O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Loja Coven / Play - Marcelo Alvarenga

Loja Coven / Play - Marcelo Alvarenga

Loja Coven / Play - Marcelo Alvarenga
Loja Coven / Play - Marcelo Alvarenga, © Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

Esta é a primeira loja da marca mineira de tricô Coven. Está localizada em Lourdes, bairro tradicional de Belo Horizonte que tem se transformado no novo centro do comércio de moda e design da cidade. Antigas residências estão dando lugar a lojas diversas.

© Leonardo Finotti

Este foi o caso da Coven: uma construção da década de 50, um sobrado de dois andares, foi reformada para abrigar a loja. A partir de um grande beiral de concreto existente na casa surgiu a idéia do projeto: aproveitar o balanço da laje – 1 m – para criar uma malha sobreposta à fachada de alvenaria, remetendo assim às roupas da marca. Para que o contraste entre a malha metálica e o fundo fosse mais expressivo, algumas janelas foram fechadas e uma cor forte foi utilizada. Esta cor pode ser alterada de acordo com as estações ou outras estratégias da marca.

Planta Térreo

Internamente o espaço foi inteiramente remodelado. Uma estrutura metálica (pilares e vigas) foi acrescentada para que todas as paredes e elementos construídos fossem removidos – com exceção de uma escada antiga de madeira no centro da loja, que foi mantida. O caixa foi posicionado ao lado desta, e as paredes que envolvem ambos foram inteiramente revestidas com espelho. Este box espelhado setoriza a área de provas das demais áreas da loja.

© Leonardo Finotti

Um extenso pergolado foi criado na área lateral à casa, expandindo o interior da loja, permitindo ainda que uma intensa luz natural penetre no espaço. Duas artistas, Susana Bastos e Ana Vaz foram convidadas a criar uma instalação permanente nesta área. Utilizando as matérias primas das roupas – malhas, linhas e desmanches – elas criaram uma grande trepadeira, onde as roupas são expostas com destaque.

© Leonardo Finotti

Os poucos materiais utilizados na construção – madeira, pedra ardósia, pintura branca sobre massa fina ou chapisco – criaram a atmosfera neutra e calorosa necessária para a boa exposição dos produtos da marca.

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Colaboração: Luciana Garcia

 

 

Informação Complementar:

  1. Construção: CRC
  2. Cálculo Estrutural: José Maria de Abreu

Sobre este escritório
Play - Marcelo Alvarenga
Escritório
Cita: Gica Fernandes. "Loja Coven / Play - Marcelo Alvarenga" 12 Dez 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/11101/loja-coven-play-marcelo-alvarenga> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.