Habitação Comunitária Aquitanis / Marjan Hessamfar & Joe Vérons Architectes

Habitação Comunitária Aquitanis / Marjan Hessamfar & Joe Vérons Architectes - Imagem 2 de 15Habitação Comunitária Aquitanis / Marjan Hessamfar & Joe Vérons Architectes - Imagem 3 de 15Habitação Comunitária Aquitanis / Marjan Hessamfar & Joe Vérons Architectes - Imagem 4 de 15Habitação Comunitária Aquitanis / Marjan Hessamfar & Joe Vérons Architectes - Imagem 5 de 15Habitação Comunitária Aquitanis / Marjan Hessamfar & Joe Vérons Architectes - Mais Imagens+ 10

  • Paisagismo: SIGNE
  • Estrutura: OTCE
  • Cliente: Aquitanis
  • Custo: €4 390 000 excl VAT
  • Estratégia: French THPE (alta eficiência energética)
  • Cidade: Floirac
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Habitação Comunitária Aquitanis / Marjan Hessamfar & Joe Vérons Architectes - Imagem 4 de 15
© Arthur Pequin

Rives de Gravette é um edifício com estabelecimentos comerciais e 36 apartamentos, situado ao lado de uma colina na parte baixa de Floirac; sua construção marca o início de uma renovação urbana na área. Nessa zona residencial, formas limpas, modernas e icônicas de casas e blocos de apartamentos são conectadas de maneira simples.

Habitação Comunitária Aquitanis / Marjan Hessamfar & Joe Vérons Architectes - Imagem 13 de 15
Planta do 1o Pavimento

Os 36 apartamentos estão distribuídos igualmente ao longo de 3 pavimentos, sendo que cada andar abriga quatro apartamentos (2 de três dormitórios, 1 de dois e 1 de quatro) distribuídos em torno de um patamar comunitário.

Habitação Comunitária Aquitanis / Marjan Hessamfar & Joe Vérons Architectes - Imagem 6 de 15
© Arthur Pequin

O pavimento térreo é usado somente para fins comerciais:
- Duas lojas
- Escritório da Aquitanis (agência de acomodação HLM de baixo custo)
- Delegacia de polícia
-Espaço comunitário
-Negócios particulares

Habitação Comunitária Aquitanis / Marjan Hessamfar & Joe Vérons Architectes - Imagem 11 de 15
Plano Geral

Fragmentação
O detalhe mais importante do conjunto habitacional é a escala: desde a escala da cidade e dos apartamentos até a escala intermediária dos espaços públicos do entorno. A base inicial de nosso trabalho foi o conceito de transição urbana entre a habitação social individual, ao sul do lote, e blocos de apartamento mais compactos com mais de 6 pavimentos ao norte, na área da avenue de la Liberation.

Alternando entre cheios e vazios e dividindo o edifício em blocos, alcançamos uma escala humana que serve a moradores e passantes. Cada bloco pode ser facilmente identificado como uma estrutura única, no entanto estão todos conectados, formando uma unidade.

Habitação Comunitária Aquitanis / Marjan Hessamfar & Joe Vérons Architectes - Imagem 5 de 15
© Arthur Pequin

Repetir uma sequência alternada de estruturas previne o efeito atordoante que uma sequência linear de blocos causaria, além de favorecer a interação entre a comunidade e o edifício. Isso é reforçado pela escolha arquitetônica com bases na cultura urbana: em nosso inconsciente coletivo, assim como nesta habitação, a casa arquetípica se parece com uma casa do jogo Monopoly (Banco Imobiliário), assim como um bloco de apartamentos deve ter o formato de um cubo.

Habitação Comunitária Aquitanis / Marjan Hessamfar & Joe Vérons Architectes - Imagem 14 de 15
Corte

Movimento e Propriedade
Diversidade e fragmentação teriam sido retóricas se considerássemos simplesmente a divisão do edifício em blocos individuais. Para fazer sentido, tivemos que manter a mesma linguagem arquitetônica ao longo do projeto, separando porém conectando os blocos de forma a criar diversas áreas em comum a céu aberto, projetadas para serem usadas de diversas formas

Habitação Comunitária Aquitanis / Marjan Hessamfar & Joe Vérons Architectes - Imagem 8 de 15
© Arthur Pequin

Houve um cuidado especial ao desenhar os percursos para pedestres e os espaços comunitários. O acesso da rua até a entrada de cada apartamento segue uma sequência, encorajando naturalmente os moradores a desenvolverem um senso de propriedade. Não há uma porta de entrada central na fachada dos blocos, ao invés disso optamos por entradas laterais, localizadas entre os edifícios. Isso garante um viés semi-privado as passagem e áreas comuns do lado de fora, contribuindo para uma sensação mais acolhedora e aumentando o sentimento de propriedade. Dessa forma, cada bloco oferece uma graduação de privacidade, desde a área pública até o salão comunitário, levando às ruelas do lado de fora até o patamar semi-privado e finalmente até cada apartamento.

Habitação Comunitária Aquitanis / Marjan Hessamfar & Joe Vérons Architectes - Imagem 9 de 15
© Arthur Pequin

Integração com o meio ambiente
O trabalho paisagístico reflete o esquema de renovação urbana da Floirac. A paisagem voltada para norte do edifício e a localizada no estacionamento mantem a conexão com as habitações existentes através de rotas de ciclistas e pedestres, integrando o projeto no contexto da vizinhança. A área verde entre os dois blocos principais foi desenhada como um acesso para a área « Liberation », hoje em rápido desenvolvimento.

A paisagem em « Rives de Gravette » contribui com os objetivos de larga escala do município, que busca por maior produção e aumento de áreas verdes.

Habitação Comunitária Aquitanis / Marjan Hessamfar & Joe Vérons Architectes - Imagem 7 de 15
© Arthur Pequin

Habitação social individual em um contexto de desenvolvimento multicamadas
O desenho dos blocos em multicamadas permite que cada apartamento tenha quatro pontos de vista diferentes, garantindo uma boa iluminação solar ao longo do dia em diversos ambientes do apartamento.

Todas as salas de estar, em particular, estão posicionadas para tirar o maior proveito do sol: todas se beneficiam de dois ou três pontos de vista. Do lado de fora, no final de cada passagem e antes de cada terraço particular, há uma rede de proteção branca. Situados entre blocos, os terraços estão escalonados, permitindo um pé direito duplo e boa iluminação solar em cada andar. As varandas de cada apartamento são totalmente privadas e os moradores estão livres para customiza-las da forma que preferirem.

Habitação Comunitária Aquitanis / Marjan Hessamfar & Joe Vérons Architectes - Imagem 15 de 15
Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Floirac, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Habitação Comunitária Aquitanis / Marjan Hessamfar & Joe Vérons Architectes" [Aquitanis Community Housing / Marjan Hessamfar & Joe Vérons Architectes] 23 Fev 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-178917/habitacao-comunitaria-aquitanis-slash-marjan-hessamfar-and-joe-verons-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.