Casa do Lago / Marte.Marte Architekten ZT GmbH

Casa do Lago / Marte.Marte Architekten ZT GmbH - Mais Imagens+ 16

Bregenz, Áustria
  • Arquitetos: marte.marte architects; marte.marte architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  228
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2010
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marc Lins
© Marc Lins

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um grupo de casas de classe média, a maioria construída na primeira metade do século XX, estão localizadas acima da igreja Herz-Jesu, aos pés da proeminente encosta da montanha de Pfänder, na cidade de Bregenz, Áustria. O tamanho da casa a faz mesclar com outras casas esporádicas construídas ao estilo de villas, e a estrutura compacta de concreto aparente possui fachadas idênticas em todas as laterais, exceto pela lateral oeste da casa que está frente ao lago.

© Marc Lins

Devido à inclinação acentuada da propriedade, dois dos quatro níveis da casa são cortados na encosta. Usuários voltando pra casa de bicicleta ou de carro podem entrar na casa pelo acesso principal, que está um pouco abaixo do nível da rua, para então desaparecer numa sala espaçosa e multi-funcional. O acesso ao elevador está disponível neste pavimento, o que significa que a casa não possui obstáculos para cadeirantes. Os visitantes que chegam a pé alcançam a porta principal depois de subirem as escadas na fachada norte. Um quarto de hóspedes neste pavimento oferece aos usuários uma variedade de futuras opções, mas que pode ser utilizado agora como escritório ou mesmo como outra sala extra, que inclui uma bela vista do lago que pode ser apreciada enquanto se exercita, ou quando se senta na sauna, por exemplo.

© Marc Lins

Uma torre de escadas central leva ao segundo pavimento que contém os quartos, e acima deste, um átrio dá as boas vindas aos visitantes com uma vista de 360° tirar o fôlego. Um verdadeiro panorama se abre para os usuários entre varanda e o telhado, capturando a atmosfera do lago e do céu, colocando a cidade aos pés dos usuários e trazendo a montanha direto para a dentro da casa. O gesto de abrigar das coberturas, que parecem abas de um chapéu, é espacialmente equilibrado pela altura extra do quarto. Juntos, eles criam uma sensação de intimidade e de segurança, embora o quarto também seja bastante transparente. As janelas horizontais foscas capturaram o olho, e cortinas em todos os quatro lados proporcionam total privacidade à noite.

© Marc Lins

Uma passarela no lado da encosta dá acesso para o exterior. Colocar a estrutura na rua resultou em um quintal de grande inclinação para o sudeste. Este está ao longo de um jogo de escadas no perímetro do terreno, o que garante via pública em todo o terreno. Esta casa, com sua idiossincrática combinação de estilos e sagacidade, a faz parecer homogênea e hermética para os que estão do lado de fora, e ao mesmo tempo interage com seu entorno de forma muito sutil e deliberada.

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa do Lago / Marte.Marte Architekten ZT GmbH" [House by the Lake / Marte.Marte Architects] 01 Dez 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-157063/casa-do-lago-slash-marte-dot-marte-architekten-zt-gmbh> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.