Museu Amparo / TEN Arquitectos

Museu Amparo / TEN Arquitectos

© Luis Gordoa © Luis Gordoa © Luis Gordoa © Luis Gordoa + 46

  • Arquitetos: TEN Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  12000
  • Fotógrafo Fotografias:  Luis Gordoa
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Hunter Douglas, Herman Miller, Acor, Krion, NewMat, Somfy, Spacesaver, Toto, Trox, VALVO, Vitra
  • Cliente:Fundación Amparo
  • Arquiteto Responsável:Enrique Norten
  • Equipe De Projeto:Enrique Norten, Salvador Arroyo, Carlos Salas, Alejandro Solis, Marisol Moreno, Daniel Hernández, Omar Barcenas, Luis Farfán, Farid Hernandez
  • Cidade:Puebla
  • País:México
Mais informaçõesMenos informações
© Luis Gordoa
© Luis Gordoa

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício do Museo Amparo está localizado no centro histórico da cidade de Puebla. O museu está conformado por vários edifícios coloniais de grande valor histórico.

Atualmente, o museu conta com uma coleção permanente de 4800 peças pré-hispânicas, algumas entregadas a custódia pelo Instituto Nacional de Antropologia e História e outras de coleções privadas. Também há a coleção permanente de arte do reinado e uma outra de arte contemporânea com pinturas de artistas destacados como Javier Marín, Frida Kahlo, Diego Rivera, Vicente Rojo, Manuel Felguérez, e esculturas de Sebastián.

Planta Nivel 1
Planta Nivel 1

Croquis 3Croquis 2Corte 3Planta Nivel 2+ 46

Para o projeto de remodelação e ampliação do edifício levou-se em conta diversos critérios, entre os quais se destacam:

Modernização arquitetônica dos espaços e de seu roteiro museográfico: planeja-se utilizar a nova proposta de desenho para modernizar a forma de exibir e navegar pelas diferentes coleções do museu. De modo que a intercomunicação seja conduzida entre elas mas, ao mesmo tempo, surjam de maneiras independentes e sejam desfrutadas, sem a intervenção de passagens por outras coleções para chegar à desejada.

Cortesía de Museo Amparo
Cortesía de Museo Amparo
Cortesía de Museo Amparo
Cortesía de Museo Amparo

Da mesma forma, se planeja uma nova forma de intercomunicação dos serviços do museu para separar os aspectos públicos dos privados e torná-lo mais eficiente.

Criar mais espaços de exposições temporais: o museu deseja se manter na vanguarda e numa renovação constante que apoie um dos objetivos mais importantes: o serviço social, educativo e cultural. Com a soma destes novos espaços, este propósito segue seu caminho.

Croquis 2
Croquis 2
Axonométrica
Axonométrica

Modernização dos sistemas de instalações eletromecânicas, mediáticas e estruturais: devido à historia do museu, sua idade, as diferentes intervenções, o uso contínuo que possui, seu valor histórico e o interesse do cliente em preservar este legado, é importante renovar, melhorar e determinar o estado atual dos diversos sistemas de instalações e, sobretudo, estruturais. Esta intervenção arquitetônica proposta, inclui a oportuna manutenção do edifício em sua totalidade.

Render
Render

Beneficiar ao usuário das vistas que existem na cobertura do edifício: criando terraços exteriores e jardins, o visitante será motivado a conhecer outro aspecto da cidade de Puebla, deslumbrando-se das magníficas vistas das diversas cúpulas, torres, igrejas e paisagem natural. Experiências que ainda não foram exploradas em nenhum lugar da cidade.

© Luis Gordoa
© Luis Gordoa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:-

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu Amparo / TEN Arquitectos" [Museo Amparo / TEN Arquitectos] 10 Abr 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-107677/museu-amparo-slash-ten-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.