O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro Cultural
  4. Espanha
  5. Duch-Piza arquitectos
  6. 2001
  7. Em Construção: Centro Cultural Casal Balaguer / Flores & Prats + Duch Pizá Arquitectos

Em Construção: Centro Cultural Casal Balaguer / Flores & Prats + Duch Pizá Arquitectos

Em Construção: Centro Cultural Casal Balaguer / Flores & Prats + Duch Pizá Arquitectos
Cortesía de Flores & Prats Arquitectos
Cortesía de Flores & Prats Arquitectos
  • Arquitetos

    Francisco Pizá, María José Duch
  • Localização

    Palma de Mallorca, España
  • Colaboradores

    Caterina Anastasia, Ankur Jain, Els van Meerbeek, Cristian Zanoni, Carlos Bedoya, Guido Fiszson, Ellen Halupczok, Julia Taubinguer, Paula Ávila, Nicolás Chara, Eugenia Troncoso, Israel Hernando, Hernán Barbalace, Benedikte Mikkelsen, Mar Garrido, Celia Carroll, Jorge Casajús, Juan Membrive, Oriol Valls
  • Estrutura

    Fernando Purroy
  • Investigação Arqueológica

    Grupo Arqueotaller (Roser Pérez, Margalida Munar, Magdalena Salas)
  • investigação Histórica e Documental

    Ma. Dolores Ladaria
  • Análise de materiais

    Lend Consulting
  • Área

    2500.0 m2
  • Ano do Projeto

    2001

Cortesía de Flores & Prats Arquitectos Cortesía de Flores & Prats Arquitectos Cortesía de Flores & Prats Arquitectos Cortesía de Flores & Prats Arquitectos + 33

Cortesía de Flores & Prats Arquitectos
Cortesía de Flores & Prats Arquitectos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Cultural Casal Balaguer está situado no centro histórico de Palma de Maiorca. Este edifício cresceu ao longo de vários séculos como uma casa familiar, e confirmam-se através de estudos arqueológicos um crescimento em três etapas: a sua origem, no século XIII, uma primeira ampliação no século XV, e uma segunda ampliação no século XVIII. Esta última etapa, barroca, é a que confere o caráter atual ao edifício, definindo um grande pátio central que distribui a luz pela maioria dos compartimentos da casa, que consequentemente se desenvolve à sua volta.

Cortesía de Flores & Prats Arquitectos
Cortesía de Flores & Prats Arquitectos

A planta do edifício torna evidente a separação entre as duas primeiras etapas de crescimento da casa, de geometria árabe definida pelas ruas Serinyà e Palmer, enquanto que na parte frontal o caráter barroco é o mais evidente, com divisões muito mais regulares à volta do pátio central. O edifício teve pouca manutenção na segunda metade do século XX, aumentando o grau de degradação do edifício ameaçando entrar em ruína. Com tudo isto, o Conselho Municipal de Palma, proprietário do edifício, propôs a sua reabilitação integral em 1996 como Centro Cultural que incluí Sala de Exposições, Café, Casa Museu, Biblioteca especializada em arte e Sala de Conferências.

Cortesía de Flores & Prats Arquitectos
Cortesía de Flores & Prats Arquitectos

O uso público proposto exigia uma novo núcleo vertical de comunicação, uma vez que a circulação pelo interior do palácio era muito hierárquica, definida pelas diferencias sociais entre família e empregados que ocuparam durante séculos: uma grande escada liga o Pavimento Térreo ao Pavimento Nobre, enquanto que as escadas de serviço são estreitas e meias escondidas. O novo núcleo vertical de comunicação, construído no local, em concreto, ocupa um antigo pátio de ventilação, atuando igualmente como clarabóia que distribui a luz para os diferentes pavimentos. Assim, luz e circulação se unem para reforçar o movimento vertical pelo edifício.

Cortesía de Flores & Prats Arquitectos
Cortesía de Flores & Prats Arquitectos

Os três pavimentos do edifício ficam agora conetados para poderem ser visitados pelo público. O novo programa de usos, distribuído por pavimento é então:
Pavimento Térreo: Sala de Exposições e Café.
Mezzanine: Galeria de Exposições ligada à Sala do pavimento térreo.
Pavimento Nobre: Casa Museu, Sala de Concertos e Armazém das Exposições.
Pavimento 2: Biblioteca especializada em arte e a Sede do Círculo de Bellas Artes.

Cortesía de Flores & Prats Arquitectos
Cortesía de Flores & Prats Arquitectos

A construção dividui-se em três fases: na primeira, já finalizada, substituiu-se todo o antigo telhado, muito estragado, e adaptou-se o último pavimento para albergar a Biblioteca e a Sede do Círculo de Bellas Artes. Também nesta primeira fase se construíu o novo núcleo vertical de acessos. Na segunda fase, quase terminada, adaptou-se o pavimento térreo e a mezzanine para receber a Sala de Exposições e o Café. A terceira fase prevista para 2013 e 2014, prevê a adaptação do Pavimento Nobre como Casa Museu e a restauração das fachadas do edifício.

Planta Pavimento Térreo
Planta Pavimento Térreo

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Em Construção: Centro Cultural Casal Balaguer / Flores & Prats + Duch Pizá Arquitectos" [Centro Cultural Casal Balaguer / Duch-Piza Arquitectos + Flores & Prats] 13 Mar 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/102777/em-construcao-centro-cultural-casal-balaguer-slash-flores-and-prats-plus-duch-piza-arquitectos> ISSN 0719-8906