O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Costa Rica
  5. Franco Casalvolone
  6. 2010
  7. Casa CaBa / Franco Casalvolone

Casa CaBa / Franco Casalvolone

Casa CaBa / Franco Casalvolone
Cortesia de Rodrigo Montoya
Cortesia de Rodrigo Montoya
  • Arquitetos

  • Localização

  • Colaborador

    Nicolás Sanchez
  • Projeto Estrutural

    Willmer Calderón
  • Área

    420.0 m2
  • Ano do Projeto

    2010

Cortesia de Rodrigo Montoya Cortesia de Rodrigo Montoya Cortesia de Rodrigo Montoya Cortesia de Rodrigo Montoya + 14

Descrição enviada pela equipe de projeto. Começa na ideia de criar, em um estrei to lote urbano de 6m de frente e 30m de profundidade, uma casa de praia para uma família numerosa. A casa dispõem-se em duas torres de três níveis ao fundo e na frente da propriedade, criando um pátio central, que com um percurso transparente e uma piscina anexa ao limite, amplifica as dimensões do projeto.

Cortesia de Rodrigo Montoya
Cortesia de Rodrigo Montoya

Projeta-se o percurso tanto horizontal como vertical desde o instante em que se ingressa na habitação para ir descobrindo pouco a pouco os espaços que se ocultam atrás de uma fachada simples e fechada. A área privada da casa se localiza no bloco dos fundos. Um dormitório principal no primeiro andar, relacionado diretamente com a piscina central, contém todo o necessário para poder funcionar como um apartamento independente do resto da casa. No segundo e terceiro andar se localizam quatro pequenos dormitórios cujo acesso se alcança mediante uma ponte a partir da frente da casa para não interromper o dormitório principal.

A área social da casa se desenvolve no segundo e terceiro andar do bloco na frente da casa. Aberto completamente para o calçadão dos turistas, um espaço que contém de forma aberta, sala de estar e cozinha principais. No terceiro andar, um terraço aberto abre a vista para a praia e o mar. Pela configuração estreita da propriedade, se decidiu estruturar a casa entre dois muros, deixando o espaço livre de colunas centrais.

Cortesia de Rodrigo Montoya
Cortesia de Rodrigo Montoya

Se busca em todo momento expressar a cor e a textura de cada um dos materiais utilizados. A ausência de cor em paredes faz ressaltar os tons de laminados e pedras, assim como o concreto aparente nos pisos e escadas.

Cortesia de Rodrigo Montoya
Cortesia de Rodrigo Montoya

A ventilação das áreas sociais da casa se alcança evocando a arquitetura vernácula da zona. Aberturas horizontais na parte superior das fachadas, assim como a comunicação do espaço mediante uma altura dupla, permitem a todo momento a entrada da brisa do mar, criando uma ventilação cruzada que limita o uso de ar condicionado somente aos dormitórios.

Corte
Corte

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa CaBa / Franco Casalvolone" [Casa CaBa / Franco Casalvolone] 12 Mar 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/102125/casa-caba-slash-franco-casalvolone> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.