Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

RIA Rural / Ludens + R arquitectos

RIA Rural / Ludens + R arquitectos

© Ramiro Chaves © Ramiro Chaves © Ramiro Chaves © Ramiro Chaves + 12

Projeto - arquitetura como ferramenta educativa:

O projeto de RIA rural (Rede de Inovação e Aprendizagem) se coloca como um projeto modelo que pode ser reproduzido e adaptado a diferentes áreas do México. O programa se organiza a partir de três paredes. Uma delas contém o programa de administração, outra delas contém o programa educativo e a terceira contempla os serviços e programas mais flexíveis que se adaptarão a cada comunidade.

© Ramiro Chaves
© Ramiro Chaves

Modelo de reprodução - a flexibilidade do diagrama 

O modelo se apresenta como um diagrama Venn, em que cada parede cria um raio de ação. A localização, extensão e orientação de cada parede pode mudar de acordo com cada terreno sem perder sua relação original. Conseqüentemente, o modelo permite uma flexibilidade entre regiões, variando entre comunidades, sem perder a relação espacial entre cada um dos espaços que conformam o modelo.

Corte
Corte

Materialidade rígida e suave

Cada parede é criada a partir de estruturas de concreto cujos fechamentos variam de acordo com a disponibilidade de materiais em cada região. O programa de cada parede é construído a partir de volumes de materiais mais leves (como por exemplo madeira) que se se aderem à parede. Deste modo, cria-se uma arquitetura - esqueleto, que proporciona estrutura para o conjunto, e outra arquitetura - músculo, que dá conteúdo à escola.

© Ramiro Chaves
© Ramiro Chaves

Espaços "entre"

Sendo um projeto rural, em que a paisagem apresenta um papel indispensável na educação da comunidade, o projeto se organiza de modo que grande parte de seu programa aconteça entre a construção. Novamente aproveitando o diagrama de Venn, em que os círculos se sobrepõem, cada parede cria uma área em seu redor que expande o programa, contagiando outras áreas e sendo contagiada pelo raio de abrangência das outras paredes, gerando, ao fim, programas mistos. Deste modo, a parede da administração se expande em direção à parede de programas comunitários para formar um auditório informar. A parede de programas comunitários se estende até a parede educativa, conformando uma horta onde pode-se aprender horticultura. E, finalmente, a parede educativa cria uma sala de aula externa que também estende a recepção da parede administrativa.

© Ramiro Chaves
© Ramiro Chaves

Primeira construção do RIA rural

O primeiro centro foi construído em San Felipe del Progreso, no México. O terreno tem uma superfície de 400 m² e  a construção tem 240 m² de área. As paredes foram preenchidas com blocos e pintura de geso (como se observa na maior parte das construções da região) e tijolos queimados nas áreas externas. As salas de aula foram construídas com uma estrutura de madeira recoberta com uma lâmina translúcida branca. Os banheiros secos, assim como o mobiliário, foram construídos com a madeira das formas do concreto. O programa comunitário deste centro consiste em uma cozinha com fogão a lenha, construída pela própria comunidade para aumentar a eficiência das cozinhas locais.

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Estado do México, México

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "RIA Rural / Ludens + R arquitectos " [RIA Rural / Ludens + R arquitectos ] 09 Abr 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/107377/ria-rural-slash-ludens-plus-r-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.