Firma Casa / SuperLimão Studio + Irmãos Campana

Esqueleto à mostra

Firma Casa passa por reforma e conta com projeto de arquitetura do SuperLimão Studio e concepção artística dos Irmãos Campana.

Criatividade, flexibilidade e inovação na utilização de materiais foi o caminho seguido pelo SuperLimão Studio no projeto de reforma da Firma Casa inaugurada no dia 25 de outubro, em São Paulo.

A Firma Casa, criada em 1993 com seu primeiro projeto de Aurélio Martinez Flores, e sem grandes mudanças desde então, teve uma importante reformulação em sua proposta original e, além de comportar uma galeria de arte e design com peças únicas ou de edição limitada, se propõe a ser também um showroom multimarcas.

© Maíra Acayaba

No mix de produtos da Firma Casa há marcas reconhecidas mundialmente, como Zanotta, Cerruti-Baleri, Edra, Corsi e Bernardaud. O portfólio inclui ainda nomes a exemplo de Fernando e Humberto Campana, Aurélio Martinez Flores, Nada Se Leva, Jaqueline Terpins, Flavia Alves de Souza e Thomas Eyck, além do parceiro SuperLimão Studio.

© Maíra Acayaba

O convite para que o SuperLimão Studio participasse surgiu no final de 2008 quando Sônia Diniz, proprietária da Firma Casa resolveu reformar a loja e convidou os Irmãos Campana, parceiros na galeria desde o princípio, para a ação. Devido à afinidade pessoal e profissional, os Campana propuseram que o projeto fosse feito em conjunto com o SuperLimão, que já havia trabalhado com Sônia na parte de desenvolvimento de mobiliário e também com Humberto Campana, em seu apartamento.

© Maíra Acayaba

A mudança de proposta da Firma Casa veio acompanhada da necessidade de uma reforma estrutural na qual a edificação suportasse não somente a loja, mas também a galeria. Para tanto, foi desenvolvido um espaço que fosse capaz de receber também peças de grande porte. Neste contexto, todo o conceito do projeto foi voltado para potencializar a resistência e flexibilidade do espaço.

© Maíra Acayaba

O esqueleto: intersecção de resistência e flexibilidade

O SuperLimão Studio buscou soluções de dimensão industrial para o novo conceito da Firma Casa. O esqueleto estrutural fica totalmente à mostra e a serviço da flexibilidade que a galeria demanda.

© Maíra Acayaba

O tour pelo projeto começa pela fachada que chama atenção pela volumetria diferenciada e soluções inéditas aplicadas. A partir do conceito dos Irmãos Campana de revestir toda a fachada com plantas da espécie espada-de-são-jorge, que remetem à cultura popular brasileira e representam plantas de poder, o escritório desenvolveu uma trama metálica que envolve completamente a fachada, e nela foram fixados cerca de 2,5 mil vasos de alumínio dobrado, criados pelo SuperLimão Studio especialmente para o projeto, e que acomodam mais de 6 mil mudas. Estes se mostram práticos para a manutenção por terem peso reduzido e por apresentarem facilidade para a irrigação.

© Maíra Acayaba

A disposição dos vasos na malha também confere efeitos interessantes à medida que a luz do dia reflete na fachada e permite a circulação de ar rente ao concreto, o que influencia na temperatura interna do ambiente e que garante à solução um caráter arquitetônico diferenciado e sustentável.

© Maíra Acayaba

Na vitrine da loja, porta pallets-geralmente destinados ao armazenamento de estoque em grande escala-, foram utilizados como estantes convencionais para acomodar as peças exclusivas da galeria.

© Maíra Acayaba

Estrutura industrial resistente

Uma porta “camarão” de aço, capaz de abrir o suficiente para a entrada de uma empilhadeira, faz a ligação com a parte interna do espaço. O piso interior da galeria, com espessura de 18 cm e capacidade para suportar toneladas é de concreto, o que permite a entrada de peças não só de grande porte, mas também, de peso elevado na parte interna do espaço.

