Anunciados os resultados do Deutsche Bank Urban Age Award

Foram anunciados os vencedores da sexta edição do Deutsche Bank Urban Age Award (DBUAA), que desta vez visava reconhecer ações de sucesso existentes na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Dois projetos foram eleitos vencedores do prêmio: Plano Popular Vila Autódromo e Pontilhão Cultural. Escolhidos por um júri independente dentre um grupo de 170 concorrentes e uma lista resumida de quatro finalistas, o Plano Popular Vila Autódromo receberá um prêmio de 80.000 dólares em dinheiro e o Pontilhão Cultural receberá um prêmio de 20.000 dólares em dinheiro.

Mais informações a seguir:

PLANO POPULAR VILA AUTÓDROMO

Cortesia de vivaavilaautodromo

O "Plano Popular" desenvolvido pela comunidade de Vila Autódromo juntamente com especialistas em planejamento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) é um exemplo de parceria entre diferentes entidades para proporcionar uma ampla visão de como uma comunidade pode ser adaptada para melhorar os padrões de vida de todos os moradores.

O bem sucedido Plano identificou alguns projetos e iniciativas que, se realizados, melhorariam as dinâmicas da vida urbana diária dos moradores locais de todas as idades. Em particular, o júri reconheceu os benefícios que resultariam para a comunidade com a implementação de uma creche. 

Cortesia de vivaavilaautodromo

O júri recomendou o projeto por estabelecer um processo de atuação entre diferentes atores na cidade e de identificação das essenciais necessidades espaciais para uma comunidade vulnerável e frágil, e apoia a construção da creche como primeiro passo na consolidação do próximo estágio do projeto. 

Saiba mais sobre a iniciativa na página do projeto no facebook.

PONTILHÃO CULTURAL

Cortesia de ColetivoMare

Localizado na comunidade Maré, o Pontilhão Cultural é tocado por uma coletividade local e faz uso criativo de um espaço encontrado em uma área densa da cidade que oferece pouco espaço livre aos seus moradores mais jovens. O espaço está debaixo de uma via urbana congestionada - a Linha Amarela e muito perto da Linha Vermelha - num importante entroncamento de vias da cidade, sem nenhum espaço para tráfego de pedestres. A iniciativa transformou com sucesso esse espaço degradado, perto do Canal do Fundão, num paraíso para eventos artísticos e culturais, que é usado por grupos de jovens em diferentes horas do dia e da semana para se engajarem em atividades de lazer e aprendizado, seguras e bem organizadas, incluindo skate, concertos, pintura e outras práticas artísticas.

O local do projeto usa o espaço de um modo criativo, mas também atua como um espaço de integração entre distintas comunidades, transformando uma fronteira local de encontros. A coletividade da Maré inclui músicos, produtores e ativistas culturais que regularmente organizam eventos abertos, performances, workshops, apresentações de vídeo, leituras, jogos, skate e outros esportes e atividades de lazer. Todos os eventos são gratuitos e atendem às demandas e aos anseios locais. Esforços estão sendo feitos para melhorar a qualidade do ambiente com iluminação, arborização, rampas de skate e playground.

Cortesia de ColetivoMare

O júri aprovou o projeto por envolver parcerias e construindo um lugar que incentive a coesão social no Rio e endossa a necessidade de mais investimento em equipamentos, recursos e materiais para ampliar as suas atividades para as muito diferentes comunidades da Maré.

Saiba mais na página do projeto no facebook.

O júri também decidiu premiar dois projetos com Menção Honrosa:

CENSO MARÉ

Localizado na comunidade Maré desde 2010, o projeto gira em torno da criação e da implementação de uma pesquisa que descreve a realidade social demográfica dos residentes locais cuja existência não é contemplada de outra forma pelas estatísticas oficiais obtidas pelos órgãos públicos. Organizada em parceria com Redes da Maré, outras instituições e residentes locais, a pesquisa permite identificar as principais demandas sociais da comunidade e então promove formulação de políticas e propostas que podem melhorar a qualidade dos serviços públicos. 

Saiba mais aqui.

AGÊNCIA DE REDES PARA A JUVENTUDE 

A iniciativa aborda a necessidade urgente de promover o empreendedorismo entre os jovens moradores de áreas excluídas para possibilitar-lhes desenvolver oportunidades, conectados a realidades econômicas e sociais mais amplas. Desenvolvida com o Observatório de Favelas e com uma rede de universidades, a Agência oferece treinamento e acesso aos jovens para impulsionarem a inovação e desenvolverem as necessárias aptidões para transformar ideias em realidade. 

Saiba mais aqui.

Para mais informações sobre o prêmio e sobre os resultados, por favor, visite a página do Deutsche Bank Urban Age Award.

Cortesia de Bansen


Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Text Message Html

Cita: Romullo Baratto. "Anunciados os resultados do Deutsche Bank Urban Age Award" 09 Dez 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-158921/anunciados-os-resultados-do-deutsche-bank-urban-age-award> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.