O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Shopping
  4. México
  5. ARQMOV Workshop
  6. 2012
  7. Loja Fender na Cidade do México / Arquitectura en Movimiento

Loja Fender na Cidade do México / Arquitectura en Movimiento

Loja Fender na Cidade do México / Arquitectura en Movimiento
© Cuauhtémoc García
© Cuauhtémoc García

© Cuauhtémoc García © Cuauhtémoc García © Cuauhtémoc García © Cuauhtémoc García + 16

© Cuauhtémoc García
© Cuauhtémoc García

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada numa cobertura, está uma das lojas de culto mais importantes da indústria musical, no centro histórico da cidade do México. A Loja Fender na Cidade do México é a primeira na América Latina, sob um conceito diferente do aplicado nas outras lojas. A ideia de uma arquitetura temporal, um espaço híbrido com loja / galeria / fórum / lounge, a música, o efémero de um momento e a guitarra como unidade antropométrica, foram os conceitos base para o desenvolvimento do projeto.

© Cuauhtémoc García
© Cuauhtémoc García

O volume é um poligono irregular, representando o movimento das vibrações da música na forma: a cobertura foi dividida em 8 planos inclinados, com diferentes ângulos e direções, criando um jogo de luz natural no interior. A iluminação foi uma charneira do processo, suspendendo a loja com luz sobre a cobertura, a restante iluminação foi decidida em função da função e do uso.

© Cuauhtémoc García
© Cuauhtémoc García

O programa, no interior, é composto por uma área para expor as guitarras, um lounge, banheiro e um armazém; o exterior é desenhado um terraço com madeira e pedra e um cenário acentuado com uma moldura vegetal permitindo enquadrar a cidade. Se criou uma barreira visual para o contexto urbano contíguo, com formas assimétricas. O volume do elevador foi o eixo vertical que articulou a distribuição do projeto.

© Cuauhtémoc García
© Cuauhtémoc García

O projeto se teve que ajustar a um orçamento de quase um terço do valor inicial que, não afetando o desenho, mas estimulando a experimentação e a simplificação dos materiais e dos processos construtivos. A construção foi feita em 3 meses. A forma teve por base uma estrutura metálica e um revestimento de painéis que pelas suas caraterísticas: resistente, acústico, térmico e pouca manutenção, se pode tornar no revestimento final; pelo interior, o pavimento e as paredes são revestidas a madeira de pinho branca e a estrutura matizada, não para se ocultar mas para se integrar, conferindo-lhe um contraste entre a brutalidade da envolvente exterior pintada a preto e a simplicidade da madeira branca interior. 

© Cuauhtémoc García
© Cuauhtémoc García

O projeto incluiu o desenho do mobiliário. Os materiais: nas cadeiras foi utilizada espuma acústica como acabamento final, as barras de exposição e o banheiro com acabamento branco de alto brilho, painéis com um padrão assimétrico que se repite nos painéis da cobertura, e a sinalética é feita como tatuagens na loja.

Planta
Planta

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
ARQMOV Workshop
Escritório
Cita: "Loja Fender na Cidade do México / Arquitectura en Movimiento" [Ferder Custom Shop Mexico City / ARQMOV Workshop] 28 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/100137/loja-fender-na-cidade-do-mexico-slash-arquitectura-en-movimiento> ISSN 0719-8906