O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Paisagística
  4. Espanha
  5. Republica DM
  6. Recuperação do Castelo de Cumbres Mayores / Republica DM

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Recuperação do Castelo de Cumbres Mayores / Republica DM

  • 15:00 - 9 Maio, 2013
  • Traduzido por Gica Fernandes
Recuperação do Castelo de Cumbres Mayores / Republica DM
Recuperação do Castelo de Cumbres Mayores / Republica DM, © Jesús Granada
© Jesús Granada

© Jesús Granada © Jesús Granada © Jesús Granada © Jesús Granada + 20

  • Arquitetos

  • Localização

    Plaza Portugal, 21380 Cumbres Mayores, Huelva, Espanha
  • Promotor

    Conselho de Cultura da Junta da Andaluzia e Comunidade de Municípios da Serra Ocidental de Huelva
  • Orçamento

    210.350 euros
  • Área

    3362.0 m2
  • Fotografias

  • Category

Descrição enviada pela equipe de projeto. El Castillo de Cumbres Mayores puede responder a necesidades, si bien militares, complementarias e incluso distintas a las que planteaba Portugal. Sin duda son razones estratégicas las que llevan a la elección de este enclave para levantar el edificio. La comarca serrana debía asegurarse la defensa en tres frentes: la frontera portuguesa, la comunicación con el norte peninsular y la frontera norte con las órdenes militares.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

O projeto presente trata de fazer eco aos datos obtidos nos estudos prévios da história de Cumbres Mayores. Para o projeto se trata por um lado de consolidar o patrimônio existente assim como dar o destino que cabe aos novos usos levantados para a sua remodelação.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

Por uma recente restauração, o Castelo (entendido como um conjunto de telas muradas que incluem um vazio), se encontra em muito boas condições de conservação. A relação das principais atuações executadas na dita restauração é a seguinte:

Croquis
Croquis

- Demolições e correções na frente do acesso, liberando a torre Sul mediante a correção das esplanadas da plaza de toros.

- Reconstrução de algumas muralhas e seus arremates.

- Trabalhos fundamentais nos revestimentos das muralhas, com elementos vegetais saudáveis, reparos na alvenaria e argamassa, e limpeza geral.

- Novo pavimento do paseo de ronda e torreões sobre a soleira de concreto, com inclinado para os gárgulas (novos).

- Reparação das escadarias e corrimões.

- Reparações e novos elementos de serralheria.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

Com a intervenção arquitetônica, se trata de recuperar para uma finalidade cultural o recinto intra muros do Castelo de Sancho IV que, atualmente, se encontra totalmente "contaminado" com uma série de usos, construções parasitas e falsas cotas de serviços (limpeza e colocação de terras artificiais), consequência do uso passado de um campo de futebol. atualmente, e derivado disto, somente estão aptos para o trânsito humano as zonas junto as telas muradas (e obviamente, o paseo de ronda, restaurado por este estúdio em fases anteriores).

© Jesús Granada
© Jesús Granada

A abordagem do projeto é completa, portanto, com uma série de usos, totalmente compatíveis com o B.I.C. e que, certamente, contribuirão para a sua conservação, seu entendimento e a difusão cultural (tanto do castelo como do conjunto de recintos murados da Banda Gallega). Estes usos estão concentrados em pequenas construções leves e efêmeras que se erguem com proporções, materiais e impacto visual minimizado de forma fragmentada, segundo recomendam os estudos arqueológicos realizados nestes 10 anos de trabalho.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

Dentro das obras do CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DO TERRITÓRIO, se inscrevem 3 volumes modulares perfeitamente diferenciados, ainda que inter conectados entre si através dos trajetos que implementam a zona urbanizada externa que os engloba.

A atuação, em definitivo, proporcionará ao conjunto um grau dotacional que lhe é imprescindível na atualidade.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Recuperação do Castelo de Cumbres Mayores / Republica DM" [Rehabilitación del Castillo de Cumbres Mayores / Republica DM] 09 Mai 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Fernandes, Gica) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/109387/recuperacao-do-castelo-de-cumbres-mayores-slash-republica-dm> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.