Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Praça Victor Civita / Levisky Arquitetos e Anna Julia Dietzsch

Praça Victor Civita / Levisky Arquitetos e Anna Julia Dietzsch

Praça Victor Civita / Levisky Arquitetos e Anna Julia Dietzsch
Praça Victor Civita / Levisky Arquitetos e Anna Julia Dietzsch, © Nelson Kon
© Nelson Kon

Praça Victor Civita – Espaço Aberto da Sustentabilidade

O projeto teve início em 2006. Através de um intenso processo de interlocução com representações públicas e privadas, se concretizou por meio do projeto ora implantado, o resgate de uma área contaminada do município de São Paulo, sem condição de acesso.

Localização

Como tantas outras propriedades industriais e imóveis desocupados ou abandonados da cidade, o terreno encontrava-se em profundo estado de degradação. O projeto representa exemplo do grande desafio urbanístico, social, político e cultural que as grandes metrópoles contemporâneas enfrentam.

© Nelson Kon

A Praça é um presente à cidade que ganha não apenas uma área recuperada da degradação e contaminação, como também um Museu Vivo, onde a população tem a oportunidade de aprender e refletir sobre processos de construção sustentáveis, economia energética, e responsabilidade sócio-ambiental.

© Renata Gomes

O projeto, de  Levisky Arquitetos Associados, com a participação da arquiteta convidada Anna Dietzsch, foi todo elaborado a partir de premissas sustentáveis visando redução de entulho, baixo consumo de energia, utilização de materiais reciclados, legalizados e certificados, reuso de água, aquecimento solar, manutenção da permeabilidade do solo.

Implantação

Os percursos oferecidos no Museu Aberto, com proposta extremamente educativa, trazem informações sobre as técnicas e tecnologias adotadas no projeto, bem como soluções de recuperação e remediação de áreas contaminadas.

© Nelson Kon

O Projeto

Um grande deck de madeira certificada pousa sobre o terreno, sustentado por estrutura metálica, de modo a impedir o contato com o solo contaminado. O deck se estende na diagonal do terreno, propondo um percurso que enfatiza a perspectiva natural do espaço e convida o usuário a percorrer os caminhos da Praça. Como o casco de um grande barco, o deck se desdobra do plano horizontal ao vertical com formas curvilíneas, criando ambientes que se delimitam pela tridimensionalidade da forma, grandes “salas urbanas” que diversificam e incentivam o uso público do espaço.

© Nelson Kon

Este deck, suspenso a aproximadamente 1,00 m do nível do piso existente, leva o usuário a um passeio pelo conhecimento de processos ligados à sustentabilidade, como a certificação da madeira, laboratório de plantas com espécies em pesquisa para produção de biocombustíveis, hidroponia, renovação de solos, fitoterapia e engenharia genética.

© Nelson Kon

Também conduz ao conhecimento de sistemas orgânicos para o reuso de águas pluviais e servidas, adotados no funcionamento da praça, além do racionamento energético alcançado com a utilização de placas solares. Junto a essas experiências, o usuário tem também acesso a outros programas, como à arena coberta, ao Museu da Reabilitação instalado no edifício do Incinerador, ao Centro da Terceira Idade, à Oficina de Educação Ambiental, ao Núcleo de Investigação de Águas e Solos subterrâneos e à Praça de Paralelepípedos.

© Renata Gomes

PROGRAMA

Deck de madeira e Deck de piso de concreto: percurso consciente; Laboratório de Plantas (sitema de reuso de águas + biocombustíveis); Museu da Reabilitação Ambiental – Edifício Incinerador; Praça de paralelepípedos; Centro da Terceira Idade; Arena, arquibancada para 240 pessoas; Sanitários, depósitos, cabine de som; Camarins; Oficina de Educação Ambiental; Bosque; Jardins verticais; Alagados construídos (reuso de águas)

© Renata Gomes

ATIVIDADES

Centro de Informação para o Envelhecimento; Núcleo de Informação e Estudos Ambientais (parcerias com GTZ, SVMA, Ong Verde Escola, Instituto Abril: cursos de extensão, palestras, oficinas e visitas guiadas); Exposições Permanentes

© Nelson Kon

Sustentabilidade Econômica

Através de parceria público‐privada, a gestão privada viabiliza a transformação e reabilitação do espaço para uso público. Usos públicos, como espetáculos, exposições e cursos, tornam o empreendimento auto‐sustentável. A gestão da praça ocorrerá com a participação de parceiros “Amigos da Praça”

© Nelson Kon

Sustentabilidade Cultural

O projeto busca usar o espaço como catalisador de desenvolvimento comunitário, cultural e educacional, oferecendo acesso a programas como a Arena Coberta, os Museus da Reabilitação, o Centro da Terceira Idade, a Oficina de Educação Ambiental, o Núcleo de Investigação de Solos e Águas subterrâneas, a Praça de Paralelepípedos e o Museu  Aberto da Sustentabilidade. Para isso conta com a parceria de instituições como Verdescola, CETESB, GTZ e MASP.

