O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. França
  5. Benjamin Fleury
  6. 2013
  7. Centro de Transição de 24 habitações em Rambouillet / Benjamin Fleury

Centro de Transição de 24 habitações em Rambouillet / Benjamin Fleury

Centro de Transição de 24 habitações em Rambouillet / Benjamin Fleury
Centro de Transição de 24 habitações em Rambouillet / Benjamin Fleury, © David Boureau
© David Boureau

© David Boureau © David Boureau © David Boureau © David Boureau + 13

© David Boureau
© David Boureau

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este centro de transição tem 19 apartamentos, com um ou dois dormitórios, 4 salas de emergência independentes e um escritório para um assistente social.

© David Boureau
© David Boureau

Se a primeira vocação de um centro de transição é o de apoiar e reintegrar pessoas enfraquecidas e isoladas, para que essas possam retornar a uma vida social, o conceito ambiental do edifício também participa dessa função, articulando as ações sociais e ambientais.

Plantas
Plantas

A posição do edifício, dentro da praça, ao longo das duas ruas, cria um jardim ensolarado protegido das contaminações acústicas das ferrovias. O jardim é o centro do projeto social. Com hortas, arbustos e árvores frutíferas. Ele irá fornecer aos usuários uma atividade coletiva: recolher "o fruto de seu trabalho". Um voluntário da associação dos jardins familiares de Rambouillet  regularmente vai ao centro para realizar oficinas de jardinagem para ajudar os inquilinos em sua inclusão social. A retenção de águas de chuva para a rega, bem como um composto coletivo irá assegurar uma gestão ambiental deste coração verde.

© David Boureau
© David Boureau

A instalação bioclimática possui uma distribuição rigorosa dentro do programa. As salas de estar e os dormitórios abrem generosamente para o Sul (fachada que recebe mais sol no hemisfério norte), assim, a luz passa a ser utilizada de forma terapêutica. Na fachada norte, as casas de banho, as salas técnicas e as decolagens. Os patamares é utilizado ​​como um lugar público para facilitar os encontros entre pessoas, para desenvolver uma forte ligação social entre os usuários, e para convidá-los a descer na enfermaria em vez de trancar-se em seu quarto. Portanto, a escadaria se abre para um espaço vazio colocado em relação a vários níveis. O espaço é banhado por luz e oferece vistas sobre ferrovias como sinal de um novo começo.

© David Boureau
© David Boureau

O prédio tem o selo "Housing and Environment profile A" e possui um tratamento térmico reforçado. Metade da água quente é produzida por painéis solares. Cada apartamento possui suas medidas de água, eletricidade e aquecimento com pontos regulares de consumo para dar responsabilidades a cada pessoa por seu retorno futuro na vida social.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Transição de 24 habitações em Rambouillet / Benjamin Fleury" [Transition Centre of 24 housing in Rambouillet / Benjamin Fleury] 30 Mar 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/104347/centro-de-transicao-de-24-habitacoes-em-rambouillet-slash-benjamin-fleury> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.