Carrossel de Energia em Dordrecht / Ecosistema Urbano

Cortesia de Ecosistema Urbano

O Centro de Artes Visuais e o escritório de design Carve, de Amsterdã, recentemente convidaram dez estúdios de design europeus para desenvolver objetos não convencionais, inventivos e lúdicos para um novo espaço público na cidade de Dordrecht, localizada no oeste dos Países-Baixos. Respondendo ao desafio, o escritório de arquitetura espanhol Ecosistema Urbano projetou o Dordrecht Energy Carousel - um grande lustre com cordas penduradas que gera energia e pretende envolver crianças de todas as idades dos densos subúrbios ao redor da Praça Governeusplein.

Leia mais a respeito do Carrossel de Energia em Dordrecht após o intervalo!

Cortesia de Ecosistema Urbano

O Carrossel de Energia em Dordrecht contém uma floresta de cordas giratórias que estão colocadas em diferentes alturas. O carrossel é estrategicamente projetado para à medida que uma pessoa se afasta do seu centro, o comprimento da corda se torna menor. Isto divide o carrossel em diferentes espaços e faixas etárias, mandando as crianças mais novas para o centro, enquanto que as mais altas e mais velhas ficam nas bordas.

Cortesia de Ecosistema Urbano

A energia cinética liberada com o balançar das crianças no carrossel é capturada pela estrutura e armazenada em uma bateria localizada abaixo do local de lazer. Quando o sol se põe e a escuridão toma conta do parque, o carrossel é iluminado com a energia que foi armazenada durante o dia. A variação das cores é determinada pela quantidade de energia armazenada. Portanto, este parque proporciona duas experiências distintas: uma durante o dia, com luz natural, e outra à noite, com LEDs coloridos.

Cortesia de Ecosistema Urbano

O carrossel de energia não será apenas um brinquedo divertido para as crianças, será também um elemento educacional. O escritório Ecosistema Urbano espera que as crianças possam aprender sobre métodos alternativos de geração de energia. Através de uma interação efetiva com o carrossel, as pessoas serão capazes de ver fisicamente como elas podem ajudar na criação de uma abordagem mais sustentável ao urbanismo.

Cortesia de Ecosistema Urbano

A estrutura do Carrossel de Energia será construída com materiais eficientes que destacam o design único do projeto. Diferentemente de outras estruturas, este carrossel utiliza uma quantidade limitada de aço. Ao contrário, a rigidez é alcançada com uma estrutura formada por cordas e tecidos. O topo da estrutura consiste em uma cobertura têxtil que cria um abrigo, possibilitando que as crianças brinquem tanto em dias chuvosos quanto ensolarados. 

Este projeto está em fase de prototipagem e sua construção atrairá, eventualmente, muitos visitantes e moradores para os arredores da Praça Governeusplein. Dordrecht é uma área muito densa e não conta com muitas infraestruturas como esta, então é certo que o carrossel se tornará um centro de diversão e educação.

Para mais, dê uma olhada em Ecosistema Urbano's Eco Boulevard e Ecopolis Plaza .

  • Arquitetos

    Belinda Tato and Jose Luis Vallejo
  • Localização

    Praça Governeusplein
  • Equipe de Projeto

    Jaime Eizaguirre, Luisa Zancada, Johannes Kettler, Masatoshi Oka, and Francesco Cingolani
  • Engenheiro de Energia

    Roberto Suarez
  • Engenheiro Estrutural

    Alejandra Albuerne
  • Curador

    Elger Blitz
  • Consultoria de Iluminação

    Juan Jose García
  • Consultoria Têxtil

    Javier Tejera and Marian Marco
  • Fotografias

    Cortesia de Ecosistema Urbano

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Praça Governeusplein

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Wronski, Lisa. "Carrossel de Energia em Dordrecht / Ecosistema Urbano" [Dordrecht Energy Carousel / Ecosistema Urbano] 10 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Britto, Fernanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-96687/carrossel-de-energia-em-dordrecht-slash-ecosistema-urbano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.