evitando os ruídos provenientes do trabalho na cozinha. O papel de parede com propriedades isolantes e os tapetes na área de sofás, além do forro de gesso laminado com concavidades, contribuem para a absorção dos ruídos. Neste conjunto de materiais predominam as cores cinza, verde e tons de madeira.

No subsolo há uma sala para reservas com capacidade para 8 pessoas e um toilette, além das câmaras frigoríficas e salas de estocagem.

Cortesia de Marga Rotger
Cortesia de Marga Rotger

Esta união entre gastronomia simples e nativa, sem ostentação nem ornamentos, com o entorno natural da ilha inspirou um projeto em que predomina o lema do escritório: "O trabalho bem feito perdura no tempo".

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Restaurante Joan Marc / Marga Rotger" [Restaurant Joan Marc / Marga Rotger] 30 Abr 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/111242/restaurante-joan-marc-slash-marga-rotger> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.