O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. eVolo 2013 Skyscraper Competition Winners

eVolo 2013 Skyscraper Competition Winners

eVolo 2013 Skyscraper Competition Winners
1° Lugar / Derek Piozzi / Estados Unidos
1° Lugar / Derek Piozzi / Estados Unidos

Organizado em 2006 pela eVolo Magazine, a Skyscraper Competition reconhece ótimas ideias para viver verticalmente. Depois de revisar mais de 600 projetos de 83 países diferentes, os vencedores da eVolo 2013 Skyscraper Competition foram anunciados.

O pimeiro lugar foi dado à Derek Pirozzi, dos Estados Unidos, atualmente um estagiário na Olson Kundig Architects. O segundo lugar foi para DariusMaïkoff e Elodie Godo, da França. E o terceiro lugar foi ocupado por Ting Xu e Yiming Chen, da China.

1° Lugar / Derek Piozzi / Projeto Umbrella

Durante as últimas decádas de aquecimento global, as calotas polares têm experenciado severas elevações de temperatura fque afinam, fraturam e, finalmente, derreta as plataformas de gelo do norte e do sul do planeta. A reconstrução das camadas árticas é o principal objetivo desta proposta, que resfriaria a superfície da Terra, reduzindo o ganho de calor em regiões árticas vulneráveis.

A super-estrutura flutuante do 'Guarda-Chuva Polar” funciona como um exmplo para a contínua prevenção contra o esgotamento da região ártica. Através de sua dessalinização e instalações de energia, este arranha-céu ártico funciona como uma metrópole flutuante equipada com laboratórios de pesquisa da NOAA (Natinal Oceanic and Atmospheric Administration), estações de energias renováveis, casas no estilo dormitórios, atrações eco-turisticas, e habitats apropriados para a vida selvagem. Várias dessas estrututas serão localizadas estratégicamente nas áreas mais afetadas. 

1° Lugar / Derek Piozzi / Estados Unidos
1° Lugar / Derek Piozzi / Estados Unidos

A água salgada seria usada para produzir uma fonte de energia renovável, através uma usina de energia osmótica (potencial gradiente de salinidade) alojada dentro do núcleo do edifício. Além disso, a cobertura imensa presente na estrutura permite a redução de ganho de calor na superfície ártica ao mesmo tempo que capta a energia solar. A camada externa do “guarda-chuva” é térmica e ostenta uma série de módulos, compostos por um sistema de tubulação de polietileno que bombeia a água salobra. Finalmente, o “Guarda-Chuva Polar” seria capaz de regenerar as calotas usando câmaras de captação que congelam a água do oceano.

2° lugar/ Darius Maïkoff e Elodie Godo/ França

2° lugar/ Darius Maïkoff e Elodie Godo/ França
2° lugar/ Darius Maïkoff e Elodie Godo/ França

O Phobia Skyscraper é uma nova forma de desenvolvimento residencial suburbano modular para a cidade de Paris, na França. Ele está localizado sobre o "Petite Ceinture", uma antiga zona industrial com excelente vista da cidade e guarnecido por uma extensa rede de transporte. 

Duas main ground slabs e uma estrutura de torre vazada, construidas com materiais industriais reciclados, mantem unidades prefabricadas empilhadas para a utilização de um sistema hidraulico único, mas são rotacionadas para abrirem-se para os espaços verdes externos.

2° lugar/ Darius Maïkoff e Elodie Godo/ França
2° lugar/ Darius Maïkoff e Elodie Godo/ França

Estas áreas comuns, ou "nuclei centers" são equipadas com telas que fornecem feedback em tempo real para os moradores sobre questões sociais da comunidade, mensagens e taxas de ocupação da estrutura. Estes espaços também contém equipamentos de coleta de água e painéis de energia solar.

Apesar de seu esqueleto sólido, o a Phobia Skyscraper e suas unidades modulares são projetados para evoluir junto com sua sociedade. Suas matérias-primas são subprodutos de abandono e de reciclagem; o edifício em si poderia ser abandonado e, mais uma vez revitalizado, dependendo dos desejos e necessidades de seus moradores.

3° Lugar / Ting Xu e Yiming Chen / China

3° Lugar / Ting Xu e Yiming Chen / China
3° Lugar / Ting Xu e Yiming Chen / China

O rápido aumento populacional nas grandes cidades ao redor do mundo tem levado a investimentos improdutivos e sérios problemas de planejamento urbano, incluindo a falta de infraestrutura, habitação e áreas de lazer. Em Pequim, uma grande parte do centro histórico foi demolido.

Uma maneira de reverter a escassez de areas de lazer e espaços verdes, para o deleite pelos moradores dessa cidade cada vez mais lotada, é um arranha-céu que flutua acima da terra, levando o novo desenvolvimento urbano para o céu. O Light Park flutua graças a um grande balão em forma de cogumelo, cheio de gás hélio em sua parte superior, e hélices movidas por energia solar logo abaixo desta estrutura inflada. Plataformas programáticas que hospedam parques, campos desportivos, estufas, restaurantes, e outros usos são suspensas na parte superior da estrutura por cabos de aço reforçado, com ventiladores nas plataformas em diferentes direções em torno do recipiente esférico para equilibrar o seu peso. Suas lajes são também escalonadas para permitir a máxima exposição à luz solar em cada nível.

3° Lugar / Ting Xu e Yiming Chen / China
3° Lugar / Ting Xu e Yiming Chen / China

Painéis solares translúcidos cobrem a parte superior do arranha-céu para que possa abastecer enegeticamente ao restante da construção, e coletores de água, também localizados no topo, com precipitação direta para os filtros, enviam água limpa por toda a estrutura.

Apesar de não resolver completamente o tráfego intenso e os problemas de superpopulação em Pequim, o Light Park pode retornar valiosos espaços verde para a comunidade,e também ajudar a reduzir a poluição que vem se intensificando- com parques e jardins que flutuam no céu acima da cidade, o ar se tornaria parcialmente limpo.

Sobre este autor
Sebastian Jordana
Autor
Cita: Jordana, Sebastian. "eVolo 2013 Skyscraper Competition Winners" [eVolo 2013 Skyscraper Competition Winners] 24 Mar 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/105103/evolo-2013-skyscraper-competition-winners> ISSN 0719-8906