O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Reabilitação
  4. México
  5. Cherem Arquitectos
  6. 2012
  7. Downtown / Cherem Arquitectos

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Downtown / Cherem Arquitectos

Downtown / Cherem Arquitectos
© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

© Jaime Navarro © Jaime Navarro © Jaime Navarro © Jaime Navarro + 23

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está localizado próximo de ' El Zocalo’, bem no coração da antiga cidade onde os Astecas primeiro se estabeleceram, o local é também onde os espanhóis construíram suas igrejas e palacetes utilizando pedras que eram das antigas pirâmides Astecas.

Downtownestá onde outrora era um magnífico palacete, testemunha da arquitetura do século XVII. Conhecido como o “Palacio de los Condes de Miravalle”, as paredes de rochas vulcânicas vermelhas, as múltiplas portas, as janelas com caixilharia em pedra, e os tijolos feitos à mão, junto com seus pátios gloriosos e a espectacular escada feita em pedra conferem ao edifício uma amostra única do estilo vice-régio mexicano

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

O edifício preservou a fachada original e as paredes principais, e apesar de ter-se aproveitado da distribuição geral do espaço, uma nova ordenação com um olhar comtemporâneo foi proposto, atribuindo uma nova identidade e caráter ao edifício.

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

O programa arquitetônico é original e inovador, com uma combinação de hotel de luxo e albergue dentro do mesmo edifício. Ambos os conceitos são espacialmente separados, sendo trabalhados como dois elementos diferentes.

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

O andar de acesso acolhe o visitante num pátio interno de altura tripla, uma clara representação da importância da herança colonial. O andar térreo possui ainda dois outros pátios internos, que separam os espaços e contornam os corredores, fazendo um apelo às Haciendas.

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

Os pátios são os principais distribuidores do espaço, permitindo iluminação e ventilação natural dentro do hotel e consequentemente diminuindo o uso de energia, luz artificial e ar condicionado. Os quartos dos hóspedes estão localizados no primeiro e segundo andar. Estão desenhados em tons neutros, mas recebem alguns itens para apimentar sua composição, como luminárias retrôs e móveis assinados por grandes designers.

O tijolo vermelho tradicional é protagonista ao longo dos ambientes internos. Se aproveitando da nobreza deste material, os arquitetos criaram um elemento entrelaçado que é constante nos quartos, no mobiliário e nas paredes. A cobertura possui restaurante e piscina, proporcionando vistas panorâmicas da cidade e também coroando o projeto.

Planta
Planta

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Downtown / Cherem Arquitectos" [Downtown / Cherem Arquitectos] 24 Mar 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/105048/downtown-slash-cherem-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.