Tecnologia e Arquitetura: Poliedro

Esta semana em nossa série de Tecnologia e Arquitetura apresentamos Poliedro, grupo conformado por dois sócios espanhóis Ignacio Alvarez-Monteserín e Jaime López, que iniciaram o escritório pela necessidade de representar seus próprios projetos na universidade.

Desde então, Poliedro estabeleceu uma gama fixa de clientes importantes, permitindo a consolidação desta dupla, cuja equipe vai crescendo à medida que se enfrentam novas propostas.

A seguir, uma exclusiva entrevista e uma seleção de suas melhores imagens.

1.Quando começaram a trabalhar o tema da vizualização de arquitetura? 

Poliedro Estudio é formado por Ignacio Alvarez-Monteserín , que funda o grupo em 2008 e Jaime López, que se une a ele em 2010. Ambos começamos nossa jornada no mundo 3D por nossa profissão de arquiteto, como forma de sobrevivência, primeiro com nossos próprios projetos e os de nossos amigos e, em seguida, de forma profissional fazendo colaborações com arquitetos (Jaime desde 2001 e Ignacio desde 2005). Antes de montar a agência também tivemos a oportunidade de trabalhar em diferentes estúdios de arquitetura, como Allende arquitectos, Vidal y asociados arquitectos, Andrés Perea ou ACM. Coincidimos como membros do coletivo Estudio Leon 11, o qual ainda somos parte e onde estamos atualmente.

Centro de Esportes em Ho Chi Minh.2012. Arquitetos: ACXT

 2.São arquitetos?

Sim. Consideramos que a formação de arquiteto é importante na hora de compreender os projetos de nossos clientes e potencializar suas  características mais significativas. Além disso, normalmente acabamos participando das decisões de projeto, seja oferecendo a ferramenta 3D para provar determinados elementos arquitetônicos (fachadas, materiais, volumes, etc) ou simplesmente improvisando em tudo aquilo que o cliente “ainda não tinha se dado conta”.  

Sede do Festival de Cinema de Valladolid. 2010. Arquiteto:JR

3.Porque o trabalho de visualização em arquitetura é tao fascinante

A computação gráfica permite-nos entrar em contato com bastantes projetos, e muitos projetos diferentes e, claro, ver como funcionam por dentro grandes escritórios de arquitetura que sempre tinha nos interessado, como no caso de Herreros Arquitectos,  Rubio y Alvarez Sala, AMP ou ACXT-IDOM.  É um trabalho muito divertido e gratificante, que permite demonstrar, em tempo recorde, como serão os projetos que até então estavam apenas no papel (na verdade no computador).

Cidade do Pop de Kaohsiung. 2010. Arquitetos: Made In architects. Modelo: Manuel A-Monteserín

 4.Como poderia resumir seu trabalho?

Resumindo, diríamos que o trabalho é muito intenso, divertido e cansativo. Normalmente, trata-se da repetição de um processo que quase sempre segue os mesmos passos:

-1) Leitura das plantas e compreensão do projeto, muitas vezes em uma reunião com o cliente.

-2) Organização interna dos horários e da equipe de colaboradores que irão participar. Apesar de parecer que Estudio Poliedro possui duas pessoas como titulares, em muitos casos há o envolvimento da experiência de muitas pessoas, principalmente membros do Estudio Leon 11.

-3) Modelação do projeto

-4) Seleção dos pontos de vista que mais favorecem o projeto (muitas vezes forçando limites absolutos do ângulo da câmera).

-5) Iluminação e aplicação de texturas. Neste ponto o cliente é instigado a ter que definir os materiais.

-6) Renderização (de 2 à 6 horas, possível somente à noite)

-7) Pós-produção, que é a etapa onde se revela como será o ambiente, coloca-se pessoas e crianças felizes, e dá-se os últimos retoques e ajustes de luz e cor para que se possa finalizar a imagem.

-8) Mudanças e correções do cliente. Ainda que se tente manter um feedback com o cliente durante todo o processo, é na seleção de vistas e a partir da imagem pós-produzida onde mais se intervém e se modifica o resultado final ao gosto do cliente. A duração de todo o ciclo depende de muitos fatores, mais não costuma durar mais de 10 dias.

Concurso Café Cultural em Sevilla.2011. Arquitetos: Ladoblanco

 5. Arquiteto favorito? 

Ignacio: Não poderia dizer apenas um, mas seria uma colagem entre Miralles, Van Verkel, Scharoun, Bjarke Ingels e os projetistas de cenários de Star Wars.
Jaime: Alvar Aalto e Scharoun também. 

Concurso Cúpula da Tecnologia. 2012. Arquitetos: Herreros arquitectos+Francisco Mangado

 6.Obra favorita? 

Ignacio: A Estrela da Morte, aquela de Star Wars, não aquela do OMA. 

Jaime: Kaleva Church, de Reima e Raili Pietïla 

Projeto VLS.2012. Arquiteto: Manuel Dominguez (ZULOARK)

 7.Artista Visual ou agência de visualização favorita? 

Ignacio: Lebbeus Woods 

Jaime: Pixar! E também as infografias de arquitetura do noruegueses do MIR.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Molinare, Alexandra. "Tecnologia e Arquitetura: Poliedro" [Visualización en Arquitectura: Poliedro] 23 Mar 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Britto, Fernanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-105008/tecnologia-e-arquitetura-poliedro> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.