O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Shopping
  4. México
  5. ARQMOV Workshop
  6. 2012
  7. Loja Fender na Cidade do México / Arquitectura en Movimiento

Loja Fender na Cidade do México / Arquitectura en Movimiento

Loja Fender na Cidade do México / Arquitectura en Movimiento
© Cuauhtémoc García
© Cuauhtémoc García

© Cuauhtémoc García © Cuauhtémoc García © Cuauhtémoc García © Cuauhtémoc García + 16

© Cuauhtémoc García
© Cuauhtémoc García

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada numa cobertura, está uma das lojas de culto mais importantes da indústria musical, no centro histórico da cidade do México. A Loja Fender na Cidade do México é a primeira na América Latina, sob um conceito diferente do aplicado nas outras lojas. A ideia de uma arquitetura temporal, um espaço híbrido com loja / galeria / fórum / lounge, a música, o efémero de um momento e a guitarra como unidade antropométrica, foram os conceitos base para o desenvolvimento do projeto.

© Cuauhtémoc García
© Cuauhtémoc García

O volume é um poligono irregular, representando o movimento das vibrações da música na forma: a cobertura foi dividida em 8 planos inclinados, com diferentes ângulos e direções, criando um jogo de luz natural no interior. A iluminação foi uma charneira do processo, suspendendo a loja com luz sobre a cobertura, a restante iluminação foi decidida em função da função e do uso.

© Cuauhtémoc García
© Cuauhtémoc García

O programa, no interior, é composto por uma área para expor as guitarras, um lounge, banheiro e um armazém; o exterior é desenhado um terraço com madeira e pedra e um cenário acentuado com uma moldura vegetal permitindo enquadrar a cidade. Se criou uma barreira visual para o contexto urbano contíguo, com formas assimétricas. O volume do elevador foi o eixo vertical que articulou a distribuição do projeto.

© Cuauhtémoc García
© Cuauhtémoc García

O projeto se teve que ajustar a um orçamento de quase um terço do valor inicial que, não afetando o desenho, mas estimulando a experimentação e a simplificação dos materiais e dos processos construtivos. A construção foi feita em 3 meses. A forma teve por base uma estrutura metálica e um revestimento de painéis que pelas suas caraterísticas: resistente, acústico, térmico e pouca manutenção, se pode tornar no revestimento final; pelo interior, o pavimento e as paredes são revestidas a madeira de pinho branca e a estrutura matizada, não para se ocultar mas para se integrar, conferindo-lhe um contraste entre a brutalidade da envolvente exterior pintada a preto e a simplicidade da madeira branca interior. 

© Cuauhtémoc García
© Cuauhtémoc García

O projeto incluiu o desenho do mobiliário. Os materiais: nas cadeiras foi utilizada espuma acústica como acabamento final, as barras de exposição e o banheiro com acabamento branco de alto brilho, painéis com um padrão assimétrico que se repite nos painéis da cobertura, e a sinalética é feita como tatuagens na loja.

Planta
Planta

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Loja Fender na Cidade do México / Arquitectura en Movimiento" [Ferder Custom Shop Mexico City / ARQMOV Workshop] 28 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/100137/loja-fender-na-cidade-do-mexico-slash-arquitectura-en-movimiento> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.