O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Resultado do Concurso Internacional Estação Antártica Comandante Ferraz

Resultado do Concurso Internacional Estação Antártica Comandante Ferraz

Resultado do Concurso Internacional Estação Antártica Comandante Ferraz
 Resultado do Concurso Internacional Estação Antártica Comandante Ferraz, 1° Lugar: Estúdio 41
1° Lugar: Estúdio 41

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e a Marinha do Brasil anunciaram na noite de ontem o o resultado do Concurso Estação Antártica Comandante Ferraz, que seleciona o melhor projeto de arquitetura para as novas instalações da base brasileira. Em primeiro lugar, ficou o projeto dos profissionais do Estúdio 41 de Curitiba, coordenado pelo arquiteto Fábio Henrique Faria e tendo como coautores Emerson Jose Vidigal, Eron Costin e João Gabriel de Moura Rosa Cordeiro. Os vencedores ganham, além do projeto contratado, um prêmio de R$ 100 mil.

Foram agraciados com prêmios, ainda, o segundo e o terceiro colocados. Em segundo lugar, ficou o trabalho coordenado pelo arquiteto Luiz Adriano Trindade de Almeida, de São Paulo, que representa a Triptyque Arquitetura ao lado dos coautores Grégory Bousquet, Anna Carolina Bueno Cardoso, Olivier Rafaelli e Guillaume Sibaud.

Em terceiro lugar o projeto liderado por Igor Soares Campos, de Brasília, que teve como coautores Hermes Romão Campos Júnior, Gustavo Abrahão Costa, Larissa Olivier Sudbrack, Danilo Gomes e Fontes e Matheus Ribeiro Assunção Vieira Mendes, do Estúdio MRGB .

O anúncio foi feito na Casa do Arquiteto Oscar Niemeyer, sede do Instituto de Arquitetos do Brasil no Rio de Janeiro (IAB-RJ). Promovido pela Marinha do Brasil, com organização do IAB, a competição teve 109 equipes coordenadas por arquitetos inscritas e 74 trabalhos entregues.

Com uma área total em torno de 3,2 mil m², a estação será reconstruída no mesmo local onde se encontrava a anterior. A Marinha estima um investimento na ordem de R$ 72 milhões. As novas instalações deverão ter uma complexa infraestrutura composta por 19 laboratórios, sistemas de água potável, energia, de coleta e separação de resíduos sólidos, rede avançada de comunicações de dados e de voz, segurança, logística, instalações mecânicas e sistemas especiais, como fontes de energias renováveis. Além disso, terá biblioteca, academia de ginástica, lan house, centro cirúrgico de emergência, entre outros ambientes necessários ao seu pleno funcionamento. 

O concurso internacional teve como objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos entre profissionais de diversos países e estimular a inovação tecnológica. E, também, para que a Estação incorpore os mais avançados requisitos técnicos e recursos ambientais. Para isso, o concurso exigia a formação de uma equipe multidisciplinar constituída por diversos especialistas sob a coordenação do arquiteto responsável pela elaboração do projeto. O concurso foi aberto à participação de arquitetos e profissionais estrangeiros associados a arquitetos brasileiros

 Veja os premiados abaixo:

1° Lugar: Estúdio 41
1° Lugar: Estúdio 41
1° Lugar: Estúdio 41
1° Lugar: Estúdio 41
1° Lugar: Estúdio 41
1° Lugar: Estúdio 41

Primeiro Lugar:  Estúdio 41
Autores: Fábio Henrique Faria, Emerson Jose Vidigal, Eron Costin e João Gabriel de Moura Rosa Cordeiro. (Curitiba)

Segundo Lugar: Triptyque Arquitetura
Autores: Luiz Adriano Trindade de Almeida, Grégory Bousquet, Anna Carolina Bueno Cardoso, Olivier Rafaelli e Guillaume Sibaud (São Paulo).

Terceiro Lugar: Estúdio MRGB
Autores: Igor Soares Campos, Hermes Romão Campos Júnior, Gustavo Abrahão Costa, Larissa Olivier Sudbrack, Danilo Gomes e Fontes e Matheus Ribeiro Assunção Vieira Mendes (Brasília).

Menções Honrosas:

Equipe 1
Equipe 1

Equipe 1: Vera Magiano Hazan, Fernando Betim Paes Leme, Luciano Álvares e Gabriel Kozlowski Maia (Rio de Janeiro).

Equipe 2
Equipe 2

Equipe 2: Biselli Katchborian Arquitetos Associados (Mario Biselli), Nave Arquitetos (Roberto Fialho e Valéria Fialho) e São Paulo Arquitetos (Paulo Roberto dos Santos e Tais Cristina da Silva) (São Paulo).

Equipe 3
Equipe 3

Equipe 3: Anália Maria Marinho de Carvalho Amorim e Luiz Octavio Pereira Lopes de Faria e Silva (São Paulo).

Equipe 4
Equipe 4

Equipe 4: MVRF Arquitetura (Ricardo Jorge Pessôa de Melo E Flávia Pessoa de Melo), GAA Barcelona (Guitart Tarrés), Marcos Roger Berghänel. (Recife e Barcelona).


Sobre este autor
Joanna Helm
Autor
Cita: Joanna Helm. " Resultado do Concurso Internacional Estação Antártica Comandante Ferraz" 15 Abr 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/108961/resultado-do-concurso-internacional-estacao-antartica-comandante-ferraz> ISSN 0719-8906