O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. G///bang architectural concept
  6. 2008
  7. O Casarão / G///bang architectural concept

O Casarão / G///bang architectural concept

  • 17:00 - 12 Abril, 2013
  • Traduzido por Gica Fernandes
O Casarão / G///bang architectural concept
O Casarão / G///bang architectural concept, © Jesús Granada
© Jesús Granada

© Jesús Granada © Jesús Granada © Jesús Granada © Jesús Granada + 33

© Jesús Granada
© Jesús Granada

A Família - Um casal, um filho de sete anos, e um cachorro... que moravam pagando aluguel e decidiram investir suas economias em um terreno que já tinha uma casa construída, a meu ver, bastante "vulgar". Decidi não demoli-la, com o consentimento da família, evidentemente...Procuramos evitar a mediocridade, buscando o melhor e o pior.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

Como queriam que fosse sua casa?

Imaginamos uma residência de um só pavimento.

A transição entre o interior e o exterior deveria ser fluida, sem limites materiais.

Queríamos potencializar as relações interpessoais através do contato e domínio visual a partir de qualquer ponto da casa.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

O projeto -  Reforma e ampliação de uma residência unifamiliar já existente, localizada em um terreno de aproximadamente 1000 m²m em um região residencial composta predominantemente por casas unifamiliares isoladas em seus lotes.

A edificação existente era composta por duas partes: por um lado, um corpo principal na parte frontal do terreno, cuja planta tinha 10 x 12 metros, feita de alvenaria estrutural e cobertura em telhas árabes (porção que foi conservada); por outro lado, um pequeno anexo de 3 x 6 metros com cobertura plana (porção demolida na reforma).

© Jesús Granada
© Jesús Granada

Os elementos pré-existentes foram reconstituídos e conectados a uma nova estrutura horizontal que permitiu completar o programa. As alturas do conjunto variam, criando novas visuais e uma intensa conexão entre interior e exterior.

A setorização / circulações - O volume principal conservado abriga a porção diurna: lavabo, sala de estar, sala de jantar, cozinha, quarto de hóspedes, banheiro, sala de jogos, e lavanderia; já na estrutura conectada localizam-se: hall de acesso, garagem, academia, piscina coberta, quarto da criança, e uma pequena suite para o casal. A circulação é em "L", ao longo do perímetro interior da residência, porém, no volume principal conservado, esta se transforma em um espaço multifuncional e flexível, aproveitando a mobilidade das divisórias de madeira. As esquadrias de correr externas, de grandes dimensões, cobrem toda a fachada e permitem conectar visual e formalmente a residência com os pátios e espaços de jardim, eliminando a materialidade da transição entre o interior e o exterior.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

A qualidade formal | espacial | figurativa - Foi uma surpresa descobrir este conceito de "qualidade figurativa", que depende da condição tecnológica com que se constrói a forma e é, por sua vez, um criador de forma no terreno.

Do mesmo modo que forma e espaço não foram efeitos, mas conseqüências recíprocas, a figuração arquitetônica precedeu a expressão da forma.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

A geometria.- A edificação resultante não apresenta uma geometria reconhecível, ela segue o critério de subtração de matéria, e não de adição.

O material / cor - Os volumes conservados foram revestidos com argamassa de cal branca e as novas construções são de concreto armado branco. Nos revestimentos das esquadrias, coifas e calhas foi utilizado alumínio sem tratamento. A cor branca reforça a conseqüência recíproca entre espaço e forma.

© Jesús Granada
© Jesús Granada

O sistema energético - Foram acrescentados mecanismos que auxiliam na eficiência energética, como a utilização da geometria para alimentar o sistema ACS e o sistema de climatização, associada ao sistema de solo radiante.

Planta
Planta

Ver a galeria completa

Cita: "O Casarão / G///bang architectural concept" [El Caserón / G///bang architectural concept] 12 Abr 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Fernandes, Gica) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/107762/o-casarao-slash-g-slash-slash-slash-bang-architectural-concept> ISSN 0719-8906