Escolas Pias de San Anton / Estudio Gonzalo Moure

Em 15 de fevereiro de 2005, foi assinado um acordo entre a cidade de Madrid e o Colégio Oficial de Arquitetos de Madrid (COAM) para coordenar um conjunto de ações para a restauração do complexo de Escuelas Pias de San Antón, que havia sofrido um incêndio poucos anos antes. Ele incluiu um concurso de arquitetura para o desenvolvimento posterior do projeto vencedor.

© Jorge Crooke Carballal

O principal objetivo desse acordo era  impulsionar a recuperação e inserção de um programa de uso misto de interesse social, aquele que iria revitalizar o contexto urbano das “Escuelas Pias “. Tal programa incluiu a nova sede para COAM e o COAM Fundação Cultural, um berçário, uma creche e centro de idosos, instalações esportivas e uma escola de música. Um amplo espaço de estacionamento subterrâneo é também para ser construído, abrangendo tanto as necessidades dos novos edifícios e residentes nas proximidades.

© Jorge Crooke Carballal

Tudo isso deve ser feito sem interferir com os serviços religiosos que acontecem na igreja de San Antón, incluído no complexo, e que também é objeto de uma restauração. Como condição indispensável, um acesso público, uma área verde aberta é definida como núcleo do complexo. O programa é considerado como uma oportunidade para consolidar um leque muito diversificado de atividades e interesses em uma única resposta arquitetônica.

© Jorge Crooke Carballal

A área total construída de Escuelas Pias de San Antón é 5878 metros quadrados, dos quais 628 pertencem à igreja barroca de San Antón, um declarado “Imóvel de Interesse Cultural” pelo arquiteto Pedro Ribera, que está completamente integrado no complexo e constitui a única parte que não sofreu a deterioração progressiva que afetou o resto do lote.

© Jorge Crooke Carballal

O valor que o projeto busca é criar uma serena e ainda  animada atmosfera de contentamento. Uma nova continuidade da borda nas fachadas preservadas também é proposta, como nunca o complexo teve, graças a uma loggia varanda, que se desmaterializa durante o dia e se transforma em uma lanterna vibrante, a noite, pairando sobre a cidade, … acima de um jardim. Um lugar de quietude, de serenidade, que abraça a vida, … um lugar para a reunião. Uma surpresa, um “sotaque” da cidade.

© Jorge Crooke Carballal

Um espaço isolado, com um carácter aberto. Um lugar onde as árvores são descobertos através da transparência no nível da rua. Um jardim nesta parte densa da cidade … um espaço aberto que permite respirar, onde a vida se desenrola naturalmente.

© Jorge Crooke Carballal

Ambientes arquitetônicos com uma qualidade de suspiros sussurro para eles; construção honesta e clara; uma atitude dórica, uma aproximação a essência, onde a matéria revela os seus valores naturais … o entendimento de que, “na arquitetura, a honestidade é uma posição intelectual“.

© Jorge Crooke Carballal

É predominantemente construído apenas com aço, concreto, vidro e granito dourado. “A sombra de uma árvore” é aqui considerada como um espaço de valor incomparável. A verdadeira transformação de um espaço urbano é produzida tanto através dos seus edifícios, bem como suas árvores.

© Jorge Crooke Carballal

Se formos capazes de passar um jardim com árvores nesta parte da cidade como herança para nossos filhos, teremos construído um  valioso patrimônio urbano.

© Jorge Crooke Carballal

 

 

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetura: Estudio Gonzalo Moure – Gonzalo Moure Lorenzo
  2. Equipe de Projeto: Myriam Pascual Luján, Pedro Barranco Vara, Jose María Cristobal González, Marcos S. Gutiérrez, Fernando Ruiz Martínez, Enrique Carreras Rufín, David Torres Barrón, Pablo Matilla Pérez, David Manso Pulido, Verónica San José González

Informação Complementar:

  1. Consultoria Estrutural: Juan Carlos Salvá
  2. Consultor de Instalação: Ignacio Menéndez-Azcárraga, Integral Ingeniería

 

Sobre este escritório
Cita: Leonardo Márquez. "Escolas Pias de San Anton / Estudio Gonzalo Moure" 06 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-52425/escolas-pias-de-san-anton-estudio-gonzalo-moure> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.