© Maíra Acayaba

Como suporte para as exposições, o SuperLimão Studio garimpou em uma feira de equipamentos industriais, imãs capazes de suportar com segurança de 100kg a 350 kg.

© Maíra Acayaba

Todas as vigas do projeto se mantêm como no início da obra, expostas, o que garante um efeito interessante ao espaço interno visto da entrada e reforça o caráter industrial da concepção.

Flexibilidade

O espaço interno foi descompartimentado e segmentado em duas áreas principais, a galeria com pé direito de aproximadamente 6m e a loja que pode também ser ampliada devido a uma grande porta de correr que faz divisa com o estoque e que eventualmente pode servir como área de exposição.

© Maíra Acayaba

O SuperLimão projetou um  grid metálico aparente de perfilados de elétrica para a fixação e dimerização independente de qualquer peça de iluminação.  As paredes e estruturas metálicas também permitem que as peças em exposição sejam fixadas, garantindo aproveitamento total do espaço e complementando a ideia de estrutura aparente e funcional do projeto.

© Maíra Acayaba

Aproveitamento total de materiais

O mosaico português, característico no piso das construções da região, foi totalmente aproveitado no projeto. Na entrada e na parte posterior da Firma Casa  foi reutilizado como substrato junto à brita para a formação de um piso drenante.  Para amalgamar a mistura, foi aplicado um produto inédito no Brasil, o ElastopaveTM, uma cola especial que pode ser usada para unir vários tipos de materiais, da Basf, multinacional de origem alemã e parceira contínua do SuperLimão Studio. O piso revela uma característica drenante semelhante à da areia e contribui com o caráter sustentável do projeto.

© Maíra Acayaba

Além disso, fragmentos do mosaico português dão corpo ao móvel fixo do bar dentro de um gabião de contenção, na parte do showroom. Betoneiras, escadas e outras peças garimpadas em ferros-velhos e utilizadas durante a obra completam o ambiente e também servem como expositores da nova Firma Casa.

© Maíra Acayaba

Vale um zoom:

Nos vasos de alumínio dobrado, criação do SuperLimão Studio, que revestem toda a fachada da loja e que mostra de forma explícita o trabalho conjunto entre a concepção dos irmãos Campana e o desenvolvimento do projeto do SuperLimão Studio.

No gabião de contenção dá corpo ao móvel fixo do bar e que está repleto de fragmentos do piso de mosaico português utilizado anteriormente na calçada da galeria;

© Maíra Acayaba

Na porta “Camarão” que abre o suficiente para a entrada de uma empilhadeira na galeria;

No tratamento com politriz pensado para realçar a brita do piso que tem capacidade para suportar a entrada de um caminhão no showroom;

© Maíra Acayaba

Nos imãs utilizados para suspender peças em exposição, capazes de suportar entre 100kg e 350 kg, que foram garimpados pelo SuperLimão Studio em um feira de soluções industriais;

Nas estantes metálicas (porta pallets), normalmente utilizadas para estoque, aparentes na vitrine da galeria e em outros ambientes da loja;

© Maíra Acayaba

Nos grids metálicos aparentes de perfilados de elétrica para a fixação e dimerização independente de qualquer peça de iluminação.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:SuperLimão Studio + Irmãos Campana
  • Ano: 2001
  • Área construída: 520 m²
  • Endereço: Al.Gabriel Monteiro da Silva 1487 São Paulo Brasil
  • Tipo de projeto: Comercial
  • Operação projetual:Reforma
  • Status:Construído
  • Materialidade: Metal e Vidro
  • Estrutura: Aço
  • Localização: Al.Gabriel Monteiro da Silva 1487, São Paulo, Brasil

Informação Complementar:

  1. Estrutura: Statura
  2. Construção: Sigla Engenharia
  3. Piso drenante: Basf
  4. Luminotécnica: Mingrone Iluminação
  5. Execução de Paisagismo: Maria Helena Cruz

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "Firma Casa / SuperLimão Studio + Irmãos Campana" 23 Dez 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-15999/firma-casa-superlimao-studio-mais-irmaos-campana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.