O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Instituto
  4. Espanha
  5. Ecoproyecta
  6. 2009
  7. Novas Salas de Aula para a Faculdade de Economia da Universidade de Múrcia / Ecoproyecta + Ad-hoc msl

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Novas Salas de Aula para a Faculdade de Economia da Universidade de Múrcia / Ecoproyecta + Ad-hoc msl

Novas Salas de Aula para a Faculdade de Economia da Universidade de Múrcia / Ecoproyecta + Ad-hoc msl
Novas Salas de Aula para a Faculdade de Economia da Universidade de Múrcia / Ecoproyecta + Ad-hoc msl, © Gabriel López
© Gabriel López

© Gabriel López © Gabriel López © Gabriel López © Gabriel López + 31

  • Arquitetos

  • Localização

    Murcia Espanha
  • Arquitectos a Cargo

    Pablo Carbonell Alonso, J.A. Sánchez Morales, M. Mesa del Castillo Clavel, Ricardo Crespi, Juli Novau Mañogil, Luis Miguel Guzmán Sánchez, Laura Ortín, Jiménez, Blanca de Juan Bayan
  • Acústica

    Bioingeniería
  • Cálculo estrutural

    David Boixader
  • Construtora

    Guifersol
  • Promotor

    Universidade de Múrcia
  • Área

    472.0 m2
  • Ano do Projeto

    2009
© Gabriel López
© Gabriel López

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de oito novas salas de aula para a Faculdade de Economia e Empresa da Universidade de Múrcia, resultado da colaboração entre Ecoproyecta e Adhoc msl, desde sua origem, segue critérios de sustentabilidade quanto a eficiência energética e a seleção de materiais.

© Gabriel López
© Gabriel López

O edifício original foi projetado e dirigido em colaboração com os estúdios Adhoc msl e o do arquiteto Enrique Carbonell no final dos anos 1990. O esquema geral do edifício é resolvido em quatro blocos de salas de aulas e serviços com orientação leste-oeste que se cruzam com peças de comunicação perpendiculares a esta, com orientação norte-sul.

© Gabriel López
© Gabriel López

Alguns anos depois, a Universidade de Múrcia estabeleceu a ampliação de novas salas de aula que seguiam os critérios para espaços de educação definidos na Declaração de Bolonia (flexibilidade de organização, espaços menores, menos alunos por professor, integração das novas tecnologias, etc.). A estes critérios, Ecoproyecta adicionou os de construção sustentável, para conquistar um espaço saudável, confortável e de menor necessidade energética para seu funcionamento. Para sua construção foram eleitos os patamares que o edifício originalmente deixava abertos para conformar a praça interna. As salas de aula ocupam parcialmente estes alpendres, mantendo a possibilidade de circular pela praça e revitalizando o uso desta, já que o acesso às salas de aula é realizado partindo do espaço exterior, aproveitando o clima favorável de Múrcia

© Gabriel López
© Gabriel López

A intenção era entender essa ampliação pelo o que ela realmente era: um novo elemento que se anexa a um edifício existente. Portanto, longe de imitar a solução construtiva de aço e concreto da faculdade, resultou, tanto formal como construtivamente, de maneira independente.

© Gabriel López
© Gabriel López

As novas salas de aula seguem a filosofia de montagem rápida e a seco, com uma estrutura de madeira laminada e painéis pré-fabricados de madeira-cimento no exterior e de micro-placa prensada no interior. O isolamento térmico é resolvido pelo uso de cortiça natural e fibra de cânhamo. Estas placas de cortiça natural solucionam também as condições acústicas, tanto de isolamento como de reverberação, necessárias para dar conforto as salas.

© Gabriel López
© Gabriel López

A falta de inércia térmica por utilizar um sistema de construção rápido é compensada com grossas camadas de isolantes. Cada fachada tem 8 cm de espessura de fibra de cânhamo e 4cm de cortiça natural. Somado a isto, a capacidade isolante das placas de madeira geram uma baixíssima condutividade térmica. Assim, graças à baixa inércia e condutividade térmicas, as salas de aula atingem a sua temperatura de conforto rapidamente.

Planta
Planta

A ventilação e iluminação são resolvidas de modo sutil, aproveitando que as novas salas de aula têm saída para o exterior em todo o perímetro, onde algumas aberturas são locadas nas fachadas norte e sul para facilitar a ventilação cruzada e a iluminação natural perpendicular. Estas aberturas se materializam com clarabóias, que dão a imagem característica ao projeto.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Ecoproyecta
Escritório
Ad-hoc msl
Escritório
Cita: "Novas Salas de Aula para a Faculdade de Economia da Universidade de Múrcia / Ecoproyecta + Ad-hoc msl" [Nuevas Aulas para la Faculta de Economía de la Universidad De Murcia / Ecoproyecta + Ad-hoc msl] 31 Mar 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Márquez, Leonardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/106433/novas-salas-de-aula-para-a-faculdade-de-economia-da-universidade-de-murcia-slash-ecoproyecta-plus-ad-hoc-msl> ISSN 0719-8906