O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura De Uso Misto
  4. Espanha
  5. Toyo Ito AA + Fermín Vázquez (b720 Arquitectos)
  6. 2010
  7. Torres Porta Fira / Toyo Ito AA + Fermín Vázquez (b720 Arquitectos)

Torres Porta Fira / Toyo Ito AA + Fermín Vázquez (b720 Arquitectos)

  • 11:50 - 16 Março, 2013
Torres Porta Fira / Toyo Ito AA + Fermín Vázquez (b720 Arquitectos)
Torres Porta Fira / Toyo Ito AA + Fermín Vázquez (b720 Arquitectos), © Nils Becker, Toyo Ito AA
© Nils Becker, Toyo Ito AA

© Nils Becker, Toyo Ito AA © Nils Becker, Toyo Ito AA © Nils Becker, Toyo Ito AA © Nils Becker, Toyo Ito AA + 26

© Nils Becker, Toyo Ito AA
© Nils Becker, Toyo Ito AA

As prioridades chaves por trás deste projeto arquitetônico de Toyo Ito e b720 Arquitectos, encabeçados por Fermín Vázquez, estão a dialogar com o entorno imediato e servir como uma porta de entrada para as cidades de L'Hospitalet de Llobregat e Barcelona a partir do Aeroporto Internacional El Prat.

© Nils Becker, Toyo Ito AA
© Nils Becker, Toyo Ito AA

O projeto consiste em duas torres diferenciadas que se envolvem em um diálogo sutil. Apesar do claro contraste entre os edifícios em termos de forma, a relação que estabelecem é harmônica e complementar. Os edifícios (cada um com 110 m de altura) desempenham um papel altamente simbólico como homenagem às históricas Torres de Veneza que ficam na entrada do centro de exposições localizado perto da Plaza España, em Barcelona.

© Nils Becker, Toyo Ito AA
© Nils Becker, Toyo Ito AA

Geometria Variável

A torre do hotel foi projetada com uma forma orgânica e parece mudar quando se move em torno dela. Dada à complexidade geométrica do edifício, a fachada é dividida em duas peles. A pele interior é um envelope fechado com base em uma solução de parede de cortina de luz com alumínio e painéis de vidro projetados para cumprir plenamente todos os requisitos acústicos, térmicos e de vedação. A fachada exterior age como uma segunda pele que proporciona textura e acomoda a geometria variável da torre. A pele é composta de tubos de alumínio independentes cujas extremidades estão ligadas à esfera e ao soquete de articulações que permitem a torção desejada.

© Nils Becker, Toyo Ito AA
© Nils Becker, Toyo Ito AA

A relação entre as articulações da esfera e soquete, os tubos de alumínio, bem como a estrutura de suporte é o que permite que toda a superfície da fachada se adapte de forma gradual e contínua, expressando o movimento de rotação, e de crescimento, conforme a torre se ergue. A torre é dividida em três terços. A geometria dos dois terços inferiores é baseada na rotação e deslocamento variável, enquanto no terço superior, o planta é “deformada” para aumentar sua área e o perímetro da torre.

© Nils Becker, Toyo Ito AA
© Nils Becker, Toyo Ito AA

Prédio Comercial

O edifício de escritórios - ortogonal em forma e perpendicular ao eixo central da Plaza Europa (a 30º da Gran Vía) - marca o fim da praça e se engaja em um diálogo com as estruturas limítrofes simetricamente localizadas no outro lado da Gran Via (duas torres ortogonais perpendiculares ao eixo). Isto é ainda mais evidente uma vez que, quando o núcleo do edifício de escritórios atinge a fachada, esta é cortada por um plano vertical que é invisível alinhado com o eixo central da Plaza Europa.

© Nils Becker, Toyo Ito AA
© Nils Becker, Toyo Ito AA

A torre de escritórios complementa e responde à torção e movimento do edifício do hotel. À primeira vista, isto parece ser um volume puro com uma parede de cortina de vidro ligeiramente recuada em relação à laje. No entanto, o núcleo vermelho vertical do edifício, situado em sua extremidade na planta do térreo, é orgânico em forma e reflete a estrutura da torre do hotel. As duas torres estão também ligadas por um átrio compartilhado. A grande base se junta às torres e amplifica o impacto de sua estrutura.

O visual único dos edifícios, combinado com a sua m de altura 110 e uma área total construída de 80.108 m², torna o projeto um novo marco para a Plaza Europa e da cidade de L'Hospitalet de Llobregat, e um ponto de referência claro no skyline de Barcelona.

Corte
Corte

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Toyo Ito AA + Fermín Vázquez (b720 Arquitectos)
Escritório
Cita: "Torres Porta Fira / Toyo Ito AA + Fermín Vázquez (b720 Arquitectos)" 16 Mar 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/103082/torres-porta-fira-slash-toyo-ito-aa-plus-fermin-vazquez-b720-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.