O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Chile
  5. GrupoDies
  6. 2011
  7. Casa Young / GrupoDies

Casa Young / GrupoDies

  • 19:00 - 28 Fevereiro, 2013
  • Traduzido por Gica Fernandes
Casa Young / GrupoDies
Casa Young / GrupoDies, Cortesía de GrupoDies
Cortesía de GrupoDies

Cortesía de GrupoDies Cortesía de GrupoDies Cortesía de GrupoDies Cortesía de GrupoDies + 25

  • Arquitetos

  • Localização

    Las Condes, Chile
  • Equipe de Projeto

    Felipe Croxatto Viviani, Nicolás Opazo Marchetti
  • Área

    140 m²
  • Ano do Projeto

    2011

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto nasce como uma operação de reciclagem de uma propriedade que havia começado a ser construída, mas nunca havia sido finalizada. O imóvel manteria as fundações e algumas paredes, as quais se aproveitaram para o partido do projeto final.

Cortesía de GrupoDies
Cortesía de GrupoDies

Como requisito, a casa não poderia superar os 140 m² construídos e contava com um orçamento justo. Planejou-se a distribuição ordenada, onde os espaços de circulação foram otimizados e diminuíram-se as divisões internas. Pela questão do orçamento, foi utilizado um sistema construtivo de baixo custo em alvenaria e perfis metálicos, modulando as envoltórias e as divisões internas, evitando desperdício de material. 

Cortesía de GrupoDies
Cortesía de GrupoDies

Formalmente a casa dispõe em dois volumes sobrepostos e defasados, gerando circulações externas semi-cobertas e beirais para um maior controle solar. Como organização interna, foi definido um primeiro andar com áreas públicas além do dormitório principal com suíte, e o segundo andar com dormitórios e área de estar. Ambos os níveis se conectam através de um pé direito duplo que resolve a escala e introduz luz natural graças a uma grande abertura vertical localizada estrategicamente, proporcionando qualidade e maior amplitude.

Cortesía de GrupoDies
Cortesía de GrupoDies

A sala de estar e a sala de jantar foram concebidas como um só espaço, ambos têm vista para o jardim através de uma janela de correr que se abre por completo ao exterior. A cozinha, por sua vez, é proposta como um espaço versátil e que se integra ao resto da casa, permitindo sempre um contato entre os usuários. O dormitório principal conta com um banheiro e um walking closet, com conexão direta ao pátio dos fundos e a piscina. 

Cortesía de GrupoDies
Cortesía de GrupoDies

Os dormitórios do pavimento superior estão orientados em direção ao norte, favorecendo as vistas e o isolamento. Com finalidade de filtragem, foram utilizados painéis fabricados em vime, que se abrem e fecham de acordo com a necessidade. Ambos os dormitórios têm saída para uma varanda comum que 'voa' sobre o jardim agindo como um beiral para o pavimento térreo. Os closets foram planejados como um colchão térmico evitando as perdas e incidências de calor do segundo andar.

Planta Baixa Superior
Planta Baixa Superior

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa Young / GrupoDies" [Casa Young / GrupoDies] 28 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Fernandes, Gica) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/100172/casa-young-slash-grupodies> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.