© Nelson Kon

Sustentabilidade Ecológica

Através da parceria com instituições como o IPT, CETESB e GTZ, a Praça Victor Civita apresenta uma oportunidade de investimento na pesquisa de temas ligados à sustentabilidade, como a certificação da madeira, laboratório de plantas, uso de sistemas orgânicos para a reciclagem de água e racionamento energético.

© Nelson Kon

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Levisky Arquitetos Associados e Anna Julia Dietzsch
  • Ano: 2007
  • Tipo de projeto: Urbanismo
  • Status:Construído
  • Características Especiais: Sustentável
  • Materialidade: Madeira e Otro
  • Estrutura: Aço
  • Localização: São Paulo, SP, Brasil

Equipe:

  1. Gestão e Coordenação de Projeto: Levisky Arquitetos Associados Ltda.
  2. Autoria: Adriana Levisky (Levisky Arquitetos Associados), Anna Julia Dietzsch
  3. Colaboradores/equipe: Renata Gomes - Arquiteto Associado – Coordenador Projeto
  4. Arquitetos Colaboradores: Casey Mahon, Tatiana Antonelli, Lílian Braga, Luciana Magalhães, Renata H. de Paula
  5. Suporte Legislativo: Cátia Portughesi
  6. Suporte Administrativo: Gabriela Kuntz
  7. Maquete Eletrônica: Metaurbe
  8. Maquete Volumétrica: Maquetaria da Vila

 

 

Informação Complementar:

  1. Instalações: Grau Engenharia
  2. Estrutura: Companhia de Projetos
  3. Luminotécnica: Franco & Fortes Lighting Design
  4. Paisagismo: Benedito Abbud Paisagismo e Projetos
  5. Fundação: Zaclis e Falconi Engenheiros Associados
  6. Sondagem: Alphageos Tecnologia Aplicada
  7. Acústica: Fernando Iazzetta
  8. Reuso de águas: Eduardo Oliveira
  9. Acústica: Fernando Iazzetta
  10. Madeira e Recursos Florestais: IPT
  11. Comunicação Visual Projeto: OnArt Design
  12. Comunicação Visual Execução: Kojima
  13. Sonorização e Iluminação: BPM
  14. Laudos Técnicos e acompanhamento: Prefeitura do Município de São Paulo, Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, CETESB, EMURB, GTZ
  15. Raspagem e destinação dos resíduos do antigo incinerador: Carbone Engenharia, Resotec - Holcim Brasil
  16. Gerenciamento do Projeto e Obra: CMS Engenharia
  17. Execução da Obra: Even Construtora e Incorporadora

  18. Fornecedores de materiais
  19. Cimento: VOTORAM
  20. Aço: Gerdau
  21. Lajes: M3/SP Engenharia – tel: 5011.6367
  22. Piso: Deck de madeira legalizada, espécies: Ipê, Tatajuba, Sucupira e Garapa: Fornecedores: TEMAPARK – tel: 2028.1234 / 4092.1999 / 7616.3191 / 9971.0689 Adilson / Empório da Madeira – tel: 5825.6004 / 8126.5831 Euclides
  23. Instalação: TEMAPARK
  24. Revestimentos de parede: Revestimentos externos: CONCRYL – Fornecedor: Revercryl – tel: 4411.276 / Revestimentos internos de área molhada: Pastilha cerâmica – Cecrisa – tel: 3087.7214
  25. Revestimento de pisos: Cimento queimado (executado pela construtora)
  26. Metais e Louças Sanitárias: Deca – tel: 3088.2744
  27. Iluminação: Interna: Lumini – tel: 3437.5555 /Externa: Schereder – tel: 6114.4319
  28. Vidros: SF Industrial – tel: 4828.9000
  29. Instalações elétricas e hidráulicas: Sanhidrel – tel: 3933.5133
  30. Placas de gesso acartonado: Lafarge Gypsum – tel: 3842.5511
  31. Esquadrias de alumínio: RFG Esquadrias de alumínio – tel: 4555.2411
  32. Portas internas: Lavrasul – tel: 5112.1088
  33. Portas internas especiais: Jacunart
  34. Piso elevado: Levitare – tel: 5533.6699
  35. Impermeabilização jardineiras e alagados: Fornecedor: Firestone – tel: 5686.1200
  36. Instalação: Áries Tecnologia
  37. Forros metálicos: Sul Metais – tel: 3389.7925
  38. Execução dos painéis informativos, comunicação visual e exposição: Kojima Suprimentos para Comunicação Visual – tel: 4612.8420
  1. Fotos Maquete e Cobertura da Arquibancada: Renata Gomes
  2. Fotos Finais: Nelson Kon
  3. Realização: Instituto Abril, Prefeitura do Município de São Paulo
  4. Parceria: Grupo Abril, Itaú, Even Construtora e Incorporadora, Petrobrás

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "Praça Victor Civita / Levisky Arquitetos e Anna Julia Dietzsch" 09 Dez 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/10294/praca-victor-civita-levisky-arquitetos-e-anna-julia-dietzsch> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.