O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Argentina
  5. Estudio Galera
  6. 2011
  7. Casa Wanka / Galera Estudio

Casa Wanka / Galera Estudio

Casa Wanka / Galera Estudio
Casa Wanka / Galera Estudio, © Diego Medina
© Diego Medina

© Diego Medina © Diego Medina © Diego Medina © Diego Medina + 43

  • Arquitetos

    Galera Estudio
  • Localização

    Cariló, Argentina
  • Arquiteto Encarregado

    Ariel Galera
  • Equipe de Projeto

    Horacio Riga, Diego Ballario, Veronica Coleman
  • Estrutura

    Carlos Bereilh
  • Superfície do Terreno

    1,000 m2
  • Área

    470.0 m2
  • Ano Projeto

    2011
  • Fotografias

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma residência de férias pensada como um lugar onde acontecem coisas, um local para recreação, espaços lúdicos onde família e amigos se encontram para descansar.....ainda que isso não signifique estar quietos. 

© Diego Medina
© Diego Medina

A habitação, implantada à 100 metros do mar na cidade balneária de Cariló - distante 400km da capital federal - se alimenta e inspira do lugar onde está localizada. É por isso que o programa foi disposto no lote de modo a aproveitar ao máximo as vistas do entorno e o ótimo isolamento.

© Diego Medina
© Diego Medina

Aos fundos, o mar e na frente, a floresta. Um lugar calmo no verão, quando as temperaturas chegam próximas aos 40 graus e muito difícil no inverno, quando chegam a registrar temperaturas inferiores a 6 graus negativos.  

© Diego Medina
© Diego Medina

A residência foi implantada nos fundos do lote. Deste modo, a habitação se aproxima da praia e gera na frente espaços destinados  para se desfrutar ao ar livre. Os níveis originais do terreno e a distância da rua fazem com que estas atividades não fiquem expostas à vista dos transeuntes. 

© Diego Medina
© Diego Medina

As instalações de serviços e salão de jogos ficaram semi-enterradas, sem fazer grandes movimentações de areia - respeitando a topografia original do terreno. 

© Diego Medina
© Diego Medina

A sala de jantar  e estar se abre em três faces de modo a incorporar a floresta ao interior da residência. Desta forma, a linha divisória entre fora e dentro fica diluída. A cozinha se posiciona como um tampão ao sul.  A churrasqueira, como uma extensão natural do interior, está diretamente relacionada com a piscina. Para os fundos, a sala de jantar se abre para um terraço íntimo e mais abaixo, no nível natural do terreno se encontra uma lareira como espaço de reunião próximo ao fogo. 

© Diego Medina
© Diego Medina

Uma caixa branca que sobrevoa na frente contêm os dormitórios, é o pavimento para o descanso. Referindo-se a um periscópio, a caixa voa cobrindo o terraço íntimo da sala de jantar e a frente, cobrindo a área da churrasqueira, a caixa flutua sobre  tudo e todos até apoiar em uma coluna que descarrega as cargas estruturais ao lote, desaparecendo de frente a um espelho d'água. 

© Diego Medina
© Diego Medina

No topo, o último nível é inteiramente dedicado ao lazer. Concebido para realizar atividades tanto internas como externas, um mirante de 360 graus permite ver o mar ao leste, a floresta a oeste, enquanto as silhuetas das construções  de uma cidade vizinha ao norte se recortam difusas .

© Diego Medina
© Diego Medina

A arquitetura gera sensações não só ao apreciar o construído mas também ao percorrer os espaços. Na Residência Wanka buscou-se, através de um caminho, gerar diferentes situações. Uma rampa nos conduz ao acesso enquanto reconhecemos o entorno enquanto subimos - o parque, a floresta, a piscina, espelhos d'água e o som dela, o reflexo do sol na água e no concreto - sempre caminhando ao redor da coluna. Ao aproximar, valorizamos a coluna e nos tornamos conscientes de sua escala.  À medida que chegamos à porta a altura se reduz, nos contentamos, podemos entrar. 

© Diego Medina
© Diego Medina

Colocamos a experiência de chegar à casa através de um percurso necessário onde vamos incorporando progressivamente a floresta, a água, o ar marinho e assim vamos gerando um estado de prazer, deixando para trás a rotina, o stress e o caos da vida nas grandes cidades. A ideia é nos conscientizar do lugar onde estamos, estar de férias antes mesmo de entrar na residência. 

Planta
Planta

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Estudio Galera
Escritório
Cita: "Casa Wanka / Galera Estudio" [Casa Wanka / Galera Estudio] 18 Mar 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/103651/casa-wanka-slash-galera-estudio> ISSN 0719-8906