O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escola Primária
  4. França
  5. R2K Architectes
  6. 2013
  7. Groupe Scolaire Pasteur / R2K Architectes

Groupe Scolaire Pasteur / R2K Architectes

  • 18:00 - 13 Março, 2013
  • Traduzido por Gica Fernandes
Groupe Scolaire Pasteur / R2K Architectes
Groupe Scolaire Pasteur / R2K Architectes, © Jussi Tiainen
© Jussi Tiainen

© Jussi Tiainen © Jussi Tiainen © Jussi Tiainen © Jussi Tiainen + 15

  • Arquitetos

  • Localização

    26 Rue Buzy, 69780 Mions, France
  • Arquiteto Responsável

    Veronique Klimine, Olavi Koponen
  • Área

    9500.0 m2
  • Ano

    2013
  • Fotografias

© Jussi Tiainen
© Jussi Tiainen

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício localiza-se em Limeil-Brevannes, próximo de Paris. Consiste em três pré-escolas e duas escolas de ensino fundamental. O método de comissão utilizado foi o sistema chamado "concepção-construção", onde as equipes do concursos proporiam todo o projeto e construção a um preço fixo. Ao lado das escolas, um edifício de 46 apartamentos de habitação social foi incluído no programa do concurso, cujo prazo foi de um mês. A decisão do vencedor foi feita em abril de 2011 e a inauguração do projeto realizou-se após 18 meses.

© Jussi Tiainen
© Jussi Tiainen

O prefeito da cidade é politicamente de esquerda e comprometido com as questões sustentáveis. Ele queria que as escolas fossem de madeira, o que era o principal critério, juntamente com as decisões das questões urbanas.

© Jussi Tiainen
© Jussi Tiainen

Como arquitetos, vimos duas questões no trabalho:
1. O novo edifício teria significado fundamental na redefinição do futuro espaço urbano do centro da cidade. A prefeitura está de frente para o prédio ao norte e ao lado ficará a "mediateca". O lado sul será conectado a um quadrado formado por novos edifícios de apartamentos. A diferença em latitude de norte a sul é de 4 metros. Pelo lado oeste, o terreno vizinho é uma residência particular. Atualmente a área está dispersa e queríamos alcançar precisamente a consolidação de espaços urbanos. A área possuía uma planificação urbana, mas a nossa proposta era muito diferente dele.

© Jussi Tiainen
© Jussi Tiainen

2. Como edificação escolar, é uma das maiores da França, com cerca de 1000 alunos. Queríamos criar para cada escola a sua própria identidade e  comunidade no quadro amplo e geral. Cada escola é agrupada em torno de seu próprio pátio. Elas seguem a estrutura da sala de aula tradicional. Possuem um restaurante comum e biblioteca, mas a vontade era que cada escola fosse o seu próprio império. Nosso objetivo era conectar os espaços interiores e exteriores perfeitamente. Devido ao sistema construtivo, o princípio de planejamento foi a racionalização.

Corte e Fachada
Corte e Fachada

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Groupe Scolaire Pasteur / R2K Architectes" [Groupe Scolaire Pasteur / R2K Architectes] 13 Mar 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Fernandes, Gica) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/102521/groupe-scolaire-pasteur-slash-r2k-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.