O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura De Uso Misto
  4. Espanha
  5. Otto Medem Arquitectura
  6. 2007
  7. Torremocha / Otto Medem Arquitectura

Torremocha / Otto Medem Arquitectura

  • 18:00 - 3 Março, 2013
  • Traduzido por Gica Fernandes
Torremocha / Otto Medem Arquitectura
Torremocha / Otto Medem Arquitectura, © Antonio Terrón
© Antonio Terrón

© Antonio Terrón © Antonio Terrón © Antonio Terrón © Antonio Terrón + 29

  • Arquitetos

  • Localização

  • Arquiteto Encarregado

    Otto Medem de la Torriente
  • Colaboradores

    Carlos Bernárdez Agrafojo, Laura Portillo Rodríguez
  • Planejamento de obras

    Andrés Garea Noguerol
  • Construtor

    Construcciones Paco Paleta S.L.
  • Área

    351,0 m2
  • Ano do Projeto

    2007
  • Fotografias

  • Category

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se define como uma residência estúdio para um fotógrafo na serra madrilenha, um entorno propício para o sossego envolto por vegetação e natureza. Duas condicionantes determinaram o desenvolvimento do projeto:

© Antonio Terrón
© Antonio Terrón

  1. O estúdio do fotógrafo como área de trabalho onde o cliente passará grande parte de seu tempo.
  2. A relação da casa com o entorno natural.

© Antonio Terrón
© Antonio Terrón

As qualidades do lote e a ardósia característica do lugar foram de grande ajuda na concepção dos espaços, volumes e materialidade do projeto. Iniciou-se por separar os volumes da casa e do estúdio através de um embasamento constituído por um muro de concreto armado incorporado ao terreno, vencendo, deste modo, o desnível da área. Tal embasamento é revestido pela mesma ardósia sobre a qual se apóia a casa, fazendo com que o muro faça parte do terreno. Os dois volumes que compõem a casa se elevam para que seu interior apresente visuais para todo o entorno. Tais volumes são revestidos de pedra São Tomé, que os fazem se mimetizar com a paisagem natural desta região serrana. 

© Antonio Terrón
© Antonio Terrón

O programa da residência se desenvolve em planta baixa: 3 dormitórios, 2 banheiros, cozinha e sala de jantar e uma grande área de estar de onde se pode contemplar o silêncio da encosta. O estúdio se situa no pavimento superior, conectado-se espacialmente com a planta baixa e enquadrando a paisagem através de suas amplas janelas.

© Antonio Terrón
© Antonio Terrón

A construção contempla uma estrutura de muros portantes de tijolos, pilares metálicos, painéis de concreto e uma cobertura inclinada com as calhas ocultas que fazem com que as arestas do volume principal definam os limites da residência. 

© Antonio Terrón
© Antonio Terrón

O conjunto volumétrico permite perceber como a casa se adapta à topografia acidentada do lugar e domina a paisagem. Uma composição em harmonia com as rochas de Torremocha del Jarama. Uma construção simples, sem grandes aplicações tecnológicas e econômica, sem renunciar à estética vanguardista.

Planta do primeiro pavimento
Planta do primeiro pavimento

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Torremocha / Otto Medem Arquitectura" [Torremocha / Otto Medem Arquitectura] 03 Mar 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Fernandes, Gica) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/100499/torremocha-slash-otto-medem-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.