Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Resultado do Concurso Internacional Estação Antártica Comandante Ferraz

Resultado do Concurso Internacional Estação Antártica Comandante Ferraz

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e a Marinha do Brasil anunciaram na noite de ontem o o resultado do Concurso Estação Antártica Comandante Ferraz, que seleciona o melhor projeto de arquitetura para as novas instalações da base brasileira. Em primeiro lugar, ficou o projeto dos profissionais do Estúdio 41 de Curitiba, coordenado pelo arquiteto Fábio Henrique Faria e tendo como coautores Emerson Jose Vidigal, Eron Costin e João Gabriel de Moura Rosa Cordeiro. Os vencedores ganham, além do projeto contratado, um prêmio de R$ 100 mil.

Foram agraciados com prêmios, ainda, o segundo e o terceiro colocados. Em segundo lugar, ficou o trabalho coordenado pelo arquiteto Luiz Adriano Trindade de Almeida, de São Paulo, que representa a Triptyque Arquitetura ao lado dos coautores Grégory Bousquet, Anna Carolina Bueno Cardoso, Olivier Rafaelli e Guillaume Sibaud.

Em terceiro lugar o projeto liderado por Igor Soares Campos, de Brasília, que teve como coautores Hermes Romão Campos Júnior, Gustavo Abrahão Costa, Larissa Olivier Sudbrack, Danilo Gomes e Fontes e Matheus Ribeiro Assunção Vieira Mendes, do Estúdio MRGB .

O anúncio foi feito na Casa do Arquiteto Oscar Niemeyer, sede do Instituto de Arquitetos do Brasil no Rio de Janeiro (IAB-RJ). Promovido pela Marinha do Brasil, com organização do IAB, a competição teve 109 equipes coordenadas por arquitetos inscritas e 74 trabalhos entregues.

Com uma área total em torno de 3,2 mil m², a estação será reconstruída no mesmo local onde se encontrava a anterior. A Marinha estima um investimento na ordem de R$ 72 milhões. As novas instalações deverão ter uma complexa infraestrutura composta por 19 laboratórios, sistemas de água potável, energia, de coleta e separação de resíduos sólidos, rede avançada de comunicações de dados e de voz, segurança, logística, instalações mecânicas e sistemas especiais, como fontes de energias renováveis. Além disso, terá biblioteca, academia de ginástica, lan house, centro cirúrgico de emergência, entre outros ambientes necessários ao seu pleno funcionamento. 

O concurso internacional teve como objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos entre profissionais de diversos países e estimular a inovação tecnológica. E, também, para que a Estação incorpore os mais avançados requisitos técnicos e recursos ambientais. Para isso, o concurso exigia a formação de uma equipe multidisciplinar constituída por diversos especialistas sob a coordenação do arquiteto responsável pela elaboração do projeto. O concurso foi aberto à participação de arquitetos e profissionais estrangeiros associados a arquitetos brasileiros

 Veja os premiados abaixo:

1° Lugar: Estúdio 41
1° Lugar: Estúdio 41
1° Lugar: Estúdio 41
1° Lugar: Estúdio 41
1° Lugar: Estúdio 41
1° Lugar: Estúdio 41

Primeiro Lugar:  Estúdio 41
Autores: Fábio Henrique Faria, Emerson Jose Vidigal, Eron Costin e João Gabriel de Moura Rosa Cordeiro. (Curitiba)

Segundo Lugar: Triptyque Arquitetura
Autores: Luiz Adriano Trindade de Almeida, Grégory Bousquet, Anna Carolina Bueno Cardoso, Olivier Rafaelli e Guillaume Sibaud (São Paulo).

Terceiro Lugar: Estúdio MRGB
Autores: Igor Soares Campos, Hermes Romão Campos Júnior, Gustavo Abrahão Costa, Larissa Olivier Sudbrack, Danilo Gomes e Fontes e Matheus Ribeiro Assunção Vieira Mendes (Brasília).

Menções Honrosas:

Equipe 1
Equipe 1

Equipe 1: Vera Magiano Hazan, Fernando Betim Paes Leme, Luciano Álvares e Gabriel Kozlowski Maia (Rio de Janeiro).

Equipe 2
Equipe 2

Equipe 2: Biselli Katchborian Arquitetos Associados (Mario Biselli), Nave Arquitetos (Roberto Fialho e Valéria Fialho) e São Paulo Arquitetos (Paulo Roberto dos Santos e Tais Cristina da Silva) (São Paulo).

Equipe 3
Equipe 3

Equipe 3: Anália Maria Marinho de Carvalho Amorim e Luiz Octavio Pereira Lopes de Faria e Silva (São Paulo).

Equipe 4
Equipe 4

Equipe 4: MVRF Arquitetura (Ricardo Jorge Pessôa de Melo E Flávia Pessoa de Melo), GAA Barcelona (Guitart Tarrés), Marcos Roger Berghänel. (Recife e Barcelona).


Sobre este autor
Cita: Joanna Helm. " Resultado do Concurso Internacional Estação Antártica Comandante Ferraz" 15 Abr 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/108961/resultado-do-concurso-internacional-estacao-antartica-comandante-ferraz> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.