O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Instalações Médicas
  4. Irlanda
  5. Grafton Architects
  6. 2012
  7. Escola de Medicina da Universidade de Limerick / Grafton Architects

Escola de Medicina da Universidade de Limerick / Grafton Architects

  • 21:00 - 11 Abril, 2013
  • Traduzido por Gica Fernandes
Escola de Medicina da Universidade de Limerick / Grafton Architects
Escola de Medicina da Universidade de Limerick / Grafton Architects, ©  Dennis Gilbert
© Dennis Gilbert

©  Dennis Gilbert © Alice Clancy ©  Dennis Gilbert ©  Dennis Gilbert + 18

  • Arquitetos

  • Localização

    Universidade de Limerick, Limerick, Irlanda
  • Arquitetos Responsáveis

    Shelley McNamara, Yvonne Farrell, Ger Carty, Philippe O’Sullivan, Matt McCullagh, Kieran O’Brien, Abi Hudson, David Healy, Simona Castelli, Kate O’Daly, Ciara Reddy, Paul O’Brien
  • Gerente de Projeto

    Kerin Contract Management
  • Engenharia Estrutural e Civil

    PUNCH Consulting Engineers
  • Área

    4300.0 m²
  • Ano

    2012
  • Fotografias

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Universidade de Limerick, no sudoeste da Irlanda, ocupa um grande território, antigamente uma propriedade rural, abrangendo ambos os lados do curso inferior do rio Shannon, o maior e mais longo do país. Parte de sua mais recente expansão para o norte deste grande rio é acessível através de uma ponte de pedestres a partir do campus existente e prevê a construção de um novo edifício para a Escola de Medicina, além de alojamentos para os estudantes que frequentam as instalações. Estas novas edificações destinam-se também a tratar de um grande espaço público aberto que acabará por se tornar o ponto focal para a expansão do campus para o Norte.

A vontade é combinar edifícios e residências do corpo docente de uma forma que incentive a sobreposição e contribua para a vida dos espaços públicos da Universidade.

Aspectos do caráter formal são derivados de uma interpretação do plano diretor do campus, que exige uma abordagem orgânica para a elaboração de espaços públicos, ao norte do rio Shannon. Aqui, o solo é inclinado e há rastros do padrão da paisagem agrária, ainda evidentes nas formas do antigo campo.

©  Dennis Gilbert
© Dennis Gilbert

Este novo conjunto de edifícios é combinado com três instituições existentes vizinhas: o Pavilhão dos Esportes, a Academia de Música e Dança Irlandesa e o Edifício das Ciências da Saúde, com o intuito de fazer um novo espaço público.

Os novos edifícios consistem em uma Faculdade de Medicina, três blocos de moradia estudantil e uma cobertura / pérgola para abrigo de  ônibus e bicicletas.

A Faculdade de Medicina, o último de uma série de volumes, atua como uma âncora em torno do qual os outros edifícios agora vagamente rotacionam. A linguagem da Faculdade de Medicina é a de uma instituição de ensino, enquanto as residências de estudantes aparecem como três grandes casas. O abrigo de ônibus em concreto,  as residências, juntamente com a Escola de Medicina conformam uma borda livre para o espaço público. O abrigo de ônibus, degraus e rampas vencem o nível para o pavilhão desportivo além.

© Alice Clancy
© Alice Clancy

O espaço central desce suavemente para o oeste. Três árvores de carvalho, assentos e degraus de pedra ocupam uma plataforma de nível central, fornecendo sutilmente um ponto focal para o exterior, fraturando nas extremidades para se conectar às residências, o parque de estacionamento e outros edifícios. As superfícies do espaço público movem-se do duro para o macio, espaços gramados inclinados para o sul, concebidos com e sem mobília para proporcionar lazer e permanência.

Os edifícios faceiam o espaço público, distinguindo-se pelo material.

O calcário é utilizado para representar a Escola de Medicina central "formal", fazendo referência ao território calcário do Condado de Clare onde este lado do campus está localizado. A parede de pedra é dobrada, perfilada e dividida em camadas, em resposta à orientação, sol, chuva, vento e atividades públicas. Uma colunata para os cantos sul e oeste age como um espaço de encontro e de entrada. Em contraste, as paredes norte e leste são mais sóbrias.

©  Dennis Gilbert
© Dennis Gilbert

Em resposta ao plano de fundo, a cobertura é modulada para iluminar os múltiplos espaços, incluindo a circulação central, os laboratórios clínicos, os corredores e um pequeno terraço.

Uma escada central aberta conecta todos os espaços principais, segmentados em todos os níveis do interior, concebido como um espaço social, com dimensões suficientes para parar e conversar ou se apoiar em uma balaustrada / prateleira e observar a atividade da entrada e outros espaços acima e abaixo.

©  Dennis Gilbert
© Dennis Gilbert

O tijolo segue através das residências dos edifícios de alojamento existentes. Aqui, o material é usado para conferir profundidade e as fachadas esculpidas profundamente fornecem uma forma de limite entre o interior doméstico e o espaço público. Todos os espaços abordam o espaço público para o sudeste com os quartos de estudo mais privados ao nordeste ou noroeste.

A galeria subterrânea das residências é esculpida fornecendo arcadas, permitindo o movimento de pedestres do parque de estacionamento e ônibus ao norte, bem como formando espaços sociais abrigados para os estudantes. Grandes portões abrem-se para os espaços de entrada dos blocos habitacionais onde escadas, elevador, depósitos de bicicletas e lavanderias comuns estão.

Student Housing Ground Floor Plan
Student Housing Ground Floor Plan

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola de Medicina da Universidade de Limerick / Grafton Architects" [University of Limerick Medical School / Grafton Architects] 11 Abr 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Fernandes, Gica) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/107719/escola-de-medicina-da-universidade-de-limerick-slash-grafton-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.