O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Estádios
  4. França
  5. Borja Huidobro
  6. 2013
  7. Estádio Leo Lagrange / Archi5

Estádio Leo Lagrange / Archi5

Estádio Leo Lagrange / Archi5
© Sergio Grazia
© Sergio Grazia

© Sergio Grazia © Sergio Grazia © Sergio Grazia © Sergio Grazia + 32

  • Engenharia

    Ingérop
  • Paisagismo

    Michel Desvigne
  • Cliente

    Toulon Provence Méditerranée
© Sergio Grazia
© Sergio Grazia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com as montanhas de um lado e o Mar Mediterrâneo por outro, o Estádio Leo Lagrange está em um terreno que é limitado no espaço, mas com uma vista para o mar sem limites, proporcionando uma notável paisagem.

© Sergio Grazia
© Sergio Grazia

O complexo desportivo é um grande parque urbano dedicado às atividades desportivas e divertidas, contendo três campos de rugby e futebol, atletismo e seis campos de jogos escolares.

O projeto arquitetônico se encaixa no ambiente, enquanto é acentuado seu alto padrão de um serviço público e sua centralidade como um ponto e local de encontro. Ele fornece um espaço para respirar em um tecido relativamente denso, uma esfera pública em harmonia com a sua localização.

© Sergio Grazia
© Sergio Grazia

O projeto arquitetônico urbano é estruturado por sua legibilidade, consistência e abertura para o local. Todos os volumes construídos estão concentrados dentro de uma passarela coberta pública concebida como um píer que lembra laços históricos de Toulon com o mar.

© Sergio Grazia
© Sergio Grazia

A arquitetura aérea do cais a faz parecer separada do chão, pairando acima de vegetação. As estruturas do local se assemelham a um enorme veleiro ancorado e, além de ser uma cobertura,  também é uma "passarela-belvedere" que oferece vista para os campos do esporte e as mais distantes do horizonte e Mount Faron.

© Sergio Grazia
© Sergio Grazia

Inspirada pela dinâmica de fluxo do esporte, a cobertura têxtil do cais descreve este movimento flexível, generoso, que coincide com os espectadores e se harmoniza com a paisagem circundante. Sua forma muda incessantemente dependendo de onde ela é vista.

© Sergio Grazia
© Sergio Grazia

A cobertura de tecido, o metal, madeira e vidro anti-reflexo cria um volume que captura as cores sutis da luz natural com o tecido que a cobre a assume os tons do céu e da terra.

Corte
Corte

À noite, a cobertura têxtil interna é iluminada e se transforma em uma fita luminosa como uma onda de luz e dá expressão plena ao espaço desportivo e as funções do evento. Visível à distância, o píer é inserido na região como um novo marco.

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Estádio Leo Lagrange / Archi5" [Stade Leo Lagrange / Archi5] 04 Mar 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/100602/estadio-leo-lagrange-slash-archi5> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.